Setúbal integra projeto europeu ‘Smart Tourism Destination’
Setúbal é um dos 48 destinos selecionados para o projeto “Smart Tourism Destination 2022/2023”. Além do destino Setúbal, a Associação Zasnet – Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica, e o Turismo dos Açores estão entre os representantes portugueses.

Publituris
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
SET destaca a importância de “distribuir os eventos por todo o território”
“Este é um setor de soluções e não de problemas”, assume presidente da APECATE
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Setúbal é um dos 48 destinos turísticos europeus selecionados para o projeto “Smart Tourism Destination 2022/2023”, cuja primeira reunião se realizou recentemente na sede de Comissão Europeia, em Bruxelas, Bélgica.
O município de Setúbal, a Associação Zasnet – Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica, e o Turismo dos Açores são os três únicos representantes portugueses neste programa que procura apoiar e facilitar o acesso a produtos, serviços de turismo e hospitalidade através da inovação tecnológica.
O “Smart Tourism Destination”, promovido pela Comissão Europeia, traduz-se na “implementação de soluções digitais inovadoras para tornar o turismo sustentável e acessível, aproveitando o património cultural e a criatividade para melhorar a experiência turística dos utilizadores”.
No encontro realizado na Comissão Europeia, com representações dos 48 destinos, de 21 países, selecionados para este programa europeu, o diretor do Departamento de Comunicação e Turismo da Câmara Municipal de Setúbal, Sérgio Mateus, realçou que a integração da cidade neste projeto “é um salto qualitativo e de reconhecimento do trabalho efetuado pelo município na área do turismo, em parcerias estreitas com os vários agentes”.
O dirigente adiantou ainda que a participação de Setúbal neste projeto europeu “permite que o turismo local entre numa fase de amadurecimento e redefinição na esfera estratégica, com o objetivo de atrair um turismo de qualidade, não massificado, e com uma oferta variada e qualificada enquanto destino”.
Sérgio Mateus, ao afirmar que “as 48 cidades que integram o programa europeu têm realidades dispares”, evidenciou o objetivo comum de aumento da qualidade em detrimento da quantidade. “Destinos como Barcelona, Ibiza, Fuerteventura, Dublin ou Malta estão a procurar, através do ‘Smart Tourism Destination’, reduzir a massificação do turismo, a qual levanta sérios problemas de convivência com as populações locais.”
O programa Smart Tourism Destination 2022/2023 vai promover, durante os próximos meses, um vasto conjunto de desafios e objetivos que os participantes terão de alcançar com o objetivo de fomentar um turismo inteligente, responsável e sustentável na União Europeia. Em Setúbal o projeto será desenvolvido em parceria com agentes públicos e privados da região, nomeadamente com a Associação da Baía de Setúbal.
O desenvolvimento de uma melhor compreensão dos impactes do turismo nos destinos, nas economias e comunidades, é outra das metas desta ação, a qual é pautada pelo envolvimento de um grande número de partes interessadas, incluindo formuladores de políticas, setores privados e públicos, profissionais e académicos.
O grupo de selecionados para o Smart Tourism Destination 2022/2023 é caracterizado pela heterogeneidade, com diferentes realidades e maturidades das cidades enquanto destinos turísticos, estando presentes destinos como Barcelona, Benidorm, Ibiza, Gran Canaria e Fuerteventura, todos em Espanha, Bruxelas, na Bélgica, Ljubliana, na Eslovénia, Gotemburgo, na Suécia, Riga, na Letónia, Cracóvia, na Polónia, Dublin, na Irlanda, Helsínquia, na Finlândia, e Capri e Génova, na Itália.
O desenvolvimento do trabalho neste programa europeu é realizado em agrupamentos, com coordenação assegurada por experts nomeados pela Comissão Europeia, sendo que a cidade de Setúbal integra o grupo com os destinos de Portugal e Espanha selecionados para esta edição.
No caso do grupo de Setúbal, a coordenação está a cargo da professora catedrática Estrella Diaz Sánchez, reconhecida investigadora da Universidade de Castilla-La Mancha que lidera um projeto Horizon 2020 intitulado “Smart Tourism Challenges”, cuja carreira tem sido focada no desenvolvimento de diferentes linhas de pesquisa como comportamento do consumidor, marketing turístico e novas tecnologias.