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Diversidade e experiências são as apostas dos municípios

As ofertas são várias, desde o vinho, à história, cultura, natureza, monumentos, museus até mesmo a não fazer nada. Conheça as ofertas propostas por estes nove municípios de Portugal.

Victor Jorge
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Diversidade e experiências são as apostas dos municípios

As ofertas são várias, desde o vinho, à história, cultura, natureza, monumentos, museus até mesmo a não fazer nada. Conheça as ofertas propostas por estes nove municípios de Portugal.

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Muito se tem falado e escrito que é na diversidade da oferta que está o segredo em atrair os turistas nacionais e estrangeiros. Os nove municípios possuem alguma oferta em comum, mas também se distinguem com autenticidade e diversidade num território continental que possui pouco mais de 700 quilómetros de Norte a Sul, excluindo as ilhas.

Vila Nova de Gaia
Ao longo dos tempos, Vila Nova de Gaia tem vindo a afirmar-se, no contexto territorial, pelo Centro Histórico, local emblemático onde as suas ruas se entrelaçam, de uma forma quase rústica, com os seus armazéns que acolhem o famoso Vinho do Porto. Visitar Gaia é descobrir uma diversidade de pontos de interesse que se estende ao longo de todo o concelho, desde as galardoadas praias com extensos passadiços, até aos parques verdejantes.

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Quem visita Vila Nova de Gaia procura produtos locais genuínos (Broa de Avintes, Velhotes, chás e tisanas, peixe fresco, entre outros); um património vínico (caves do Vinho do Porto, barcos Rabelo); praias com uma extensa orla fluvial; espaços naturais protegidos (Parque Biológico, Parque da Lavandeira, Parque Botânico do Castelo, Reserva Natural Local do Estuário do Douro, Parque de São Paio); um Património Mundial da UNESCO (Mosteiro da Serra do Pilar, ponte Luís I); e um património arquitetónico e histórico único (Centro Histórico, ribeira de Gaia, Mosteiro de Grijó, Mosteiro de Pedroso, Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, Convento Corpus Christi).

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Coimbra
Para além do património histórico – com destaque para o Bem Classificado Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, que integra desde 2013 a Lista do Património Mundial da UNESCO -, Coimbra oferece uma diversidade cultural, onde se inclui, para além da programação anual de visitas guiadas, a atividade do Museu Municipal, e respetivos núcleos, onde o turista poderá usufruir de exposições, de carácter permanente e temporário, e outros eventos de natureza cultural, que permitem ao visitante aprofundar o conhecimento sobre o património histórico e artístico da cidade de Coimbra.

O trabalho desenvolvido em rede, em articulação com outros agentes culturais da cidade, permitirá, em breve, com um bilhete único, ter acesso a propostas de circuitos turísticos adaptados em função da duração da visita e dos objetivos e interesses individuais do turista. O bilhete único permitirá o acesso a vários espaços culturais e museológicos da cidade que integram a Rede.

Destaque ainda para a atuação dos agentes turísticos locais, complementando a experiência de quem visita Coimbra através de programas turísticos que incluem atividades diversas, tais como passeios no rio Mondego ou, ainda, circuitos urbanos com viagens turísticas no Comboio do Património.

Alenquer
A oferta turística de Alenquer assenta na identidade própria de todo o concelho. De assinalar a Rede Municipal de Museus de Alenquer (Museu do Vinho, Museu do Presépio, Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, Museu João Mário e Museu Municipal de Alenquer (abrirá brevemente); o Património Material (Convento de São Francisco, Igreja do Espírito Santo, Capela Tumular de Damião de Góis, Castelo de Alenquer, Palácio Municipal de Alenquer, Basílica de Santa Quitéria de Meca, Pelourinho de Aldeia Galega da Merceana, entre muitos outros); o Património Imaterial (Tradição de “Pintar e Cantar dos Reis” em várias aldeias do concelho de Alenquer, culto ao Espírito Santo, Bênção do Gado de Meca, Círios religiosos); a visita a Quintas Vitivinícolas seculares (mais de 40 quintas produtoras de vinho com uma longa história e tradição – enoturismo); a Paisagem Natural (Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota); além dos Ciclos Temáticos/Eventos trimestrais (“Alenquer, Terra de Damião de Góis”, “Alenquer, Terra do Espírito Santo”, “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho”, “Alma do Vinho”, “Alenquer, Presépio de Portugal” e Parque Temático de Natal).

