NEST integra Programa de Aceleração Digital TOURBIT europeu para PME no turismo
Os candidatos ao programa deverão pertencer a uma das seguintes categorias da indústria do turismo: hotéis e alojamentos similares, parques de campismo, parques de veículos recreativos e parques de caravanas, agências de viagens e operadores turísticos
Victor Jorge
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
O NEST – Centro de Inovação do Turismo faz parte das oito organizações que vão cooperar no Programa de Aceleração Digital TOURBIT, que visa apoiar durante 10 meses mais de 60 Pequenas e Médias Empresa (PME) de turismo no seu processo de transformação digital e construir a sua capacidade de adoção de soluções digitais e inovadoras num total de 520 mil euros de financiamento.
O convite à apresentação de propostas para selecionar as PME foi lançado a nível transnacional em Espanha (Catalunha), França, Eslovénia, Bélgica, Finlândia, Islândia e Portugal.
Como vantagens os beneficiários do Programa de Aceleração Digital terão mentoria e apoio técnico para a implementação do seu projeto; formação em digitalização por peritos; acesso à rede internacional da comunidade de inovação turística online TourBIZZ; visibilidade através das comunicações do TOURBIT.
Ao nível dos apoios financeiros, as PME localizadas na Catalunha, Portugal e Eslovénia terão disponíveis oito mil euros, enquanto as suas congéneres de França, Bélgica, Islândia e Lapónia terão acesso a nove mil euros.
Ao apresentarem o seu projeto de transformação digital, as empresas terão a oportunidade de obter financiamento e implementá-lo com o apoio de um mentor/expert de serviços e ter acesso a uma rede internacional.
O TOURBIT irá selecionar e admitir prestadores de serviços numa pool a partir do qual as PME poderão escolher o prestador mais apropriado para apoiar a implementação do seu projeto.
Os candidatos ao convite à apresentação de propostas devem estar registados num dos territórios da parceria – Catalunha, Portugal, Lapónia, Eslovénia, Islândia, Bélgica – e pertencer a uma das seguintes categorias da indústria do turismo: hotéis e alojamentos similares, parques de campismo, parques de veículos recreativos e parques de caravanas, agências de viagens e operadores turísticos.
Para além desta chamada a PME do setor, o programa convida ainda os profissionais e empresas interessadas a candidatarem-se à admissão na pool de prestadores de serviços e, por consequência, a terem a possibilidade de serem contratados por PME de turismo para apoiar a implementação do seu projeto.
“Acreditamos que a inovação pode ser impulsionada pela digitalização ao mesmo tempo que gera mais eficiência económica e ambiental e traz oportunidades sem precedentes para as PME do turismo, tais como o desenvolvimento de novos produtos e serviços, processos, acesso a novos mercados e uma melhor experiência do cliente. A digitalização abre oportunidades, mas, tal como outras forças globais da indústria, coloca muitos desafios às empresas do setor.”, explica Roberto Antunes, diretor-executivo do NEST.
O projeto TOURBIT teve início em janeiro de 2022 e irá trabalhar nas atividades e objetivos do projeto até junho de 2024. O programa tem um orçamento global de 1.331.570 euros, dos quais 520 mil euros serão encaminhados para PME de turismo, e será financiado até um máximo de 75% através do programa COSME- Europe’s para PME.
As atividades financiadas passam pela digitalização, automatização ou melhoria de processos internos, gestão de dados, melhorias de cibersegurança, melhoria da relação com o cliente e presença online, melhoria de produtos ou serviços usando tecnologias digitais, como, por exemplo, inteligência artificial, realidade aumentada, cloud computing, entre outras.
As PMEs de turismo interessadas em promover a sua digitalização e que cumpram os critérios podem candidatar-se antes do prazo para apresentação de candidaturas (23 de março de 2023).