Açores recebem 11 galardões do “Prémio Cinco Estrelas Regiões”
Os Açores acabam de arrecadar 11 galardões na 6.ª edição do “Prémio Cinco Estrelas Regiões”. A secretária Regional do Turismo, Mobilidade, Berta Cabral, já manifestou publicamente a sua satisfação por estas distinções.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
Na categoria “Artesanato”, os Açores distinguiram-se com os trabalhos de cestaria e na categoria “Cozinha tradicional” com o tradicional Cozido das Furnas, enquanto a Praia do Fogo, na Ribeira Quente, venceu na categoria “Praias”, e a Lagoa das Sete Cidades foi premiada na categoria “Reservas/paisagens/barragens”.
Já a Montanha do Pico alcançou o Prémio Cinco Estrelas na categoria “Serras/Montanhas”, e na categoria “Turismo de Natureza”, o Furnas Lake Forest Living levou a distinção. O Supléxio Handmade Burger e a Taberna Açor venceram, respetivamente, nas categorias “Hamburguerias artesanais” e “Restaurantes – Cozinha tradicional”.
“Somos um destino muito atrativo e com cada vez maior notoriedade este tipo de distinção vem reconhecer a qualidade e diferenciação que temos na nossa oferta turística”, sublinhou Berta Cabral, citada no site oficial do Governo Regional.
A governante acrescentou que “temos tido imenso reconhecimento nacional e internacional e em 2022 tivemos um conjunto incrível de prémios, galardões e distinções, quer reconhecendo não só o acerto do trabalho de gestão turística e desenvolvimento da oferta, mas também a excelência dos recursos que temos à nossa disposição”.
A secretária Regional destacou ainda, segundo a mesma fonte que “é inegável a evolução qualitativa do nosso turismo e da experiência que proporcionamos, e agora ficam patentes e reforçados mais argumentos para visitar as nossas nove ilhas, desde o artesanato, ao alojamento, às zonas balneares e à restauração”.
No entanto, os galardões não se ficaram por estes setores. Na categoria “Lojas de Produtos Naturais”, a Bioforma alcançou o prémio, o mesmo acontecendo com o CEMPA – Centro Empresarial dos Açores, na categoria “Centro empresarial”, sendo que na área “Imobiliárias”, a empresa ComprarCasa Ponta Delgada foi a premiada nos Açores.
Refira-se que o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, premiando praias, aldeias e vilas, monumentos ou cozinha tradicional, avaliando as marcas regionais que se distinguem pela qualidade.
Neste prémio, que pretende avaliar e reconhecer o melhor que se faz de norte a sul de Portugal, os Açores competiram com mais de 900 marcas e estão, atualmente, entre as 116 marcas que conseguiram “provar a sua excelência e conquistar o prémio”, na sequência de avaliações feitas por 436 mil consumidores num inquérito realizado a nível nacional.