Novas rotas, mais capacidade e estreia de companhias aéreas marcam verão no aeroporto do Porto
Este verão, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai contar com 14 novas rotas e ligações a três novos países, além de aumentos de capacidade e de ligações aéreas, incluindo no longo curso, sendo ainda de destacar a estreia de seis companhia aéreas.

Publituris
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
Este verão, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai contar com 14 novas rotas e ligações a três novos países, além de aumentos de capacidade e de ligações aéreas, incluindo no longo curso, sendo ainda de destacar a estreia de seis companhia aéreas, números que, segundo a ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, tornam o Porto “cada vez mais uma porta de entrada essencial para o turismo regional e nacional”.
“A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports continua a trabalhar no seu compromisso com a região Norte, ao atrair mais rotas e conectividade nesta estação, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional”, indica a gestora dos aeroportos nacionais, num comunicado divulgado esta terça-feira, 28 de março.
Com a entrada na temporada de verão, o aeroporto do Porto passou a contar, este mês de março, com 14 novas rotas, com destaque para as novas ligações a três novos países, concretamente Islândia, Letónia e Israel.
Paralelamente, foi também reforçada a conetividade com Estocolmo, Shannon, Glasgow, Riga, Reiquiavique, Telavive, existindo ainda um aumento das frequências para Viena, Copenhaga, Berlim, Bristol, Paris (Orly) e Nantes.
A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports destaca ainda o aumento dos voos diretos de longo curso para Luanda, em Angola, bem como dos voos charter para Cancun e Punta Cana.
De destacar é ainda a estreia de seis novas companhias aéreas no aeroporto do Porto, concretamente da airBaltic, Austrian Airlines, Norwegian, PLAY, SAS Scandinavian Airlines e Sun D’Or.
A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports refere ainda que “o aeroporto do Porto continua a aumentar com sucesso as ligações aos principais destinos turísticos, sendo França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha, os principais mercados de passageiros dos aeroportos fora de Portugal”.
A gestora dos aeroportos nacionais indica ainda que o investimento na infraestrutura permitiu uma “forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação ano anterior”.
O investimento no aeroporto do Porto permitiu ainda alcançar diversos prémios, a exemplo da recente distinção da ACI – Airport Council Internacional, que reconheceu a infraestrutura como a melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality).
O aeroporto do Porto está ainda incluído no plano de ação ambiental da ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, ao abrigo do qual já alcançou o objetivo de zero resíduos para aterro e está empenhado em atingir as emissões NetZero (âmbitos 1 e 2) até 2030.
“A implementação de projetos de eficiência energética está em curso, como é exemplo a substituição de iluminação convencional por LED e também o fornecimento de eletricidade às aeronaves quando estacionadas. Deste modo, toda a frota de veículos está a ser renovada para veículos com baixas emissões”, acrescenta a ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports.