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Transavia lança nova campanha sob o mote “Os destinos que lhe dizem mais por menos”

A Transavia lançou uma nova campanha de media em Portugal, sob o mote “Os destinos que lhe dizem mais por menos”, que oferece tarifas desde 31 euros para voos de ida e que vai estar em vigor até 2 de abril.

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Transavia lança nova campanha sob o mote “Os destinos que lhe dizem mais por menos”

A Transavia lançou uma nova campanha de media em Portugal, sob o mote “Os destinos que lhe dizem mais por menos”, que oferece tarifas desde 31 euros para voos de ida e que vai estar em vigor até 2 de abril.

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A Transavia lançou uma nova campanha de media em Portugal, sob o mote “Os destinos que lhe dizem mais por menos”, que oferece tarifas desde 31 euros para voos de ida e que vai estar em vigor até 2 de abril.

A nova campanha da Transavia, companhia aérea low cost do Grupo Air France/KLM, arrancou esta semana e inclui cartazes, cartazes digitais em centros comerciais, banners digitais e anúncios na imprensa local, redes sociais e plataformas de vídeo online, tendo sido desenvolvida pela agência Marcel do Grupo Publicis.

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O vídeo da nova campanha da Transavia já está disponível para visualização online aqui.

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Premium Economy da Emirates
Aviação

Emirates renova avião e promete “produto único à partida de Portugal” a partir de junho

Com 24 lugares e uma configuração 2-4-2, a nova Premium Economy da Emirates situa-se entre a classe executiva e a económica, destacando-se pelo “maior conforto” e “mais espaço para as pernas” que oferece aos passageiros, entre outras mais-valias. É a principal novidades do B777 renovado que a companhia aérea começa a operar na rota de Lisboa, a partir de 1 de junho.

Inês de Matos

A Emirates apresentou esta quinta-feira, 15 de maio, o novo Boeing777 que, a partir de 1 de junho, passa a realizar a rota de Lisboa, num “produto único” que, segundo Ana Paula Ferreira, senior sales executive da companhia aérea em Portugal, se destaca pela introdução da nova classe Premium Economy.

“É um produto que vai ser único à partida de Portugal”, afirmou a responsável, durante uma apresentação para agentes de viagens em Lisboa, realçando que, com a introdução da nova cabine, a Emirates passa também a ser “a única companhia a ter, de facto, a Premium Economy com uma cabine dedicada e serviços dedicados”.

Com 24 lugares e uma configuração 2-4-2, a nova Premium Economy da Emirates situa-se entre a classe executiva e a económica, destacando-se pelo “maior conforto” e “mais espaço para as pernas” que oferece aos passageiros, entre outras mais-valias, como um descansa-pés na cadeira, amenities de elevada qualidade, ecrã de maiores dimensões e oferta de welcome drink.

“A nossa Premium Economy podia ter outro nome, tenho clientes que dizem que faz lembrar as executivas de antigamente. Pelo espaço que tem, é mais uma executiva do que uma premium economy. Elevamos todo o serviço”, explicou Ana Paula Ferreira.

A nova cabine está já disponível em várias rotas e chega agora à capital portuguesa, que vai passar a ser servida por um aparelho B777 que já foi alvo de um retrofit ao abrigo de um processo de remodelação de mais de 200 aviões que a Emirates lançou e que vai motivar um investimento de cinco mil milhões de dólares.

Além da Premium Economy, todo o interior do aparelho foi remodelado, pelo que existem também novidades a assinalar nas outras classes de bordo, com destaque para a mudança de configuração da executiva, que passa a ter uma disposição de 1-2-1, abandonando a anterior configuração de 2-3-2.

“O novo avião vai começar a fazer a rota de Lisboa. É todo um novo produto, desde a primeira classe, em que continuamos a ter oito lugares, à executiva, com novas cadeiras e uma nova configuração com 40 lugares. Não esquecemos também a económica, que foi melhorada a nível de conforto e tem 260 lugares”, resumiu Ana Paula Ferreira.

Nova companhia aérea a partir de junho

Com a mudança para um aparelho renovado, a Emirates vai oferecer todo um novo produto, quase como se de uma nova companhia aérea se tratasse, como afirmou David Quito, diretor-geral da Emirates em Portugal.

