Grupo Royal Caribbean vai testar biocombustíveis em dois navios no verão
Segundo o Grupo Royal Caribbean, o teste vai decorrer ao longo de três meses, nos navios Celebrity Apex e Symphony of the Seas, que vão estar a navegar pela Europa durante o verão.

Publituris
Turismo da Tailândia associa-se a conferência sobre influência da gastronomia portuguesa na Tailândia
Ryanair transporta 15 milhões de passageiros em março
Turismo de Portugal e regiões promovem 150 experiências de Turismo Industrial
Turismo de Portugal avalia estratégia media internacional
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Os navios Celebrity Apex e Symphony of the Seas, da Celebrity Cruises e da Royal Caribbean International, respetivamente, vão navegar com biocombustível sustentável neste verão, num teste que o Grupo Royal Caribbean, que detém ambas as companhias, espera que venha a contribuir “com dados críticos para os estudos sobre as capacidades do combustível e a infraestrutura da cadeia de suprimentos necessária” para acelerar a transição energética na indústria dos cruzeiros.
Num comunicado enviado à imprensa, o Grupo Royal Caribbean explica que ambos os navios vão navegar com biocombustível sustentável para atender parte das necessidades de combustível.
“Durante o teste de três meses, o Celebrity Apex partirá do porto de Roterdão e o Symphony of the Seas partirá do porto de Barcelona, usando uma mistura de biocombustível que reduz as emissões de dióxido de carbono dos navios. A mistura de biocombustíveis é produzida pela purificação de matérias-primas renováveis, como óleos e gorduras combinados com óleo combustível para criar um combustível alternativo mais limpo e sustentável”, refere o grupo de companhias de cruzeiros.
Segundo Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, os biocombustíveis vão desempenhar um papel cada vez mais importante para alcançar “os objetivos de descarbonização de todo o setor marítimo a curto e médio prazo”.
“Temos muito orgulho em continuar a impulsionar a nossa indústria na exploração de soluções inovadoras de combustível que reduzem o impacto do carbono e em preservar a vitalidade dos oceanos em que navegamos”, congratula-se o responsável, que é citado no comunicado divulgado.
O Grupo Royal Caribbean diz que vai continuar “a aumentar o uso de combustível alternativo com baixo teor de carbono para atender às necessidades dos seus navios em toda a sua frota”, contando continuar os testes com biocombustíveis no verão na Europa, mesmo depois de concluído o teste que vai ser realizado este verão.
“Com a conclusão dos testes, a nossa esperança é aumentar a capacidade dos nossos navios em reduzir significativamente as emissões e impulsionar parcerias estratégicas com fornecedores e portos para garantir que haja disponibilidade suficiente de biocombustível e infraestruturas para tornar a transição energética marítima uma realidade”, acrescentou Liberty.
O grupo recorda que este teste se segue ao que foi realizado no Navigator of the Seas, na Califórnia, EUA, navio que se tornou no primeiro cruzeiro a partir de um porto dos EUA a usar combustível diesel renovável no outono passado.
O Grupo Royal Caribbean conta tornar-se neutro em emissões poluentes em 2050, de acordo com a estratégia Destination Net Zero, motivo pelo qual tem vindo também a equipar os seus navios com tecnologias que melhoram a eficiência energética, o tratamento de água e a gestão de resíduos.