Accor antecipa aumento de RevPAR entre 15% a 20% para 2023
O objetivo do grupo para este ano passa ainda por alcançar um EBITDA entre 920 e 960 milhões de euros, sendo que a médio prazo, de 2023 a 2027, a expetativa é de um crescimento anualizado do EBITDA entre 9% e 12%.

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O grupo Accor espera que o RevPAR aumente entre 15% a 20% em 2023, quando comparado com os valores verificados em 2022.
Os valores avançados em comunicado pelo grupo, “com base nas prioridades estratégicas e na atual dinâmica comercial”, dão ainda conta de um objetivo de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) para este ano “entre 920 e 960 milhões de euros, com base nas perspetivas para o atual exercício financeiro”.
Já a médio prazo, o grupo prevê um crescimento anualizado do EBITDA entre 9% e 12%, entre 2023 e 2027, estabelecendo como objetivo “um crescimento sustentável e gerador de caixa, com especial incidência no retorno para os acionistas”.
Nesse sentido, o Accor prevê que a conversão do EBITDA em fluxo de caixa livre recorrente seja superior a 55% durante o período de 2023 a 2027.
“A combinação de um desempenho robusto e de um balanço sólido permitirá ao grupo devolver cerca de três mil milhões de euros aos seus acionistas no período 2023-2027, em conformidade com os requisitos de um perfil de grau de investimento”, assegura o Accor em nota de imprensa.
Grupo define prioridades para as divisões criadas em janeiro deste ano
O grupo adianta ainda que “para libertar o potencial de crescimento e aproveitar plenamente os pontos fortes das novas divisões lançadas em janeiro de 2023” foram definidas “prioridades estratégicas para cada uma delas”.
Desta forma, para a divisão premium, midscale e económica, o grupo assegura estar a concentrar-se na consolidação suas três marcas – ibis, Novotel e Pullman – e na densificação da sua rede graças às suas marcas de conversão – Mövenpick, Mercure, Handwritten e greet. Para este segmento, o Accor refere ainda estar focado nos seus principais mercados, “os maiores e mais rentáveis, consolidando a liderança nos segmentos Midscale e Economy e captando oportunidades de crescimento no segmento Premium”.
Já para a divisão luxury e lifestyle, organizada por marcas, as prioridades estão centradas “na promessa da marca – que garante experiências únicas –, na originalidade e qualidade dos produtos e serviços como prioridade – garantindo a fidelidade dos clientes, a atratividade para os proprietários e o sentimento de pertença de colaboradores talentosos – e na ambição de forte crescimento na geração de EBITDA”.
“Em 10 anos, o grupo Accor sofreu uma transformação radical. Agora um asset light, o grupo expandiu a carteira de marcas para se tornar líder em Luxury & Lifestyle, reforçou a presença geográfica e simplificou a organização, preservando simultaneamente a independência financeira e a solidez do balanço. Estabelecemos objetivos ambiciosos para os próximos anos: um objetivo de EBITDA para 2023 entre 920 e 960 milhões de euros, uma taxa média anual de crescimento do EBITDA de 2023 a 2027 entre 9% e 12% e um retorno para os acionistas de cerca de 3 mil milhões de euros. Temos o talento, as marcas, a confiança dos proprietários, as ferramentas digitais, a energia e a vontade. Agora é apenas uma questão de execução”, garante Sébastien Bazin, presidente e diretor-executivo do grupo Accor.