Sintra
A oferta turística do concelho de Sintra é muito abrangente, destacando a ATS os turismos Ecológico, Cultural, de Aventura; de Negócios; Enoturismo; Rural, e de Praia. Entre alguns das iniciativas que vão ao encontro de quem vive, trabalha e visita Sintra estão: Festival de Sintra, Ópera de Rua, Bailado em Seteais, Música no Centro, Reino do Natal, Corrida Fim da Europa, Sintra Trail Monte da Lua, Rallye das Camélias ou Pequenas Rotas de Sintra-Pedestrianismo.

Cascais
Cascais é um refúgio entre o mar e a serra, com o ambiente relaxante e descontraído de uma vila à beira-mar. 30 km de costa marítima com ótimas praias e paisagens naturais oferecem inúmeras possibilidades de desfrutar da natureza e do ar livre – surf, vela, golf, bicicleta, caminhadas, considerando o presidente da Associação de Turismo de Cascais (ATC), Bernardo Corrêa de Barros, que “é também o melhor local para transformar trabalho em motivação diária”.

Com uma agenda cultural dinâmica e apelativa, o espaço urbano é bem equipado e com ruas carregadas de personalidade, história e memórias de outros tempos, possuindo Cascais excelentes infraestruturas e equipamentos a todos os níveis -transporte, saúde, educação.

A localização é também uma mais-valia, a cerca de 25 minutos de Lisboa e do Aeroporto Internacional, destacando o presidente da ATC que, “quem vive e visita Cascais pode estar a três horas de voo das capitais da maioria dos países europeus, em menos de 1,5 horas do norte de África, a cerca de 7 horas dos EUA, e no máximo de 10 horas na América do Sul”.

Alcochete
No município de Alcochete a oferta turística centra-se, essencialmente, nos seguintes produtos turísticos: Turismo Histórico-Cultural; Gastronómico; de Natureza (observação de aves, salicultura, pela ação das Salinas do Samouco); contemplação paisagística da Reserva Natural do Estuário do Tejo; Náutico (prática desportiva – kitesurf, windsurf, standup paddleboarding, canoagem, entre outras); Turismo de Shopping (potenciado pelo Freeport Lisbon Fashion Outlet).

Palmela
Através da marca “Palmela Conquista” – identidade e selo de qualidade na estratégia municipal para o setor do Turismo e do Desenvolvimento Económico –, os principais produtos turísticos de Palmela são o Turismo de Natureza e Desportivo, a Gastronomia e Vinhos, o Turismo Cultural e o Golf. Além disso, a Arrábida é um território de imenso valor paisagístico, ambiental e de experiências desportivas e culturais diversas. O Kartódromo Internacional de Palmela, o Museu de Música Mecânica e o Golf do Montado, são alguns exemplos que conquistam os nossos turistas e visitantes.

Setúbal
Setúbal apresenta-se como um destino turístico com um leque bastante alargado de produtos turísticos, direcionados para duas das suas maiores riquezas naturais – a Serra da Arrábida e o Estuário do Sado, com uma oferta de atividades de turismo natureza, aventura e de componente náutica.

Já na componente urbana encontra-se alguns dos monumentos mais emblemáticos e identitários da região – Convento de Jesus; Mercado do Livramento e Museu do Trabalho, juntando-se as aldeias de Azeitão, que com as suas ruas e casas típicas, e visitas às adegas de conceituados vinhos da península de Setúbal complementam a oferta de Setúbal. A gastronomia assente na qualidade do peixe e as distintas ostras, produzidas em Setúbal são outras âncoras na estruturação do produto turístico.

