Turismo marroquino a caminho da recuperação
Depois de uma longa espera, o verão de 2022 terá finalmente sido o verdadeiro ponto de partida para a recuperação do turismo em Marrocos.

Carolina Morgado
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
“Vinho da Casa” vai apresentar 100 vinhos, 20 produtores, durante 3 dias, em Lisboa
As receitas e o número de chegadas durante os primeiros 7 meses, e mais particularmente junho e julho, mostram um relativo retorno ao nível pré-Covid.
Os últimos números oficiais atestam que mais de 3,2 milhões de turistas visitaram o país durante os meses de junho e julho de 2022, incluindo 2 milhões em julho, ou 65%. Este fluxo traduziu-se no registo de 3,8 milhões de dormidas no mesmo período.
O turismo marroquino conseguiu recuperar todas as chegadas registadas no mesmo período de 2019, ou seja, antes da pandemia. Para Marrocos e os profissionais do setor, a recuperação já não é uma esperança frágil, mas uma realidade tangível no terreno, uma vez que o destino está a recuperar gradualmente a sua atratividade, apesar de um ligeiro aumento do preço dos bilhetes de avião.
Em termos de receitas cambiais, o setor gerou 27,3 mil milhões de dirhams (MMDH) durante o primeiro semestre de 2022, ou seja, uma taxa de recuperação de 81% de 2019, face ao encerramento das fronteiras durante as primeiras cinco semanas deste ano. Só o mês de junho representa aproximadamente 25% dessas receitas.
Quanto ao primeiro semestre de 2022, o número de chegadas foi de 3,4 milhões de turistas, quatro vezes mais do que em 2021, e 61% do número de turistas que visitaram Marrocos no mesmo período de 2019. Contando com as chegadas de turistas em julho, o país contou com um total de 5,4 milhões de entradas nos primeiros sete meses do ano.