Grupo Royal Caribbean vai testar biocombustíveis em dois navios no verão
Segundo o Grupo Royal Caribbean, o teste vai decorrer ao longo de três meses, nos navios Celebrity Apex e Symphony of the Seas, que vão estar a navegar pela Europa durante o verão.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Os navios Celebrity Apex e Symphony of the Seas, da Celebrity Cruises e da Royal Caribbean International, respetivamente, vão navegar com biocombustível sustentável neste verão, num teste que o Grupo Royal Caribbean, que detém ambas as companhias, espera que venha a contribuir “com dados críticos para os estudos sobre as capacidades do combustível e a infraestrutura da cadeia de suprimentos necessária” para acelerar a transição energética na indústria dos cruzeiros.
Num comunicado enviado à imprensa, o Grupo Royal Caribbean explica que ambos os navios vão navegar com biocombustível sustentável para atender parte das necessidades de combustível.
“Durante o teste de três meses, o Celebrity Apex partirá do porto de Roterdão e o Symphony of the Seas partirá do porto de Barcelona, usando uma mistura de biocombustível que reduz as emissões de dióxido de carbono dos navios. A mistura de biocombustíveis é produzida pela purificação de matérias-primas renováveis, como óleos e gorduras combinados com óleo combustível para criar um combustível alternativo mais limpo e sustentável”, refere o grupo de companhias de cruzeiros.
Segundo Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, os biocombustíveis vão desempenhar um papel cada vez mais importante para alcançar “os objetivos de descarbonização de todo o setor marítimo a curto e médio prazo”.
“Temos muito orgulho em continuar a impulsionar a nossa indústria na exploração de soluções inovadoras de combustível que reduzem o impacto do carbono e em preservar a vitalidade dos oceanos em que navegamos”, congratula-se o responsável, que é citado no comunicado divulgado.
O Grupo Royal Caribbean diz que vai continuar “a aumentar o uso de combustível alternativo com baixo teor de carbono para atender às necessidades dos seus navios em toda a sua frota”, contando continuar os testes com biocombustíveis no verão na Europa, mesmo depois de concluído o teste que vai ser realizado este verão.
“Com a conclusão dos testes, a nossa esperança é aumentar a capacidade dos nossos navios em reduzir significativamente as emissões e impulsionar parcerias estratégicas com fornecedores e portos para garantir que haja disponibilidade suficiente de biocombustível e infraestruturas para tornar a transição energética marítima uma realidade”, acrescentou Liberty.
O grupo recorda que este teste se segue ao que foi realizado no Navigator of the Seas, na Califórnia, EUA, navio que se tornou no primeiro cruzeiro a partir de um porto dos EUA a usar combustível diesel renovável no outono passado.
O Grupo Royal Caribbean conta tornar-se neutro em emissões poluentes em 2050, de acordo com a estratégia Destination Net Zero, motivo pelo qual tem vindo também a equipar os seus navios com tecnologias que melhoram a eficiência energética, o tratamento de água e a gestão de resíduos.