Turismo de Portugal e Fundação Saramago lançam plataforma digital dedicada ao Turismo Literário
No âmbito do projeto “Viagem a Portugal Revisited”, o Turismo de Portugal lançou uma plataforma digital através da qual é possível conhecer os itinerários de turismo literário inspirados na obra de José Saramago.

Publituris
Travel Experts assina três primeiros contratos na BTL
CATAI e Iberia mostram os seus produtos e experiências para o Japão a agentes de viagens em Lisboa
Aeroporto de Beja ganha novo hangar de manutenção
Azul retoma voos com aviões a jato para Fernando de Noronha a 7 de maio
A região que deixou de ser um segredo para tornar-se uma história de sucesso
Aeroportos nacionais voltaram a registar “máximo histórico” de passageiros em janeiro
“Os números comprovam a atração crescente do Algarve”, reconhece presidente da CTP
Octant Furnas passa a 5 estrelas
AHETA promove Conferência Turismo +30 com o tema “Acrescentar valor ao Algarve”
IATA atualiza calculadora CO2 Connect e inclui reduções de emissões com uso de SAF
O Turismo de Portugal e a Fundação Saramago lançaram esta segunda-feira, 12 de setembro, a plataforma digital www.viagemaportugalrevisited.pt, dedicada ao projeto “Viagem a Portugal Revisited” e através da qual é possível os itinerários de turismo literário inspirados na obra de José Saramago “Viagem a Portugal”.
Esta plataforma, cujo lançamento decorreu na Biblioteca Palácio Galveias, no âmbito das comemorações do centenário de José Saramago, vai promover “Portugal como destino de Turismo Literário”, com base num conjunto de itinerários recriados por autores contemporâneos nacionais e internacionais.
José Luís Peixoto foi um dos escritores contemporâneos que aceitaram o desafio de recriar os roteiros de Saramago, com o Turismo de Portugal a explicar que este autor “foi convidado a revisitar seis destes locais e assumiu o papel de anfitrião de cinco autores internacionais que reinterpretam os roteiros originais: Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (EUA), Laura Restrepo (Espanha) e Leila Slimani (França)”.
“Em cada local revisitado, os autores escreveram sobre esse destino, criando textos originais que são complementados com vídeos, fotografias e roteiros atuais em diferentes “paisagens literárias” no território”, acrescenta o Turismo de Portugal, indicando que os 12 locais de revisitação identificados são Guimarães/Citânia de Briteiros, Bragança, Vila Real, Guarda/Pinhel/Cidadelhe, Coimbra, Tomar/Constância, Mafra, Setúbal, Évora/Montemor-o-Novo, Beja, Alcoutim e Lagos.
Através da nova plataforma, que está disponível em português, espanhol e inglês, os itinerários podem ser descobertos de forma interativa e dinâmica, usando mapas 3D com a tecnologia Google Earth.
O Turismo de Portugal garante ainda que vai promover a nova plataforma Viagem a Portugal Revisited” em mercados estratégicos como Reino Unido, Espanha, Brasil e Estados Unidos da América.
“Este é um projeto enquadrado na estratégia que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver no contexto do Turismo Literário, promovendo experiências inovadoras que possam comunicar o património literário da língua portuguesa, promover as visitas ao longo de todo o ano e em todo o território, através de rotas e paisagens literárias associadas a escritores e obras literárias de referência”, acrescenta o Turismo de Portugal.