Palácio Nacional de Queluz e Parque de Monserrate assinalam Dia Europeu dos Jardins Históricos com novas visitas guiadas
“Jardins de Queluz: espaços e vivência da Casa Real” e “Os Caminhos da Água de Monserrate” são as visitas guiadas que vão decorrer no âmbito do Dia Europeu dos Jardins Históricos.
Publituris
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
A Parques de Sintra – Monte da Lua anunciou o lançamento de uma nova visita guiada aos jardins do Palácio Nacional de Queluz, denominada “Jardins de Queluz: espaços e vivências da Casa Real” e que vai levar os visitantes a espaços que não eram de acesso para o público, assim como outra dedicada à agua no Parque de Monserrate, ambas inseridas nas comemorações do Dia Europeu dos Jardins Históricos.
O Dia Europeu dos Jardins Históricos assinala-se na quarta-feira, 26 de abril, e, além das visitas guiadas aos jardins do Palácio Nacional de Queluz e ao Parque de Monserrate, vai contar com várias outras atividades.
De acordo com a Parques de Sintra, a visita “Jardins de Queluz: espaços e vivências da Casa Real” vai decorrer a 29 de abril, pelas 15h00, convidando os participantes a “viajar até à corte do rei D. Pedro III e de D. Maria I, época em que Queluz era um cenário de sonho para sumptuosas festas e momentos de lazer”.
Além de ser possível ficar a conhecer alguns dos segredos da vida quotidiana da Família Real, esta visita promete também levar, pela primeira vez, os visitantes ao topo da Cascata Grande, assim como ao interior das jaulas que, no século XVIII, albergaram animais selvagens, como leões e macacos.
Esta visita vai ter a duração de cerca de 1h30 e implica a aquisição do bilhete para visitar os jardins do Palácio Nacional de Queluz, ao preço do qual acresce um valor de cinco euros, correspondentes ao valor da visita guiada.
No âmbito do Dia Europeu dos Jardins Históricos, a Parques de Sintra vai promover outras atividades nos jardins do Palácio Nacional de Queluz, a exemplo dos workshops de pintura com aguarela “Jardins com Arte”, que vão ter lugar entre 22 e 29 de abril, pelas 10h00.
“Nestes workshops de pintura com aguarela, que não requerem experiência prévia, os participantes são estimulados a observar atentamente os jardins, a explorá-los e a refletir sobre os seus contrastes e cores, para depois registá-los em aguarela”, explica a Parques de Sintra.
As celebrações do Dia Europeu dos Jardins Históricos vão decorrer também no Parque de Monserrate, que é igualmente gerido pela Parques de Sintra e que também vai contar com uma visita especial, denominada “Os Caminhos da Água de Monserrate”.
“Na companhia de uma arquiteta paisagista da Parques de Sintra, os participantes nesta visita percorrem os diferentes cenários que compõem o Parque de Monserrate e ficam a conhecer os métodos de captação, acumulação e distribuição da água que, desde finais do século XVIII, asseguram o fornecimento adequado a cada uma das coleções botânicas. Sistemas tradicionais e saberes antigos que a Parques de Sintra faz questão de preservar e de conjugar com soluções inovadoras, com vista à gestão sustentável deste precioso recurso”, acrescenta a Parques de Sintra.
A visita de Monserrate também vai ter cerca de 1h30 de duração e apresenta valores desde 6,5 euros para jovens e seniores, assim como de oito euros para adultos.
Recorde-se que o Dia Europeu dos Jardins Históricos é dinamizado pela Rota Europeia dos Jardins Históricos e vai na sua quarta edição. A instituição, que foi fundada em 2016 com o objetivo de divulgar e de valorizar este património, reúne alguns dos mais importantes jardins da Europa, nos quais se incluem os Jardins Históricos do Palácio Nacional de Queluz e os Parques da Pena e de Monserrate.