“A partir de junho, temos uma nova companhia”, afirmou, explicando que, apesar do aparelho utilizado na rota de Lisboa continuar a ser um Boeing777, trata-se de um avião renovado, que “vai incluir uma nova classe de reserva, vai melhorar as classes que já existem, como a Executiva”.

Além das “várias novidades na parte do produto”, o responsável da Emirates em Portugal falou também sobre os novos destinos que a transportadora tem vindo a abrir nos últimos meses, com destaque para Danang (Vietname) e Siem Reap (Camboja), via Banguecoque (Tailândia).

David Quito explicou que os novos destinos trazem diversas novidades, “principalmente na parte de programação de operadores turísticos, porque implicam várias novidades, novas ligações e quintas liberdades à saída de Banguecoque, que podem ser uma mais-valia, principalmente para quem fizer programas à medida”.

 

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Emirates espera verão superior a 2024 com ajuda da nova Premium Economy

A Emirates está otimista quanto ao verão, com David Quito, diretor-geral da Emirates em Portugal, a revelar que a procura pelos voos da companhia aérea “está melhor do que no ano passado”, notando-se “bastante interesse” pela nova classe Premium Economy, que passa a estar disponível nos voos de Lisboa a partir de 1 de junho.

Inês de Matos

A Emirates está otimista quanto ao verão, com David Quito, diretor-geral da Emirates em Portugal, a revelar que a procura pelos voos da companhia aérea “está melhor do que no ano passado”, notando-se “bastante interesse” pela nova classe Premium Economy, que passa a estar disponível nos voos desde Lisboa a partir de 1 de junho.

“A procura para o verão está melhor do que no ano passado e já começámos a ter bastantes registos para a nova Premium Economy, há interesse porque a classe já está à venda. Está a haver bastante interesse e, por isso, o verão já está bastante positivo”, explicou David Quito aos jornalistas, à margem da apresentação da nova classe de bordo da companhia aérea, em Lisboa.

O diretor-geral da Emirates em Portugal especificou que, principalmente os meses do pico do verão, entre junho e setembro, estão “bastante positivos e muito melhores que no ano passado”, ainda que não esteja previsto qualquer reforço de oferta.

“A novidade, este ano, é a Premium Economy. É uma nova cabine e esse é o nosso reforço para o verão, procurando também um segmento premium ao nível do lazer”, acrescentou.

O responsável da Emirates em Portugal revelou ainda que os dois voos diários para Lisboa registam uma ocupação média positiva, superior aos 78,9% de load factor médio global que a companhia aérea anunciou recentemente, no Relatório Anual 2024-25.

Quanto aos destinos mais procurados, o destaque vai para o Japão, o que David Quito atribui à Expo Osaka, que tem levado a que “o Japão como um todo esteja a ser bastante procurado”.

Além do Japão, também o Sri Lanka, a Tailândia, Bali e o Vietname têm registado procura, com o responsável a sublinhar a recente abertura de voos para Danang, que passou a ser o terceiro destino da Emirates no Vietname, depois de Hanói e Ho Chi Min.

A estes destinos, junta-se ainda o Dubai, onde a Emirates tem o seu hub localizado e que, segundo David Quito, se tem afirmado enquanto cidade turística e destino que os passageiros da companhia aérea podem visitar em conexões para outros destinos.

“É um destino cada vez mais procurado em paragens nas viagens para a Ásia, cada vez mais é um destino quase de paragem obrigatória porque realmente se tornou numa cidade do mundo”, acrescentou.

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TAP já iniciou ligações diretas entre o Porto e Boston

A nova ligação da TAP entre a cidade do Porto e Boston (EUA) arrancou esta quarta-feira, numa operação que contará com quatro voos por semana, até 25 de outubro. O evento de inauguração contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, Luís Rodrigues, presidente da companhia aérea, e Thierry Liggonière, CEO da ANA Aeroportos.

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A TAP Air Portugal inaugurou, esta quarta-feira, a sua nova rota entre o Porto e Boston, aproximando ainda mais o Norte do país aos Estados Unidos da América, com quatro voos semanais.

