Sevenair quer voar em Portugal com aviões elétricos a partir de 2030
A Sevenair conta adquirir três aviões elétricos, com opção de mais três, da startup sueca Heart Aerospace, aparelhos que podem voar até 200 quilómetros com carga elétrica e têm capacidade para 30 pessoas.

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A Sevenair quer ser a primeira companhia aérea a nível mundial a voar com aeronaves totalmente elétricas, num objetivo apontado para 2030, avança a Lusa, que cita o administrados da companhia aérea regional portuguesa.
“Esperamos que, de acordo com a expectativa, em 2027 ou 2028, a aeronave esteja certificada e em 2030 sejamos a primeira companhia aérea mundial a voar 100% elétrica”, indicou Alexandre Alves à Lusa, explicando que o objetivo é usar o avião ES-30, que é totalmente elétrico e tem capacidade para 30 pessoas.
O aparelho vai ter capacidade para voar até 200 quilómetros com carga elétrica e conta ainda com uma pequena turbina alimentada por combustível sustentável que abastece essas baterias e permite “duplicar a autonomia até 400 quilómetros”.
Segundo Alexandre Alves, trata-se de um projeto “com muita sustentabilidade” e a Sevenair conta adquirir três destes aparelhos projetados pela startup sueca Heart Aerospace, com “opção de mais três”, estimando-se que cada avião possa custar cerca de 10 milhões de euros.
A aeronave ainda está em fase de projeto, de testes, mas o ‘target’ é andar à volta de pouco acima de uma dezena de milhões de euros [cada aeronave]”, revelou o responsável à Lusa, à margem da Portugal Air Summit, em Ponte de Sor.
Alexandre Alves revelou ainda que já existem no mundo outras empresas interessadas na aquisição da aeronave, existindo nesta altura cerca de “400 encomendas”.
“Sendo Portugal um país pequeno e sendo nós operadores de voos muito curtos, a nossa operação e o nosso país são perfeitos para este tipo de aeronave e, por isso, estamos a tentar ser o país lançador e a companhia lançadora”, acrescentou.
Alexandre Alves acredita ainda que esta aeronave “vai mudar o paradigma” do mercado, uma vez que os custos vão “baixar brutalmente”, o que vai permitir reduzir também as tarifas aos passageiros.
“Com uma aeronave que hoje operamos, com 19 lugares e combustível tradicional, estamos a falar de um voo de ida e volta (Lisboa/Évora) que pode custar quatro mil euros e com esta aeronave talvez metade”, exemplificou.
A Sevenair opera em linha aérea regional com voos diários ´charter` para vários destinos em Portugal, como Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais ou Portimão.