Mora
O Município de Mora é composto por quatro freguesias: Brotas, Cabeção, Mora e Pavia, e uma localidade – Malarranha. Todos estes locais primam pela diferença a nível cultural, com a oferta a nível turístico a incidir em quatro grandes áreas: turismo religioso, com uma grande variedade de igrejas por todo o território, destacando-se o Santuário de Nossa Senhora de Brotas, datado de 1424; turismo megalítico, com um número de monumentos megalíticos em processo de classificação pela Direção-Geral do Património Cultural, dando suporte ao Museu Interativo do Megalitismo, inaugurado em 2016; turismo gastronómico, em que se destacam claramente as migas, tendo sido registada a marca “Migas à Alentejana” como marca nacional; turismo vitivinícola com realce para o vinho da talha cuja notoriedade tem vindo a crescer a nível nacional.

Além destes vetores, as linhas de água que atravessam o concelho são também um dos grandes suportes turísticos, com destaque para o Parque Ecológico do Gameiro, onde se criaram os Passadiços do Gameiro.

As diferentes ribeiras que correm pelo Município permitem também o desenvolvimento do turismo desportivo através das diversas provas de pesca desportiva. É, por isso, na água e da pesca que o concelho de Mora aposta há já vários anos, tendo, por isso, em 2007 inaugurado o Fluviário de Mora que se afigura, cada vez mais, como o ex-libris turístico do concelho.

Para além disso, a rota da fé, que conta com um conjunto de 15 monumentos religiosos, entre igrejas, Santuários, Ermidas e Antas-Capelas, possibilita uma viagem imersiva pelo passado das religiões.

Aljustrel
O concelho de Aljustrel está dotado de um Parque Mineiro, que começará a funcionar em pleno brevemente e com visitadas guiadas, onde será possível percorrer, entre outras valências, uma antiga galeria mineira. Tem ainda uma rede de museus, que abordam diferentes temáticas, deste a cultura mineira à agrícola, e tem diversos monumentos, associados ao património religioso e não só. Oferece ainda a todos os interessados diversos percursos pedestres e ciclovias. Dispõe de uma albufeira, a Barragem do Roxo, com capacidade para o desenvolvimento de atividades náuticas e tem um dos produtos mais ancestrais, o Vinho da Talha, com certames direcionados para este produto, como é a Vin&Cultura, e com uma rota de adegas que pode ser percorrida por todos os forasteiros.

Lagos
Sendo inegável a componente de sol e praia como uma das mais fortes e mais procuradas por visitantes, Lagos alia também um legado histórico muito rico, ligado ao período dos Descobrimentos, bem patente nos monumentos e equipamentos museológicos, mas também um património natural e paisagístico e uma doçaria e gastronomia com sabores da terra e do mar. O turismo ligado à prática do golfe é também um dos pontos fortes. Finalmente, merece menção a crescente oferta de espaços e estruturas dedicadas aos nómadas digitais, que por também permanecem algum tempo por Lagos. Além disso e para proporcionar “momentos inesquecíveis”, Lagos tem apostado cada vez mais na criação de experiências, com atividades ao ar livre, desportos náuticos, eventos culturais e arte espalhada por todo o concelho, sob o mote “Descobrir Lagos”.

 

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Foto: Depositphotos.com

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Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards

Os World Golf Awards decorrem esta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de novembro, no Savoy Palace, na Madeira, e vão “premiar a excelência no turismo de golfe”.

O Savoy Palace, no Funchal, Madeira, é palco da 11.ª edição dos World Golf Awards, iniciativa que acontece esta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de novembro, e que vai “premiar a excelência no turismo de golfe”.

De acordo com uma nota informativa publicada no website do Turismo de Portugal, a gala conta com a participação de líderes do turismo de golfe de países de África, Ásia, Europa, Médio Oriente, América Latina, América do Norte e Oceania.

Além da cerimónia de entrega de prémios, os World Golf Awards incluem também um itinerário de golfe exclusivo, no campo de 27 buracos Santo da Serra, e no campo de golfe Palheiro, com 18 buracos.

Segundo o Turismo de Portugal, os World Golf Awards servem para celebrar e premiar a excelência no turismo de golfe, distinguindo os campos de golfe e destinos para esta prática a nível mundial.

Os prémios são entregues desde 2014 e têm como objetivo elevar os padrões na indústria do turismo de golfe, premiando as organizações que são líderes na sua área. Os votos são atribuídos por profissionais que trabalham na indústria do golfe, pela comunicação social e pelo público (consumidores do turismo de golfe).