Os voos entre o Porto e Boston são realizados às segundas, quartas, sábados e domingos até ao dia 25 de outubro, com partidas da Invicta entre as 17:40 e as 18:15, e chegada à cidade norte-americana entre as 20:20 e as 20:45, num voo com a duração de sete horas e 35 minutos. No sentido inverso, os voos saem de Boston entre as 22:55 e as 23:15, e aterram no Porto entre as 10:35 e as 10:55 do dia seguinte, num voo com duração de seis horas e 40 minutos.

A TAP opera esta nova rota Porto – Boston com os modernos Airbus A321-Long Range, com capacidade para 168 passageiros, 16 dos quais em classe executiva.  As tarifas estão disponíveis a partir de 529 euros, ida e volta.

O evento de inauguração, que decorreu na porta de embarque no aeroporto Francisco Sá Carneiro, contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, Luís Rodrigues, Presidente da TAP, e Thierry Liggonière, CEO da ANA Aeroportos.

Para Luís Rodrigues, “a TAP contribui para a aproximação entre o Porto e o resto do mundo, favorecendo a mobilidade dos residentes e comunidades, ao mesmo tempo que capta e atrai importantes fluxos turísticos norte-americanos e brasileiros para o Porto e Norte de Portugal, relevantes para a Economia da região”, para recordar que o Grupo TAP emprega, na sua base do Porto, 368 trabalhadores, gerando também, por via indireta, centenas de postos de trabalho ligados à aviação, “aos nossos fornecedores e prestadores de serviços e ao setor do Turismo”.

Por sua vez, o CEO da ANA Aeroportos, considerou que “”este voo inaugural para Boston é um marco que muito nos orgulha, resultado de um trabalho contínuo e colaborativo com a TAP Air Portugal como parceiros estratégicos”, congratulando-se com a transportadora aérea portuguesa por esta aposta no Porto, “que não só reforça a nossa ligação ao mercado norte-americano e à diáspora portuguesa, como também confirma o papel do Aeroporto do Porto como plataforma estratégica para o desenvolvimento de novas rotas internacionais, com foco na qualidade de serviço e na sustentabilidade.”

Refira-se que a TAP passa agora a voar do Porto para duas cidades nos EUA, Boston e Newark, e de Lisboa para sete aeroportos norte-americanos, Boston, Chicago, Miami, Newark, Nova York, São Francisco e Washington DC. Já a partir desta sexta-feira arrancam os voos entre Lisboa e Los Angeles e, a partir de 3 de junho, um dos voos semanais da TAP entre Lisboa e São Francisco, à terça-feira, passa a fazer uma escala na Terceira (Açores).

De destacar ainda que a TAP serve atualmente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro com 17 voos diretos de longo curso por semana, para os destinos Nova Iorque (Newark), Rio de Janeiro, São Paulo, Luanda e agora Boston. Além disso, a companhia aérea oferece 127 voos semanais de médio curso a partir da Invicta, incluindo ligações dentro de Portugal, mas também outros destinos como Paris, Londres (Gatwick), Genebra, Zurique e Luxemburgo.

 

 

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FlixBus reforça oferta durante festival NOS Alive’25

Durante o NOS Alive’25, a FlixBus vai “reforçar todos os horários dos autocarros com partida de Lisboa, Sintra e Cascais”, ao mesmo tempo que oferece um desconto de 20% aos festivaleiros, de forma a incentivar viagens mais económicas e sustentáveis durante o festival de música.

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A FlixBus associou-se ao festival de música NOS Alive’25 enquanto parceira de mobilidade e anunciou que, durante o evento, vai “reforçar todos os horários dos autocarros com partida de Lisboa, Sintra e Cascais”.

Segundo a empresa de autocarros expresso de passageiros, o objetivo deste reforço é garantir que todos os festivaleiros possam “viajar até ao Passeio Marítimo de Algés de forma mais económica e sustentável”.

A empresa garante que vai dar especial atenção “aos horários noturnos, de modo a permitir um regresso cómodo e seguro a casa a todos os festivaleiros que optem por não pernoitar na capital”.

Paralelamente, a FlixBus anunciou que os festivaleiros vão gozar também de um desconto de 20% em viagens domésticas, redução que se aplica entre 6 e 18 de julho, bastando que os festivaleiros descarreguem o código de desconto no site da campanha, que está disponível aqui.

“O objetivo desta parceria entre a FlixBus e a organização do festival é tornar a experiência NOS Alive ainda mais acessível e amiga do ambiente, incentivando a escolha de soluções de mobilidade coletiva e reforçando o compromisso das duas marcas com a mobilidade sustentável e o acesso facilitado ao maior festival de música do país”, explica a FlixBus, num comunicado enviado à imprensa.

Recorde-se que o NOS Alive é um dos principais festivais de música que decorrem em Portugal e, este ano, vai ter lugar entre 10 e 12 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, perto de Lisboa.

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Etihad Airways e TAP Air Portugal estabelecem parceria no programa de fidelização

A nova parceria entre a Etihad Airways e a TAP Air Portugal vai permitir que os membros dos programas de fidelização de ambas as companhias aéreas acumulem e resgatem a respetiva moeda de fidelização em qualquer uma das transportadoras.

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A Etihad Airways e a TAP Air Portugal estabeleceram uma parceria no âmbito do programa de fidelização, que vai permitir que os membros dos programas de fidelização de ambas as companhias aéreas acumulem e resgatem a respetiva moeda de fidelização em qualquer uma das transportadoras.

“Os membros do Etihad Guest podem resgatar as suas milhas em voos, estadias em hotéis em todo o mundo e férias, ou comprar uma variedade de produtos na Etihad Guest Reward Shop. As milhas dos membros TAP Miles&Go podem ser utilizadas em voos e numa variedade de ofertas adicionais, como itens da TAP Store”, explica a Etihad Airways, em comunicado.

Segundo Mark Potter, diretor executivo da Etihad Guest, esta parceria vai oferecer aos membros do Etihad Guest “ainda mais formas de acumular e resgatar as suas milhas em toda a rede da companhia aérea nas Américas, Europa e África”.

Esta parceria surge após o acordo de codeshare que as duas transportadoras já tinham estabelecido em 2023 e que veio oferecer uma “conectividade aprimorada para os clientes”, além de “mais destinos e mais opções através de uma rede totalmente global”.

“As redes de ambas as companhias aéreas complementam-se com destinos na América do Norte e do Sul, Europa, África, Ásia, Austrália e Médio Oriente. O codeshare permite que os membros do Etihad Guest sejam recompensados por viagens para destinos como Los Angeles, Rio de Janeiro e Cancún, enquanto os membros do TAP Miles&Go poderão acumular milhas explorando a rede em expansão da Etihad com novos destinos como Chiang Mai, Hong Kong e Medan”, acrescenta a informação divulgada.

Pedro Flores Ribeiro, diretor TAP Miles&Go, considera que é “muito emocionante” oferecer aos membros TAP Miles&Go a possibilidade de resgatarem as suas milhas “em voos da Etihad para uma variedade de destinos atrativos”, ao mesmo tempo que os membros Etihad Guest passam a poder descobrir a rede da TAP Air Portugal.

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IATA lança estratégia global para modernizar operações de bagagem

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou o Roteiro Global de Bagagem, uma estratégia a 10 anos que visa modernizar as operações de bagagem e que foi desenvolvida em parceria com as companhias aéreas e outros operadores aeroportuários.

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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lançou o Roteiro Global de Bagagem, uma estratégia a 10 anos que visa modernizar as operações de bagagem e que foi desenvolvida em parceria com as companhias aéreas e outros operadores aeroportuários.

Num comunicado enviado à imprensa, a IATA explica que esta estratégia pretende contribuir para a definição de “um caminho claro para melhorar a eficiência operacional e a satisfação do viajante”.

“A bagagem é importante para os viajantes. Quando despacham uma bagagem, esperam que ela chegue no horário. E se não chegar, querem saber onde ela está. Isso foi confirmado por uma pesquisa recente da IATA, que mostra que 81% dos viajantes desejam um rastreamento melhor, 74% esperam atualizações em tempo real nos seus telemóveis e 67% estão dispostos a utilizar etiquetas eletrónicas de bagagem”, explica Monika Mejstrikova, diretora de Operações Terrestres da IATA.

O novo Roteiro Global de Bagagem da IATA assenta em três pilares essenciais, concretamente na troca de informações sobre bagagens entre companhias aéreas, aeroportos e parceiros; rastreamento de forma a fornecer informação sobre os volumes de bagagem durante a viagem; e ainda na simplificação do processo de reclamação.

