Tráfego aéreo nacional recupera mais rápido que na maioria dos países da Europa
Segundo a NAV Portugal, a recuperação do tráfego aéreo português está “à frente de praticamente todos os países da Europa”, com crescimentos desde março de 2021, com exceção dos meses de junho e julho do ano passado.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O tráfego aéreo nacional voltou a aumentar em abril de 2023, avança a NAV Portugal, que revela que a recuperação do tráfego português está “à frente de praticamente todos os países da Europa”.
De acordo com um comunicado da empresa que gere o tráfego aéreo português, “a trajetória de crescimento ocorre desde março de 2021”, com exceção dos meses de junho e julho do ano passado, quando se registaram quebras de 5,4 e de 6,2% face a iguais meses de 2019.
A NAV Portugal revela que, em abril, a Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa totalizou 55.895 movimentos, número que representa um “ligeiro aumento de 0,4% face aos 55.680 voos registados no mês de abril de 2019 e um acréscimo de 5,4% face a abril de 2022”.
“Em termos médios, neste mês foram controlados 1.863 voos IFR diários, registando-se um ganho de sete voos diários face a abril de 2019”, acrescenta a NAV Portugal na informação divulgada.
Já na RIV de Santa Maria, o tráfego de abril “ascendeu a 14.113 movimentos, traduzindo-se num acréscimo de 3,6% face aos 13.625 voos controlados no mesmo mês” de 2019 e a um crescimento de 10% face a abril de 2022.
Na RIV de Santa Maria, indica ainda a NAV Portugal, foram controlados 470 voos IFR por dia em abril, tendo-se “registado um ganho de 16 voos diários face a abril de 2019”.
No acumulado até abril e face a igual período de 2019, a RIV de Lisboa registou ainda um aumento de 3.167 voos IFR, o que corresponde a “uma evolução de mais 1,6%”, enquanto o crescimento face a 2022 “ascende a 17,5%”.
Na RIV de Santa Maria, o acumulado até abril ganhou “2.485 voos IFR, ou seja, mais 4,9%”, enquanto na comparação com os primeiros quatro meses de 2022 “a subida é de 13,4%”.
“Após a diminuição abrupta do tráfego aéreo durante 2020 devido ao impacto da pandemia COVID-19, os anos seguintes mostram um aumento constante do tráfego. No final de 2022 a taxa geral de recuperação anual atingiu 92,9% (RIVLIS) e 95,2% (RIVSMA) dos níveis pré-pandémicos do tráfego IFR”, indica ainda a empresa que gere o tráfego aéreo português.
A NAV Portugal sublinha ainda que, mesmo com a guerra na Ucrânia e com a variante Ómicron da COVID-19 no início do ano passado, que continuam a impactar a economia europeia, a exemplo da aviação, “a taxa de recuperação do tráfego estabilizou para níveis mensais semelhantes aos de 2019 a partir de abril/maio de 2022”.
No ano passado, a NAV Portugal controlou um total de 652.599 voos na RIV de Lisboa e 160.256 voos na RIV de Santa Maria, totalizando 812.855 voos, valor que representa um decréscimo de 5,0% relativamente a 2019 e um aumento de 67,8% face a 2021.
Em média, no ano passado, foram controlados diariamente 2.227 voos no total das duas Regiões de Informação de Voo sob responsabilidade Portuguesa (Lisboa e Santa Maria) e geridas pela NAV Portugal.