Os World Golf Awards são uma organização irmã dos World Travel Awards (WTA), considerados os Óscares do setor do Turismo e que atualmente celebram o seu 31.º aniversário.

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Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”

A última sessão do ciclo de conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro” vai decorrer na Universidade do Algarve, em Faro, com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

A Universidade do Algarve, em Faro, vai ser palco da última sessão do ciclo de conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”, iniciativa que decorre na próxima segunda-feira, 25 de novembro, e que conta com a participação do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

A iniciativa tem início previsto para as 14h30, com um painel moderado por Carlos Abade e que conta ainda com a participação de Carlos Baia, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Faro; Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo; Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve; José Apolinário, presidente da CCDR Algarve; e André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

Pelas 15h00, o debate centra-se no tema “Estratégia 2035: Os desafios do setor”, que será da responsabilidade de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, seguindo-se, pelas 15h20, um painel sobre o tema “Como responder aos desafios do turismo?”,  no qual está prevista a participação de Raquel Oliveira, General Manager MTS Globe Portugal; Luís Serra Coelho, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e presidente da Direção Regional da Ordem dos Economistas; Ricardo Mariano, CEO Grupo Timing e vice-presidente da CEAL; Patrícia Correia, General Manager Villas d´Água e membro da Direção da Associação dos Diretores Hotéis de Portugal; e  Miguel Oliveira, piloto de MotoGP.

Antes da sessão de encerramento, agendada para as 16h45 e que vai contar com a participação de Pedro Machado, está ainda prevista um período de discussão pública, com início pelas 16h15.

 

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Foto: Frame It

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Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%

A Entidade Regional da Turismo do Alentejo e Ribatejo aprovou o Plano de Atividades e Orçamento para 2025 num valor que ascende quase a 6,5 milhões de euros.

A Assembleia Geral da Entidade Regional da Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo aprovou, recentemente, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para 2025.

O orçamento aprovado ascende a 6.745.295 euros, representando, “na receita e na despesa efetiva, face a 2024, acréscimos superiores a 50%”, revela a ERT em comunicado.

Por seu lado, o investimento previsto em atividades e investimentos, nas áreas da estruturação da oferta, promoção e gestão integrada do turismo, soma 4,4 milhões de euros.

“Será um orçamento de expansão da nossa atividade”, sublinha o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, “agora que contamos, finalmente, com o apoio dos Fundos Europeus”.

José Manuel Santos destaca ainda, no domínio da promoção, a execução do novo Plano de Promoção Turística para as duas regiões e as grandes campanhas de notoriedade na Extremadura e na Andaluzia.

Na apresentação do plano de ação para o próximo ano, o presidente da entidade regional enfatizou na área da estruturação da oferta, as linhas de ação dedicadas ao Enoturismo, Olivoturismo, Literário, Náutico e Walking & Cycling. “Vamos investir, predominantemente, nestes produtos”, disse.

José Santos aproveitou a sessão para fazer um balanço da atividade em 2024, tendo sublinhado o “bom grau de concretização das atividades” inscritas no plano do ano corrente, dando como exemplo a apresentação dos resultados dos Roteiros de Investimento, iniciativa que se saldou na identificação e promoção de uma dúzia de oportunidades de investimento em projetos hoteleiros na região. “Tudo o que fazemos tem de ter impacto, caso contrário é um desperdício de recursos”, destacou o presidente da ERT.

José Santos referiu ainda que a nova campanha do Alentejo para o outono/inverno estará no ar esta semana e que até final do ano a ERT estará fortemente envolvida na dinamização e comunicação, entre outras iniciativas, dos “Vinhos de Altitude”, em Portalegre, e do festival “Sabor a Porto Covo”.

O presidente da ERT salientou ainda a organização do 1.º Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo que irá realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de dezembro e uma press-trip ao Baixo Alentejo, no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da inscrição do Cante na Lista do PCI da Unesco.