No caso do primeiro pilar, acrescenta a IATA, o objetivo passa por proporcionar entregas de bagagens de forma mais rápida, com “menos atrasos devido a erros de dados e uma recuperação de serviço mais confiável quando surgirem problemas”, nomeadamente através de padrões modernos de mensagens, o que permitiria “impulsionar a transformação” e reduziria “significativamente os gastos anuais do setor aéreo de mil milhões de dólares”.

Já o segundo pilar prevê a utilização de “etiquetas eletrónicas de bagagem, rastreamento por GPS e robótica”, ferramentas que vão permitir que os passageiros consigam rastrear as “suas bagagens em tempo real e ter transferências e chegadas mais tranquilas”.

O último pilar desta estratégia pretende “simplificar o processo de reclamação de bagagem, combater fraudes e melhorar a experiência do cliente para que as companhias aéreas possam resolver as reclamações dos passageiros mais rapidamente e ter melhor proteção contra fraudes relacionadas com a bagagem”.

“Este Roteiro consolidará o progresso de iniciativas anteriores para modernizar os processos de bagagem e adotará uma visão holística de onde precisamos estar daqui a 10 anos. Com a adesão de todas as partes interessadas, estamos mais bem posicionados do que nunca para melhorar a satisfação dos viajantes, oferecendo o serviço digital, automatizado e focado no cliente que eles recebem em muitos outros setores”, acrescenta Monika Mejstrikova.

O Roteiro Global de Bagagem da IATA está alinhado com os esforços que a IATA tem vindo a desenvolver para “modernizar as operações terrestres, aumentar a segurança e melhorar a experiência do passageiro”, com a associação a garantir que vai continuar a trabalhar “em estreita colaboração com as partes interessadas para desenvolver orientações de implementação, fornecer formação e monitorar o progresso”.

 

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Hertz agrava prejuízo para 397,8 milhões de euros no 1.º trimestre

A Hertz totalizou um prejuízo de 443 milhões de dólares (cerca de 397,8 milhões de euros) no primeiro trimestre, acima dos 186 milhões de dólares (166,9 milhões de euros) reportados em 2024, anunciou a empresa de rent-a-car.

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A Hertz registou um prejuízo de 443 milhões de dólares (cerca de 397,8 milhões de euros) no primeiro trimestre. Este resultado fica acima dos 186 milhões de dólares (166,9 milhões de euros) reportados em 2024, anunciando a empresa de rent-a-car que esta performance se deve, em parte, à descida nas vendas para os EUA.

Entre janeiro e março, as receitas da empresa atingiram 1.813 milhões de dólares (aproximadamente 1.626 milhões de euros), correspondendo a uma descida de 13% relativamente ao período homólogo.

No mercado dos EUA, a receita da Hertz foi de 1.490 milhões de dólares (1.336,5 milhões de euros), refletindo uma quebra de 14% face ao ano anterior.

Já no mercado internacional, a receita baixou 5% para 323 milhões de dólares (289,6 milhões de euros).

A empresa vendeu, no primeiro trimestre, 504.723 veículos, uma queda de 8% relativamente aos primeiros três meses do ano passado.

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Transavia France comemora 18 anos de operação em Portugal com 15M de passageiros transportados

Este verão, a Transavia disponibiliza 2,5 milhões de lugares e 21 rotas desde Portugal para França, Países Baixos e Bélgica, mantendo a aposta num mercado que, segundo a companhia aérea, continua a ser estratégico.

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A Transavia está a comemorar 18 anos de operação em Portugal, período ao longo do qual a transportadora aérea low cost do Grupo Air France-KLM já transportou 15 milhões de passageiros entre território nacional e França.

“Dezoito anos após o primeiro voo ter aterrado no Porto, a 12 de maio de 2007, Portugal continua a ser um mercado-chave para a Transavia France, a primeira companhia aérea entre os dois países”, assinala a transportadora, que considera que esta é uma “história de sucesso”, que vai ter continuidade no verão.

