Nova esperança para o Colégio de São Fiel em Castelo Branco
O Turismo de Portugal anuncia na sua página oficial o lançamento, no próximo dia 20 de dezembro, do concurso de concessão do Colégio de São Fiel localizado em Louriçal do Campo (Castelo Branco) no âmbito do Programa Revive.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A sessão, que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco, contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que fará o encerramento da cerimónia.
De acordo com o programa da sessão disponibilizado pelo Turismo de Portugal, a abertura ficará a cargo de Leopoldo Martins Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, seguindo-se a apresentação do balanço do Programa Revive, por Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal, bem como do concurso para o Colégio de São Fiel.
Refira-se que o Programa Revive é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, que visa promover e agilizar os processos de rentabilização e preservação de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afetação a uma atividade económica com finalidade turística, gerar riqueza e postos de trabalho, promover o reforço da atratividade de destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento de várias regiões do país.
Esta não é a primeira vez que é lançado concurso de concessão para este imóvel no âmbito do Programa Revive. Nos dois processos concursais não houve nenhum concorrente, recordava recentemente o presidente da autarquia de Castelo Branco, que reiterou “preocupação pelo Colégio de São Fiel, pois preocupa-nos o estado em que se encontra”, concluindo que “esperamos que haja propostas e uma boa solução”.
O Colégio de São Fiel, localizado na aldeia de Louriçal do Campo, em Castelo Branco, foi um dos imóveis largamente afetados pelo incêndio de 15 de agosto de 2017, que devastou uma boa parte dos seus 14 mil m2.
O Governo e a Câmara Municipal de Castelo Branco estão, de novo, a tentar dar nova vida àquele que já foi um orfanato e, mais tarde, uma escola dos Jesuítas, que o transformaram num dos melhores estabelecimentos de ensino em Portugal.