Lisboa-Belgrado: Air Serbia adianta-se à Wizzair
A Air Serbia lançará os seus voos Lisboa- Belgrado a 15 de abril e apesar da Wizzair já ter colocado a mesma rota à venda, á companhia aérea sérvia parece não temer a sua concorrente conhecida pelos suas tarifas baixas.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Reagindo à notícia divulgada pela aeroroutes.com e pelo site da Air Serbia sobre os novos voos da companhia entre Belgrado e Lisboa com início previsto a 15 de abril, a SkyExpert, empresa de consultoria especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo, realça que Lisboa começava “a saltar à vista nas estatísticas do aeroporto de Belgrado: é dos destinos europeus com números de tráfego mais expressivos, mas sem voos diretos”.
Recorrendo aos dados do OAG Analytics que aferem o número de passageiros entre duas cidades independentemente do ponto de escala desde que tenham um único bilhete com origem em Belgrado e destino Lisboa, contavam-se 17 mil em 2019 (o último ano pré-pandemia). Para o Porto foram pouco mais de seis mil. No caso da capital portuguesa, trata-se de um número mais elevado do que para cidades como Manchester, Colónia ou Dublin. Após uma muito breve incursão da TAP nesta rota em 2014 com três voos semanais, quase 10 anos depois haverá duas companhias e um total de quatro frequências semanais a operá-la.
A Wizzair colocou à venda os seus dois voos semanais às terças-feiras e sábados em dezembro com data do primeiro voo marcada a 1 de agosto.
Os voos anunciados agora pela Air Serbia com início daqui a dois meses serão operados também às 3as e sábados, num horário semelhante ao da concorrência direta.
Tendo em conta o recente anúncio do cancelamento da rota Lisboa-Zagreb por parte da TAP, Pedro Castro, diretor da SkyExpert, denota que as ligações aéreas regulares entre Portugal e os Balcãs será uma exclusividade de Lisboa e de Belgrado. Por outro lado, “numa rota europeia com esta distância (cerca de quatro horas por trajeto), as tarifas terão de ser relativamente altas o que se torna difícil se as únicas companhias aéreas voam apenas duas vezes por semana e ainda por cima exatamente nos mesmos dias e quase à mesma hora – terão de concorrer contra as várias opções mais flexíveis e competitivas com escala e terão de concorrer diretamente entre elas”. O diretor refere ainda que a Air Serbia parece não temer a sua concorrente conhecida pelos suas tarifas baixas: “apesar de saber que a Wizzair se vai lançar nesta mesma rota, a Air Serbia anunciou-a mais tarde nos mesmos dias e vai iniciar os voos mais cedo, o que muda bastante o paradigma habitual de concorrência entre companhia de bandeira e companhia low cost.”