É que, este verão, a Transavia disponibiliza 2,5 milhões de lugares e 21 rotas desde Portugal para França, Países Baixos e Bélgica, numa operação que conta com novas rotas entre Bordéus e Faro, bem como entre Marselha e o Funchal.

“Portugal será, uma vez mais, um dos três principais mercados em termos de desempenho para a companhia low-cost do Grupo Air France-KLM”, indica ainda a companhia aérea, que conta atualmente com uma quota de mercado de 35%.

O 18.º aniversário da operação da Transavia France para Portugal foi assinalado com um voo especial para o Porto, que decorreu esta segunda-feira, 12 de maio, e no qual participaram vários responsáveis da companhia aérea, com destaque para Anne-Marie Couderc, presidente do Conselho de Administração do Grupo Air France-KLM, e o presidente e CEO da Transavia France, Olivier Mazzucchelli.

“Quase duas décadas depois, celebramos um país e um destino que continua a ser um mercado emblemático para a nossa companhia e, acima de tudo, um símbolo de confiança para todos os nossos clientes de lazer e de negócios”, congratula-se Olivier Mazzucchelli.

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Emirates teve o “melhor resultado da sua história” em 2024-2025

No último ano, a Emirates transportou 53,7 milhões de passageiros (mais 3%), com um aumento de 4% na capacidade e apresentou “o melhor desempenho da história da companhia aérea”, com um lucro líquido de 19,1 mil milhões de dirhams (5,2 mil milhões de dólares) e uma margem de lucro de 14,9%.

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O Grupo Emirates divulgou o Relatório Anual 2024-25 que, segundo um comunicado enviado à imprensa, confirmou “níveis recorde de lucro, EBITDA, receita e lucro líquido”, confirmando o melhor resultado da história da Emirates, que obteve um novo recorde de lucro líquido de 19,1 mil milhões de dirhams (5,2 mil milhões de dólares), com uma margem de lucro de 14,9%.

“A Emirates conquista o seu lugar como a companhia aérea mais rentável do mundo”, destaca a transportadora em comunicado, explicando que o seu lucro bruto chegou aos 21,2 mil milhões de dirhams (5,8 mil milhões de dólares), o que representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior, enquanto as receitas somaram 127,9 mil milhões de dirhams (34,9 mil milhões de dólares), mais 6% que em período homólogo do ano anterior.

No entanto, explica a Emirates, “as variações de câmbio e as desvalorizações em alguns dos principais mercados da companhia aérea tiveram um impacto negativo na rentabilidade da companhia em 718 milhões de dirhams (196 milhões de dólares)”.

A companhia aérea obteve ainda “o valor mais elevado de sempre de ativos em caixa”, num montante de 49,7 mil milhões de dirhams (13,5 mil milhões de dólares), que representa uma subida de 16% face a 31 de março de 2024.

Já o operating cash flow chegou ao valor recorde de 40,8 mil milhões de dirhams (11,1 mil milhões de dólares) em 2024-25, o que reflete “o seu forte desempenho comercial e permite à companhia aérea fazer crescer o negócio no futuro”.

Os custos operacionais totais registaram ainda um aumento de 4% em relação ao último exercício financeiro, com o combustível e o custo com os funcionários a destacarem-se como os “dois maiores componentes de gastos da companhia aérea em 2024-25, seguidos pelo custo de propriedade (depreciação e amortização)”.

“O combustível representou 31% dos custos operacionais, em comparação com 34% em 2023-24. A conta de combustível da companhia aérea diminuiu ligeiramente para 32,6 mil milhões de dirhmas (8,9 mil milhões de dólares) em comparação com 34,2 mil milhões de dirhams (9,3 mil milhões de dólares) no ano anterior, já que o preço médio do combustível mais baixo (queda de 10%), incluindo ganhos de hedge, compensou um aumento maior de 5% do aumento de voos”, explica a transportadora do Dubai.

No entanto, a Emirates indica que a forte procura dos passageiros em todos os segmentos permitiu obter “um novo recorde de lucro líquido de 19,1 mil milhões de dirhams (5,2 mil milhões de dólares), superando o resultado de 17,2 mil milhões de dirhams (4,7 mil milhões de dólares) do ano passado com uma margem de lucro excecional de 14,9%”.