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Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro

Macau recebeu mais de 3,1 milhões de visitantes em outubro, uma subida de 13,7% em termos anuais, indicam dados divulgados pelas autoridades.

tagsMacau

A entrada de 3.135.358 visitantes no território representa “uma recuperação de 97,7% do número” verificado no mesmo mês de 2019, ainda antes da pandemia da covid-19, disse a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Depois de três anos de rigorosas restrições devido à pandemia, o território reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, a partir do início do ano passado.

No mês em análise, os números dos excursionistas (1.789.072) e dos turistas (1.346.286) subiram, em termos anuais, 23,2% e 3,1%, respetivamente, referiu a DSEC, em comunicado.

Em termos de origens de visitantes, a maioria (2.263.443) chegou do interior da China, o que representa uma subida de 16,1% em relação ao mesmo mês de 2023.

Já entre janeiro e outubro, o número de visitantes em Macau totalizou 29.056.272, mais 28,1% face ao período homólogo de 2023.

Na semana passada, a Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que o número de visitantes a chegar a Macau, este ano, até 10 de novembro, ultrapassou 30 milhões.

Macau recebeu no ano passado 28,2 milhões de visitantes, quase cinco vezes mais do que no ano anterior e 71,6% do recorde de 39,4 milhões fixado em 2019, de acordo com dados oficiais da DSEC.

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Foto: Secretaria Regional de Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores

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Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral

Segundo Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, “o Canadá está agora entre os cinco principais mercados emissores internacionais de turismo para os Açores” e, no ano passado, as dormidas destes turistas cresceram 63% na região.

O Canadá é, atualmente, “um mercado turístico em franco crescimento nos Açores” e apresenta uma tendência de “crescimento nos próximos anos”, revelou Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, durante a sessão de abertura da Conferência Internacional de Destinos da ACTA-Association of Canadian Travel Agencies and Travel Advisors, em Ponta Delgada.

“O Canadá está agora entre os cinco principais mercados emissores internacionais de turismo para os Açores. As dormidas de turistas canadianos cresceram 63% no ano passado, e prevemos outro aumento significativo este ano”, adiantou Besta Cabral, realçando o trabalho que a VisitAzores tem vindo a realizar no mercado canadiano.

A governante regional recordou a “especial história de emigração e acordos bilaterais” que os Açores partilham com o Canadá, congratulando-se com o facto de, atualmente, essa relação ir “além da diáspora, uma vez que o turismo canadiano tem vindo a registar um crescimento significativo na região”.

O facto de os Açores receberem o atual encontro da ACTA é, segundo Berta Cabral, também sinal do compromisso dos Açores para com o Canadá, ao mesmo tempo que representa “uma grande oportunidade” para mostrar a beleza das ilhas, a hospitalidade do nosso povo e a qualidade da  oferta turística açoriana.

“Estamos otimistas de que este é apenas o começo de uma parceria longa, bem-sucedida e mutuamente benéfica”, afirmou ainda a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores.

Berta Cabral fez, depois, um balanço do crescimento turístico que os Açores têm vindo a apresenta e que permitiu um aumento de quase 16% nas dormidas ao longo do ano passado, prevendo-se que, este ano, o número total de dormidas nos Açores chegue aos quatro milhões.

“Hoje, o turismo representa cerca de mil milhões de euros na economia açoriana, o que corresponde a cerca de 17% do PIB, 16% dos empregos e 20% do VAB”, acrescentou Berta Cabral, salientando que o Turismo é “um dos setores mais importantes” da economia açoriana.

A governante regional lembrou ainda que os Açores receberam o Nível Ouro na certificação como Destino Sustentável pela Earth Check, o que realça “o compromisso da região com o desenvolvimento sustentável” e receberam o titulo de “Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo” no ano passado, recordando ainda que o Turismo de Natureza é “produto principal” do turismo açoriano.

Recorde-se que o congresso internacional da ACTA levou cerca de 150 agentes de viagens e ‘travel advisors’ do Canadá até aos Açores, representando um esforço da Visit Azores e do Turismo de Portugal, no âmbito do processo de promoção externa da Região.

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Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul

Segundo a Boost Portugal, já há planos para abrir lojas da Spinach Tours em Espanha (Toledo, Sevilha, Málaga e Benalmadena), Holanda (Amesterdão), nos Estados Unidos (Los Angeles) e na América do Sul (Aruba).

