CIM Viseu Dão Lafões aposta na cultura com o projeto Craft
O projeto Craft, apresentado na BTL pela CIM Viseu Dão Lafões, recupera e potencia atividades antigas, contribuindo para a sustentabilidade económica e equilíbrio social.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O projeto Craft centrou atenções na BTL, enquanto iniciativa de valorização dos produtos e das práticas artesanais relacionadas, bem como da fixação das populações. “Se queremos ser criativos, temos que valorizar os criadores”, defendeu na apresentação, Carlos Martins da empresa OPIUM.
O projeto Craft estrutura um roteiro em torno dos recursos e atividades antigas ainda presentes no território. Estes são identificados e desenvolvidos em oficinas criativas, entre artesãos e designers, potenciando produtos para novas interpretações e utilidades. Segue-se depois a promoção para quem os pretende adquirir, através da chamada Rota do Saber Fazer – valorizando assim toda a atividade económica.
Nuno Martinho, secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destacou a importância da aposta na cultura. “Temos vindo a desenvolver atividade diversa, na preservação do património do território, no Megalitismo, e também no artesanato, sempre numa lógica de complementaridade”, para acrescentar que “uma das iniciativas de relevo é este projeto Craft, desenvolvido com o objetivo de recuperar e potenciar atividades antigas, gerando valor e contribuindo assim para a sustentabilidade económica e equilíbrio social”.