LATAM Airlines mantém objetivo de eliminar plásticos de uso único a bordo até final do ano
A LATAM Airlines reduziu em 88% a utilização de plásticos de uso único nos seus aviões na primeira metade do ano, percentagem que dá ânimo renovado à companhia aérea para manter o objetivo de eliminar completamente estes plásticos nos seus voos até ao final do ano.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
A LATAM Airlines conseguiu reduzir em 88% a utilização de plásticos de uso único a bordo dos seus aviões na primeira metade do ano, percentagem que dá ânimo renovado à companhia aérea para manter o objetivo de eliminar completamente estes plásticos nos seus voos até ao final do ano.
“O nosso compromisso é eliminar os plásticos de utilização única até 2023 e ser zero resíduos em aterros até 2027. Há dois anos, decidimos migrar de um modelo linear para um modelo circular, em que os resíduos se tornam um recurso com uma nova vida. Continuaremos a trabalhar em mais iniciativas que nos permitam contribuir para o meio ambiente”, comenta Estela Espinoza, Experience Manager do Grupo LATAM.
Até junho de 2023, a LATAM Airlines conseguiu reduzir em 88% a utilização destes plásticos através da implementação de projetos de economia circular, o que significou uma redução total de 1.600 toneladas de plástico, o equivalente a 266 milhões de sacos de plástico.
Uma das iniciativas implementadas pelo grupo foi a substituição de plásticos de utilização única por materiais orgânicos, como papel no caso dos novos copos, bambu para os talheres, cana-de-açúcar para as tampas dos recipientes e materiais reutilizáveis, como tabuleiros na classe económica e sacos de pano na classe executiva.
Além disso, a LATAM Airlines tem vindo, de acordo com o programa “Recicle sua viagem”, a discriminar determinados resíduos gerados no serviço de bordo para posterior reciclagem, o que acontece nos voos domésticos da companhia aérea no Chile, Peru, Equador, Colômbia, estando a ser avaliada a sua implementação també no Brasil, num futuro próximo.
A LATAM Airlines decidiu ainda manter o programa “Segundo Voo”, que dá uma segunda vida aos uniformes da companhia aérea e a diversos elementos têxteis em desuso, recorrendo a artesãos e empreendedores sul-americanos que transformam esses itens em novos produtos, como porta-passaportes, etiquetas de bagagem, carteiras e chaveiros, entre outros.
Recorde-se que, em maio de 2021, o grupo LATAM lançou a sua nova estratégia de sustentabilidade, na qual estabeleceu metas desafiadoras: alcançar a neutralidade de carbono até 2050, eliminar os plásticos de uso único até 2023; e tornar-se um grupo com zero resíduos para aterro em 2027, a fim de contribuir para a proteção dos ecossistemas da América do Sul nos próximos 30 anos.