A Spinach Tours vai chegar a novos mercados e passar a estar presente também em Espanha, nos Países Baixos, EUA e na América do Sul, informou a Boost Portugal, empresa de experiências que detém a marca e que pretende “consolidar a sua presença internacional até 2025”.

Num comunicado enviado à imprensa, a Boost Portugal explica que a Spinach Tours foi a marca que deu início à sua expansão internacional, com a abertura de uma loja, no ano passado, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, e vai agora continuar essa internacionalização.

“Em curso estão já os planos de abertura em Espanha (Toledo, Sevilha, Málaga e Benalmadena), Holanda (Amsterdão), nos Estados Unidos (Los Angeles) e na América do Sul (Aruba)”, lê-se na informação divulgada.

Desde o início de 2024, a Boost Portugal cresceu 27% em comparação com o mesmo período do ano anterior e estima terminar o ano com uma subida de 33% face a 2023 e um volume de faturação acima dos 22 milhões de euros.

“A expansão nestes mercados permitirá à Boost Portugal consolidar este crescimento e reforçar a sua oferta, atendendo a uma base de clientes cada vez mais diversificada”, acrescenta a empresa.

Segundo João Paiva Mendes, CEO da Boost Portugal, esta estratégia é “ambiciosa” e pretende “reforçar o crescimento da empresa e responder à crescente procura pelos seus produtos e serviços inovadores em várias regiões-chave”, permitindo ainda a partilha da visão de turismo sustentável da Boost Portugal.

No mesmo comunicado, a Boost Portugal explica que a Spinach Tours, que foi criada em 2023 e opera visitas turísticas interativas nos Spinach, pequenos carros elétricos de cor verde com capacidade para duas pessoas, é uma das 16 marcas da empresa, que é liderada por João Paiva Mendes e Leonel Soares.

“Os veículos, que atuam como guias turísticos, têm tecnologia proprietária desenvolvida pela Boost Portugal e que lhes confere a capacidade de falar, partilhando com os passageiros factos históricos de uma forma divertida. Além de tecnologia portuguesa, a montagem dos carros também é feita em Portugal”, acrescenta a Boost Portugal.

Recentemente, a marca passou ainda a contar com uma loja bandeira numa das zonas mais típicas de Lisboa, o Largo do Terreiro do Trigo, num espaço com 350 metros quadrados, que resultou de um investimento de 250 mil euros.

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Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia

O filme promocional “Vou Só 3 Dias”, da Turismo Centro de Portugal, foi distinguido com o Gold Award, na categoria Promoção Regiões, no 15.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de Amorgos, na Grécia.

O filme promocional “Vou Só 3 Dias”, da Turismo Centro de Portugal, foi distinguido com o Gold Award, na categoria Promoção Regiões, no 15.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de Amorgos, na Grécia.

“Esta é mais uma conquista para a promoção da região Centro de Portugal, que ajuda a consolidar uma presença forte no panorama internacional de filmes de turismo. O filme ganhador, produzido pela Lobby Films and Advertising, reforça a atratividade da região, apresentada como um destino ideal para descobrir experiências únicas”, refere o Turismo Centro de Portugal, em comunicado.

Segundo o Turismo Centro de Portugal, este troféu coloca o filme na corrida para integrar o top 5, na categoria Destinos Regiões, dos melhores filmes de turismo do CIFFT, o circuito internacional de festivais de filmes de turismo, cujos vencedores são conhecidos a 27 de novembro, numa gala em Valência, Espanha.

Neste festival, também o filme “Nazaré – Bigger Than Life” (“Nazaré – Maior do que a Vida”), do município da Nazaré, foi premiado, conquistando o primeiro lugar na categoria Promoção Cidades.

“Estes prémios são mais um reconhecimento de um trabalho intenso que tem vindo a ser realizado para promover o Centro de Portugal como um destino de excelência, tanto pela Turismo Centro de Portugal como pelos seus municípios e associações”, sublinha Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

O filme “Vou Só 3 Dias” pode ser visualizado aqui, enquanto o vídeo da Nazaré está disponível aqui.