“Este é o melhor desempenho na história da companhia aérea e na indústria aérea para o ano de referência 2024-25”, destaca a transportadora, que transportou um total de 53,7 milhões de passageiros (mais 3%) em 2024-25, com um aumento de 4% na capacidade.

Já o Passenger Seat Factor foi de 78,9%, com um declínio marginal de 79,9% no ano passado, enquanto o Passenger yield manteve-se consistente em 36,6 fils (10,0 cêntimos de dólar) por Revenue Passenger Kilometre (RPKM).

Tal como a companhia aérea, também o Grupo Emirates, que além da transportadora inclui também a dnata, responsável pelos serviços aeroportuários do Dubai, registou resultados recorde, com um lucro bruto de 22,7 mil milhões de dirhams (6,2 mil milhões de dólares), aumento de 18% face ao ano anterior, e uma receita de 145,4 mil milhões de dirhams (39,6 mil milhões de dólares), num aumento de 6% face a igual período do ano anterior.

Já os ativos em dinheiro chegaram aos 53,4 mil milhões de dirhams (14,6 mil milhões de dólares), crescimento de 13%, e o EBITDA foi o “mais elevado de sempre”, chegando aos 42,2 mil milhões de dirhams (11,5 mil milhões de dólares), num aumento de 6%, que demonstra a “forte rentabilidade operacional” do grupo.

Tal como os resultados financeiros, também a capacidade total de passageiros e carga da Emirates cresceram no último ano, numa subida de 4% para 60 mil milhões de ATKMs em 2024-25, recuperando para níveis próximos dos anteriores à pandemia

Além  da Emirates, os resultados do grupo foram também influenciados pela dnata, que “registou um crescimento e desempenho sólidos em todas as suas unidades de negócio”, com um lucro bruto de 1,6 mil milhões de dirhams (430 milhões de euros), mais 2% do que no ano passado, enquanto as receitas chegaram aos 21,1 mil milhões de dirhams (5,8 mil milhões de dólares), subida de 10%, e os ativos em caixa somaram 3,7 mil milhões de dirhams (mil milhões de dólares).

“O Grupo declara um dividendo 6 mil milhões de dirhams (1,6 mil milhões de dólares) ao seu proprietário, a Investment Corporation of Dubai (ICD)”, lê-se ainda no comunicado divulgado, que realça, contudo, que este foi “o primeiro ano financeiro em que o imposto corporativo dos EAU, decretado em 2023, foi aplicado ao Grupo Emirates”, pelo que, depois de contabilizados os 9% de impostos, o lucro líquido do grupo ficou nos 20,5 mil milhões de dirhams (5,6 mil milhões de dólares).

Segundo Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor Executivo da companhia aérea e do Grupo Emirates, “o setor da aviação do Dubai tornou-se uma força influente na cena mundial”, motivo pelo qual a companhia aérea e o grupo têm vindo a apostar “no fornecimento de excelentes produtos e serviços”, assim como na tecnologia e no talento, de forma a aumentar a sua “vantagem competitiva”.

“Cuidamos dos nossos colaboradores e dos nossos passageiros e trabalhamos arduamente para ter um impacto positivo nas nossas comunidades. Não cortamos caminho e não tomamos atalhos que ponham em risco o nosso futuro para obter ganhos a curto prazo. Ao construir os nossos modelos de negócio em torno destes princípios e dos pontos fortes únicos do Dubai, o Grupo Emirates tem prosperado e permanecido resiliente através dos desafios geopolíticos e socioeconómicos ao longo dos anos”, acrescenta o responsável.

Em 2024-25, o Grupo Emirates investiu 14 mil milhões de dirhams (3,8 mil milhões de dólares) em novos aviões, instalações, equipamentos, empresas e nas mais recentes tecnologias para apoiar os seus planos de crescimento.

Já a força de trabalho do grupo de aviação do Dubai cresceu 9%, para 121.223 funcionários, naquele que é o “maior número de sempre” e que deverá aumentar nos próximos tempos, uma vez que a “Emirates e a dnata continuaram a atividade de recrutamento em todo o mundo para apoiar suas operações em expansão e aumentar suas capacidades futuras”.

