Edição Digital: Enoturismo, Madeira, Marrocos, BTL 2023, HCollective e o regresso da neve
A última edição do ano de 2022 do jornal Publituris destaca a importância do enoturismo no universo do turismo nacional, confirmada no 1.º Roadshow do Enoturismo Atlântico Bairrada Lisboa, organizado recentemente pelo jornal Publituris, em parceria com as Comissões Vitivinícolas de Bairrada e de Lisboa. Além disso, destaque para a Madeira, destino Marrocos, antevisão da BTL 2023, os eventos da HCollective, e o regresso da neve.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A próxima edição do jornal Publituris, a última deste ano de 2022, faz capa com o segmento que está a assumir cada vez mais relevância no turismo nacional. O enoturismo contribui, já com alguma escala, para o desenvolvimento do turismo em Portugal, em particular no mercado internacional. Produtores, agentes e operadores turísticos e Comissões Vitivinícolas estão de acordo quanto à importante diversificação e criação de receitas que este nicho de mercado, em franca expansão, gera para os negócios vinícolas e turísticos.
O 1.º Roadshow do Enoturismo Atlântico Bairrada Lisboa, organizado recentemente pelo jornal Publituris, em parceria com as Comissões Vitivinícolas de Bairrada e de Lisboa, confirmou isso mesmo.
Na Madeira, em véspera de mais um réveillon, a região é um destino “obrigatório” nesta época do ano. A capitalizar o facto de ter sido, novamente, eleita como “Melhor Destino Insular do Mundo”, o secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, salienta que comunicar este prémio “adiciona valor ao que apresentamos ao mercado”.
Para já, num inquérito realizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a Região Autónoma da Madeira lidera a taxa de ocupação para o Natal a nível nacional, tanto nas reservas que se encontravam feitas entre 2 e 12 de dezembro, como na previsão que faz para este período, com 61%, antecipando chegar aos 73% de taxa de ocupação. Para o Ano Novo, os dados indicam que a Madeira também lidera a taxa de ocupação nacional (81%) tendo em conta as reservas atuais, esperando atingir uma taxa de 89%.
A 31 de outubro, a easyJet abriu a sua primeira rota entre Portugal e Marrocos, passando a voar entre a capital portuguesa e a cidade de Marraquexe, numa operação com dois voos por semana, às sextas e segundas-feiras, que é ideal para que os portugueses partam à descoberta de Marrocos, numa escapadinha de quatro dias na ‘cidade vermelha’, nome pelo qual Marraquexe é conhecida desde a antiguidade, devido à cor avermelhada das suas muralhas e grande parte dos edifícios. O Publituris viajou até lá, a convite da companhia aérea, e confirmou que a história e modernidade está à distância de um fim-de-semana.
Ainda no “Meeting Industry”, Dália Palma, gestora da feira BTL, faz uma antevisão do que será o evento que se realiza de 1 a 5 de março de 2023. Para começar, “o ponto de partida, a BTL 2022, é fantástico”, refere a responsável, indicando que a BTL é “o marketplace do setor do turismo, o ponto de encontro entre a oferta e a procura”.
Presente no mercado desde 2007, a HCollective oferece uma panóplia de serviços, desde eventos físicos a digitais, experience boxes, booking de talentos a storytelling digital. Com o ano de 2022 a revelar uma “avalanche” de eventos, André Henriques, partner e CEO da HCollective, admite um regresso aos eventos físicos, embora saliente que se “sente uma vontade de tornar os eventos menos opulentos e dispendiosos”.
O dossier desta edição tem como tema a neve. Se oferta de neve “está de volta”, os profissionais que promovem estes destinos a admitem que este regresso se processa de forma “moderada e gradual”. Contudo, a “síndrome de privação” impelirá a maioria a passar uns dias na neve, o que leva a um otimismo a quem tem oferta neste mercado, embora reconheça tratar-se de um produto nicho.
Os destaques das ofertas de neve pertencem à Sporkis, Agência Abreu, Ski Clube e Ávoris.
Falar de neve em Portugal, é falar (obrigatoriamente) da Serra da Estrela, na região Centro de Portugal. Para Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, as imagens da Serra da Estrela coberta de neve “são um ativo muito importante em termos de comunicação e promoção”. Por isso, diz ao Publituris que “o Centro de Portugal tem o privilégio de ter a marca mais forte do país enquanto destino de neve”.
Já a Suíça é por excelência um dos destinos mais procurados para a prática de desportos de neve. Leslie Bent, Manager Portugal da Suíça Turismo, refere que o número de portugueses a visitar a neve suíça está quase ao nível de 2019 e, de acordo com as primeiras estimativas dos fornecedores de turismo suíços, espera-se que este Inverno 2022 – 2023 seja “novamente bem-sucedido”.
Além do Pulse Report da guestcentric, as opiniões desta edição pertencem a Ana Jacinto (AHRESP); Jaime Quesado (economista e gestor); Mariana Marques (ISG); Manuel de Carvalho e Sousa (ISAG – European Business School), e Pedro Mendes (Th1nk); Amaro F. Correia (Atlântico Business School); e António Paquete (economista e consultor de empresa).
Boas leituras e até para o ano!
Leia a edição aqui.