Primeiras agências de viagens e operadores em Portugal recebem certificação ‘Travelife partner’
As primeiras agências de viagens e um operador turístico portugueses, neste caso a Lusanova, receberam esta quarta-feira, durante a BTL, das mãos da APAVT, o diploma de certificação ‘Travelife partner’.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Onze agências de viagens e um operador turístico em Portugal, um dos primeiros na Europa, já podem ostentar o diploma de “Travelife partner’, ou seja, o nível um, do que já é considerado principal certificação internacional de sustentabilidade para o setor das viagens, um processo sem custos, mas complexo, que começou há um ano em Portugal e que já está a dar frutos, segundo Paula Antunes, diretora da APAVT com o pelouro da sustentabilidade.
A partir de agora, essas empresas terão de continuar a trabalhar para alcançar o nível mais elevado desta distinção, a ‘Travelife Certified’. Trata-se de um sistema de certificação de práticas sustentáveis dentro da indústria do turismo e o seu sistema é promovido por mais de 35 associações de viagens, entre as quais figura a APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo. No nosso país já á mais de 60 agências de viagens que deram entrada com vista à conquista desta certificação.
Para alcançar o nível ‘Travelife partner’, estas empresas tiveram de cumprir mais de 100 critérios, relacionados com a gestão do escritório, gama de produtos, parceiros comerciais internacionais e informação aos clientes. A norma a nível de Travelife Partner abrange ainda os temas de Responsabilidade Social Empresarial ISO 26000, incluindo ambiente, biodiversidade, direitos humanos e relação laboral.
O projeto SUSTOUR financiado pela União Europeia, decorre de 2020 – 2023, e visa promover a sustentabilidade entre o setor de agências de viagens e operadores turísticos europeus através de uma abordagem liderada por empresas. O projeto apoia mais de 600 pequenas e médias empresas de 35 países europeus na melhoria do seu desempenho de sustentabilidade através de formação, coaching e oportunidades de aprendizagem entre pares.
A Travelife é uma iniciativa pioneira no que diz respeito à formação, gestão e certificação de empresas na área do turismo que estejam empenhadas em contribuir para o desenvolvimento sustentável.
As empresas interessadas em questões relacionadas com a sustentabilidade, irão, deste modo, melhorar o nível de satisfação dos seus clientes, a motivação do seu pessoal e a eficiência do negócio, ganhando, assim, uma maior vantagem competitiva. Gerir de acordo com princípios sustentáveis significa essencialmente assumir um compromisso e adotar práticas de gestão sustentáveis. Esta visão inclui não só os produtos, mas também monitorar os seus impactos e o envolvimento dos seus fornecedores e parceiros.
Por outro lado, ajuda os operadores turísticas e agências de viagens a gerir e a melhorar seu desempenho social e ambiental, de acordo com critérios de sustentabilidade. Ao atingir os requisitos necessários, a empresa irá receber um prémio Travelife. Para percorrer o seu caminho para a sustentabilidade, a Travelife disponibiliza uma variedade de serviços, incluindo formação, gestão, planeamento, elaboração de relatórios e ferramentas B2B.
Além do operador turístico Lusanova, os diplomas foram entregues à Luísa Todi, André Tours, Cosmos, Melo Travel, Mundo Êxito, Gecontur, Portimar, Promenade, Travelspot, Travel Square e Zen Travel.
Na hora que a APAVT dedicou à sustentabilidade, no seu stand na BTL, foram ainda assinados protocolos com a Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC) e com o Sindicato Nacional de Atividade Turística, Tradutores e Intérpretes, permitindo assim que os seus associados possam também obter esta certificação.