Foster + Partners desenha um dos maiores aeroportos do mundo na Arábia Saudita
A Foster + Partners é o gabinete responsável pelo projeto de um dos maiores aeroportos do mundo. O Aeroporto Internacional King Salman terá seis pistas e capacidade para 185 milhões de passageiros, em 2050.
Victor Jorge
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O gabinete de arquitetura britânico Foster + Partners ficou responsável por desenhar o Aeroporto Internacional King Salman de seis pistas em Riade, que deve tornar-se um dos maiores aeroportos do mundo.
Batizado em homenagem ao rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, o Aeroporto Internacional Rei Salman incorporará os terminais existentes com o nome do ex-rei Khalid bin Abdulaziz Al Saud.
Juntamente com o Aeroporto Internacional King Salman, que deve acomodar até 120 milhões de viajantes até 2030 como um dos maiores aeroportos do mundo, a Foster + Partners também está a projetar 12 quilómetros quadrados de instalações residenciais e recreativas, lojas de comércio e instalações de apoio ao aeroporto.
Até 2050, prevê-se que a capacidade de passageiros aumente para 185 milhões de viajantes, com capacidade para processar 3,5 milhões de toneladas de carga.
“Olhando para o futuro, o novo Aeroporto Internacional King Salman reimagina o terminal tradicional como um único hub, servido por várias entradas”, refere o chefe do gabinete Foster + Partners, Luke Fox.
“O terminal tem muito do lugar onde se encontra instalado e conecta os passageiros às experiências sensoriais da cidade, com elementos naturais, luz temperada e instalações de última geração”.
O gabinete refere ainda que o aeroporto funcionará como “um centro logístico global, estimulará o transporte, o comércio e o turismo e atuará como uma ponte ligando o Oriente ao Ocidente”.
De acordo com a Foster + Partners, o projeto levará em consideração a identidade de Riade e a cultura saudita, afim de criar uma “experiência de viagem única”, além de obter a certificação LEED Platinum, avançando o gabinete que o aeroporto utilizará energia renovável e incorporará “iniciativas ecológicas de ponta” no seu projeto.
O Aeroporto Internacional King Salman é o terceiro aeroporto projetado pela Foster + Partners na Arábia Saudita. A construção do Aeroporto Internacional do Mar Vermelho já começou, “inspirado nas cores e texturas da paisagem do deserto”.
O gabinete também está a projetar um terminal de aeroporto privado e uma torre de controle para Amaala, um resort de luxo na costa do Mar Vermelho, o que levou a Foster + Partners a retirar-se do movimento “Architects Declare”, do qual era signatário.
Além disso, está a projetar vários projetos destinados a construir o turismo na Arábia Saudita, incluindo o hotel Southern Dunes e um hotel em forma de anel sobre palafitas como parte do Projeto Mar Vermelho na costa oeste do país.
Projetos anteriores desenhados pelo gabinete no país incluem um quarteto de estações ferroviárias de alta velocidade em Meca, Medina, Jeddah e King Abdullah Economic City.
O grupo de ativistas “Cimate, Architects Climate Action Network”, pediu ao gabinete que abandonasse o aeroporto de Amaala, que servirá exclusivamente o aeroporto de luxo, ou que se retirasse do grupo de ação de mudança climática “Architects Declare”.