Entusiasmo e otimismo para 2025-2026

Depois dos resultados recorde de 2024-2025, o Grupo Emirates mostra-se confiante de que o próximo ano será igualmente positivo, com Ahmed bin Saeed Al Maktoum a adiantar que o grupo entra no próximo ano “com entusiasmo e otimismo” graças à “excelente situação financeira” que detém.

“A nossa excelente situação financeira permite-nos continuar a desenvolver e a expandir os nossos modelos de negócio com sucesso. Embora alguns mercados estejam nervosos com as restrições ao comércio e às viagens, a volatilidade não é nova no nosso setor. Simplesmente adaptamo-nos e navegamos à volta destes desafios”, afirma o presidente e diretor Executivo da companhia aérea e do Grupo Emirates.

A companhia aérea prevê que, este ano, a conectividade seja reforçada com a entrega prevista de 16 aviões A350s e outros quatro Boeing 777 de carga, que vão fornecer à Emirates a “capacidade necessária para atender à procura dos passageiros”.

“O nosso programa de modernização continuará a bom ritmo para oferecer aos nossos passageiros os mais recentes produtos da Emirates e uma experiência mais consistente em toda a nossa frota A380, 777 e A350”, acrescenta o responsável.

 

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Transportes

Número de passageiros nos aeroportos nacionais volta ao positivo em março

O movimento de passageiros regressou a números positivos no mês de março de 2025, registando uma subida de 2,1% face a igual mês de 2024, depois de ter descido 0,5% em fevereiro relativamente ao mesmo mês do ano passado. Também o número de aeronaves a aterrar e descolar nos aeroportos portugueses subiu.

Victor Jorge

Os aeroportos portugueses registaram, março de 2025, o movimento de 5,4 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 2,1% face ao terceiro mês de 2024, quando no mês anterior de fevereiro tinha caído 0,5%, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A informação indica, igualmente, que no terceiro mês de 2025 registou-se o desembarque médio diário de 88,2 mil passageiros, valor superior ao registado em março de 2024 (86,5 mil; +1,9%).

Quanto ao número de voos, o INE revela que aterraram nos aeroportos nacionais 18,7 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a uma subida de 2,5% face a período homólogo de 2024, quando no mês anterior de fevereiro se tinha verificado uma ligeira descida de 0,2%.

82,5% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,3 milhões de passageiros (+2,4%), na maioria provenientes do continente europeu (67,9% do total), correspondendo a um crescimento de 1,3% face a março de 2024. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,5% do total de passageiros desembarcados (+4,8%).

Relativamente aos passageiros embarcados, 82% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,2 milhões de passageiros (+3%), tendo 69,2% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 3% face a março de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (8,6% do total; +1,2%).

Lisboa foi o principal ponto de movimento de passageiros, registando 2,845 milhões de passageiros, ou seja, uma subida de 0,4% face ao terceiro mês de 2024. Já o Porto viu o número de passageiros aumentar em 3,3% para 1,250 milhões de passageiros, enquanto Faro registou uma subida ainda maior (+4,5%) para 567 mil passageiros.

Trimestre positivo
No primeiro trimestre de 2025 os aeroportos nacionais registaram um total de 13,953 milhões de passageiros, correspondendo a uma subida de 2,4% face ao mesmo período de 2024 e +5,9% relativamente ao trimestre homólogo de 2019.

Quanto ao tráfego de aeronaves, o INE indica que movimentaram-se mais de 50 mil aviões nos aeroportos portugueses.

Na divisão de passageiros pelos principais aeroportos nacionais, verifica-se que o aeroporto de Lisboa movimentou 54,6% do total de passageiros (7,6 milhões), +1,4% comparando com o primeiro trimestre de 2024. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 4% no movimento de passageiros (1,2 milhões; 8,9% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 23% do total de passageiros movimentados (3,2 milhões) e aumentou 2,6%.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais no primeiro trimestre de 2025, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado um ligeiro crescimento no número de passageiros desembarcados e um decréscimo no número de passageiros embarcados face ao mesmo período de 2024 (+0,4% e -1,3%, respetivamente). Reino Unido e Espanha ocuparam a 2.ª e 3.ª posições, como principais países de origem e de destino. A Alemanha ocupou a 4.ª posição. A 5.ª posição foi ocupada pelo Brasil enquanto país de origem e pela Itália enquanto país de destino dos voos.

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