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Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores

Marrocos está prestes a tornar-se um destino de eleição tanto para investidores como para turistas, graças ao seu rápido desenvolvimento e à sua posição estratégica, afirmou, em Casablanca, o diretor geral da Sociedade Marroquina de Engenharia Turística (SMIT), Imad Barrakad.

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A trajetória de crescimento de Marrocos é impressionante e o potencial de expansão contínua nos próximos meses e anos é considerável, sublinhou Imad Barrakad na abertura da cimeira de sobre Turismo, Hospitalidade, Investimento.

Neste contexto, e citado pela imprensa local, sublinhou a importância da cidade de Casablanca, principal centro económico de Marrocos, especificando que encarna um equilíbrio perfeito entre a vida contemporânea e um rico património, tornando-se um destino essencial para quem procura experiências culturais ou oportunidades de investimento.

Além disso, o diretor geral da SMIT indicou que Marrocos, graças às suas ambiciosas reformas económicas e à sua abertura aos investimentos estrangeiros, posiciona-se como um ator-chave na região, observando que a implementação de projetos de infraestruturas modernas contribui significativamente para melhorar a sua atratividade.

Igualmente, o diretor geral da API Events, Murray Anderson, citado também pela imprensa marroquina, destacou o progresso do país, que está a tornar-se rapidamente um líder mundial em turismo, com potencial cada vez maior.

Com a sua rica cultura, localização estratégica e mercados prósperos, o país está bem posicionado para um crescimento sustentado no setor do turismo, observou, acrescentando que os ativos fundamentais de Marrocos fazem dele um destino preferido para investimentos internacionais.

Anderson reafirmou o compromisso da API Events em apoiar esse crescimento, reunindo investidores, operadores, desenvolvedores, banqueiros e parceiros financeiros de todo o mundo, destacando a importância deste evento, que constitui uma plataforma para explorar oportunidades de investimento, fortalecer o engajamento com os mercados dinâmicos de Marrocos e contribuir para o desenvolvimento global do setor.

Co-organizada pela SMIT e API Events, em Casablanca, esta cimeira reuniu mais de 300 investidores, hoteleiros e líderes turísticos de 15 países, e ofereceu aos participantes a oportunidade de descobrir o potencial deste mercado.

Para além de conferências e painéis, este evento facilitou reuniões de negócios que visaram fortalecer os laços entre os principais intervenientes da indústria hoteleira e turística e promover o investimento no setor em Marrocos.

As discussões centraram-se em temas estratégicos como o desenvolvimento da infraestrutura hoteleira, a diversificação da oferta turística e a integração de tecnologias na gestão do setor turístico.

 

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Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia

No acumulado do ano, a tendência também é positiva e o valor das receitas turísticas chega já aos 22.196,28 milhões de euros, superior ao registado em todo o ano de 2022, de acordo com os dados revelados pelo Banco de Portugal (BdP).

Inês de Matos

As receitas turísticas somaram, em setembro, 3.077,43 milhões de euros, valor que ficou 8,9% acima de igual mês do ano passado e que traduz um aumento superior a mil milhões de euros face a setembro de 2019, antes da pandemia, de acordo com os dados revelados esta terça-feira, 19 de novembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP mostram que, face a setembro de 2023, as receitas turísticas subiram 252,42 milhões de euros face aos 2.825,01 milhões de euros que tinham sido apurados no nono mês do ano passado.

Numa comparação com o mesmo mês do período pré-pandemia, a subida é ainda mais expressiva e chega aos 51,6%, já que as receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, registaram um aumento de 1.047,06 milhões de euros face a setembro de 2019.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, registaram um aumento de 6,9%, totalizando 732,99 milhões de euros, o que significa um crescimento de 47,63 milhões de euros face aos 685,36 milhões de euros contabilizados em setembro do ano passado.

Comparativamente a 2019, a subida volta a ser também mais expressiva, já que este indicador aumentou 44,3% ou 224,91 milhões de euros face ao mesmo mês do último ano antes da pandemia da COVID-19.

