Grupo Royal Caribbean vai testar biocombustíveis em dois navios no verão
Segundo o Grupo Royal Caribbean, o teste vai decorrer ao longo de três meses, nos navios Celebrity Apex e Symphony of the Seas, que vão estar a navegar pela Europa durante o verão.

Publituris
Atlântida WTA mostra aos seus clientes as funcionalidades da Atriis – Self Booking Tool
Novo catamarã é “passo natural na expansão da Timeless”
Agência Abreu é “Marca de Confiança” pela 25ª vez consecutiva
FLY – Feira das Viagens no Porto superou expectativas, diz a organização
Portugal é o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa
Rotas para Fortaleza e Recife são novidade na operação da Iberia para o inverno
Emirates coloca avião Boeing 777 remodelado na rota de Lisboa a 1 de junho
TAAG recupera avião Boeing 777-200 com apoio de engenheiros e técnicos de manutenção angolanos
Maioria dos portugueses prefere regressar a destinos que já visitou, diz eDreams
Iberia reforça operação para a América Latina e programa 355 voos semanais no inverno
Os navios Celebrity Apex e Symphony of the Seas, da Celebrity Cruises e da Royal Caribbean International, respetivamente, vão navegar com biocombustível sustentável neste verão, num teste que o Grupo Royal Caribbean, que detém ambas as companhias, espera que venha a contribuir “com dados críticos para os estudos sobre as capacidades do combustível e a infraestrutura da cadeia de suprimentos necessária” para acelerar a transição energética na indústria dos cruzeiros.
Num comunicado enviado à imprensa, o Grupo Royal Caribbean explica que ambos os navios vão navegar com biocombustível sustentável para atender parte das necessidades de combustível.
“Durante o teste de três meses, o Celebrity Apex partirá do porto de Roterdão e o Symphony of the Seas partirá do porto de Barcelona, usando uma mistura de biocombustível que reduz as emissões de dióxido de carbono dos navios. A mistura de biocombustíveis é produzida pela purificação de matérias-primas renováveis, como óleos e gorduras combinados com óleo combustível para criar um combustível alternativo mais limpo e sustentável”, refere o grupo de companhias de cruzeiros.
Segundo Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, os biocombustíveis vão desempenhar um papel cada vez mais importante para alcançar “os objetivos de descarbonização de todo o setor marítimo a curto e médio prazo”.
“Temos muito orgulho em continuar a impulsionar a nossa indústria na exploração de soluções inovadoras de combustível que reduzem o impacto do carbono e em preservar a vitalidade dos oceanos em que navegamos”, congratula-se o responsável, que é citado no comunicado divulgado.
O Grupo Royal Caribbean diz que vai continuar “a aumentar o uso de combustível alternativo com baixo teor de carbono para atender às necessidades dos seus navios em toda a sua frota”, contando continuar os testes com biocombustíveis no verão na Europa, mesmo depois de concluído o teste que vai ser realizado este verão.
“Com a conclusão dos testes, a nossa esperança é aumentar a capacidade dos nossos navios em reduzir significativamente as emissões e impulsionar parcerias estratégicas com fornecedores e portos para garantir que haja disponibilidade suficiente de biocombustível e infraestruturas para tornar a transição energética marítima uma realidade”, acrescentou Liberty.
O grupo recorda que este teste se segue ao que foi realizado no Navigator of the Seas, na Califórnia, EUA, navio que se tornou no primeiro cruzeiro a partir de um porto dos EUA a usar combustível diesel renovável no outono passado.
O Grupo Royal Caribbean conta tornar-se neutro em emissões poluentes em 2050, de acordo com a estratégia Destination Net Zero, motivo pelo qual tem vindo também a equipar os seus navios com tecnologias que melhoram a eficiência energética, o tratamento de água e a gestão de resíduos.