Iberia compromete-se a aumentar percentagem de mulheres em cargos de chefia até 2025
A Iberia vai aumentar para 40% a percentagem de mulheres em cargos de chefia até 2025, anunciou a companhia aérea de origem espanhola, que apresentou recentemente o renovado Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão.
Publituris
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
A Iberia vai aumentar para 40% a percentagem de mulheres em cargos de chefia até 2025, anunciou a companhia aérea de origem espanhola, que apresentou recentemente o renovado Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão.
A Iberia diz que, entre 2018 e 2022, já aumentou de 18% para 34% o total de mulheres em cargos de chefia e pretende, agora, ir ainda mais longe ao abrigo do seu novo Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão, que prevê também “uma nova abordagem que abrange, para além do género, outros grupos: geracional, cultural (nacionalidades), LGTBIQ+ e pessoas com deficiência”.
“O objetivo deste novo Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão é conseguir uma gestão adequada dos diversos talentos existentes na empresa, que potencie o compromisso e o sentimento de pertença dos colaboradores e promova a criatividade e inovação interna para enfrentar os desafios organizacionais”, explica a Iberia, num comunicado divulgado esta terça-feira, 7 de março.
Segundo María Bello, diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Diversidade da Iberia, as empresas devem ser um “reflexo” da sociedade e ser “tão diversas quanto possível”, motivo pelo qual a Iberia redesenhou a sua política com vista a “identificar oportunidades de melhoria e quebra de barreiras”.
Na Iberia, as mulheres representam 38% dos trabalhadores da companhia aérea, sendo que a maioria destas mulheres desempenham cargos de gestão ou funções de tripulação de cabine, existindo ainda uma minoria em profissões como pilotos, engenheiros aeronáuticos e técnicos de manutenção de aeronaves.
A transportadora espanhola indica que pretende “sensibilizar, desenvolver e dar visibilidade ao talento feminino”, incentivando as mulheres a acederem “a profissões tradicionalmente exercidas por homens (como piloto, engenheiro aeronáutico e técnico de manutenção aeronáutica)”, motivo pelo qual vai relançar o projeto “Quero ser”.
“Atrair e promover carreiras técnicas entre as jovens mulheres é o objetivo do programa “Quero ser” da Iberia, que permite às raparigas entre os 16 e os 18 anos desfrutarem de uma “imersão” nas instalações da companhia aérea e conhecerem profissões tradicionalmente masculinas no indústria da aviação”, explica a companhia aérea.
O Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão da Iberia assenta em três pilares, concretamente “sensibilização e formação interna numa cultura comprometida com a diversidade”, que prevê diversas ações concretas para aumentar a diversidade; mas também “processos relacionados, sobretudo, com desenvolvimento profissional, políticas de recursos humanos inclusivas e Plano de Igualdade”; e ainda “ações de comunicação externa para dar visibilidade ao talento feminino”.