No comunicado que acompanha os números, o BdP explica que as Viagens e Turismo foram fundamentais para o aumento registado na balança de serviços, cujas exportações e importações aumentaram 7,8% e 7,0% em relação a setembro de 2023, o que “reflete, sobretudo, o contributo das viagens e turismo (+252 milhões de euros e +48 milhões de euros, respetivamente)”.

A tendência positiva foi ainda comum ao saldo da rubrica Viagens e Turismo, que chegou aos 2.344, 44 milhões de euros em setembro, o que traduz um crescimento de 9,6% ou 204,79 milhões de euros face ao mesmo mês do ano passado, e de 54% ou mais 822,15 milhões de euros em comparação com setembro de 2019.

Acumulado já ultrapassa valor total de 2022

No acumulado desde janeiro, o valor das receitas turísticas chega já aos 22.196,28, valor que é superior ao registado em todo o ano de 2022 e que representa um aumento de 9,4% ou mais 1.915,88 milhões de euros face aos 20.280,4 milhões de euros que tinham sido apurados em setembro do ano passado.

Tal como as receitas turísticas, também o acumulado das importações do turismo apresenta uma tendência positiva, chegando aos 5.284,48 milhões de euros, o que fica 7,6% ou 372,92 milhões de euros acima dos 4.911,56 milhões de euros apurados até ao mesmo mês do ano passado.

No que diz respeito ao saldo acumulado, a situação volta a ser positiva, uma vez que este indicador chegou aos 16.911,8 milhões de euros, o que traduz um aumento de 9,4% ou mais 1.450,88 milhões de euros face aos 15.460,92 milhões de euros apurados em igual período do ano passado.

 

 

 

 

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Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano

A fusão destas duas estruturas responsáveis pela atratividade de França, uma para investidores estrangeiros e outra para turistas, terá início a partir de 2025, nomeadamente com vista a uma reorganização da sua rede de países estrangeiros e à congregação dos seus recursos.

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De acordo com o projeto de lei financeira de 2025, apresentado pelo Primeiro-Ministro francês, Michel Barnier, pretende-se aproximar a Atout France e a Business France, para obter poupanças orçamentais.

Nas restrições orçamentais, o novo Primeiro-Ministro fez esta declaração: “Vamos reunir e agrupar agências, operadores e fundos que têm objetivos comuns, tais como como Business France e Atout France”, acrescentando que “Vamos desenvolver uma cultura de avaliação em todos os lugares. Não poderemos gastar mais. Vamos gastar melhor.”

A imprensa francesa avança que a reforma da Atout France, uma estrutura que emprega 350 pessoas (150 em Paris, 200 no estrangeiro), está em cima da mesa há algum tempo. Em maio, durante uma comissão interministerial de turismo, o executivo anunciou a intenção de modernizar esta agência, que “perdeu o seu dinamismo original”, como reconheceu Dominique Marcel, presidente da Alliance France Tourisme, que reúne pesos pesados ​​do setor. A sua estratégia internacional foi regularmente criticada, assim como o seu distanciamento do tecido económico francês.

Refira-se, também que há pouco mais de 15 anos, a Atout France foi construída a partir da fusão de duas estruturas: Maison de la France e Odit France. Embora não seja do Estado, a agência está colocada sob a tutela do ministro responsável pelo Turismo, e como objetivo promover o turismo em França, realizando operações de engenharia turística e implementando uma política de competitividade e qualidade das empresas do setor, ou seja, define a estratégia nacional de promoção do destino França de acordo com as diretrizes definidas pelo Estado.

A Atout France define, igualmente, a classificação dos alojamentos turísticos coletivos, as famosas estrelas dos hotéis, parques de campismo, parques residenciais de lazer, residências turísticas e aldeamentos de férias. Também está presente em feiras e organiza inúmeros eventos em todo o mundo.

Já a Business France serve a internacionalização da economia francesa. É responsável pelo desenvolvimento internacional das empresas e as suas exportações, bem como pela prospeção e acolhimento de investimentos internacionais em França. Promove a atratividade e a imagem económica do país, das suas empresas e dos seus territórios. Criada a 1 de janeiro de 2015, a Business France resultou da fusão da UBIFRANCE e da AFII (Agência Francesa de Investimentos Internacionais).

 

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