Governo lança grupo de trabalho para atrair eventos desportivos internacionais
Novo grupo de trabalho, que conta com a participação dos secretários de Estado do Turismo e do Desporto, “deverá apresentar os primeiros resultados até ao final do presente ano”.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O Governo decidiu criar um grupo de trabalho para “preparar uma estratégia integrada de captação de eventos desportivos internacionais de interesse turístico para Portugal”, que conta com a participação da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, assim como do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.
Num comunicado enviado à imprensa, o Gabinete do Ministro da Economia e do Mar, explica que este grupo de trabalho “deverá apresentar os primeiros resultados até ao final do presente ano” e que, além dos dois governantes, inclui também o Turismo de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, a Fundação do Desporto e a Associação Nacional de Municípios.
A estratégia que vai ser preparada vai servir de “base de mobilização dos agentes desportivos e turísticos”, nomeadamente através da promoção da sua “qualificação e capacitação”, esperando-se que contribua também para valorizar e promover “um maior aproveitamento dos seus equipamentos e competências”.
“Por outro lado, a estratégia também trará um maior valor-acrescentado para as comunidades locais ao mesmo tempo que promoverá valores como a saúde, bem-estar, superação e autorrealização de todos os envolvidos, praticantes e profissionais”, acrescenta o comunicado divulgado.
Segundo Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, este grupo de trabalho vai ficar encarregue de “apurar o impacto económico, financeiro e social dos eventos desportivos internacionais acolhidos e apoiados em 2019/22”, sendo também responsável pela criação de “uma matriz proporcional de apoio público que será investida na captação e organização de eventos desportivos em Portugal”, de forma a promover o país “enquanto destino de turismo desportivo”.
Já João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto, sublinha que “Portugal tem mostrado nos últimos anos que é um destino de excelência para este tipo de eventos, tendo organizado com reconhecido sucesso torneios e fases finais bastante prestigiados”, defendendo, por isso, que chegou a hora de aproveitar “a experiência e o reconhecimento internacional acumulado”.
“O Governo quer consolidar a posição portuguesa enquanto organizador de eventos desportivos das mais diversas modalidades, apostando igualmente nos eventos internacionais de desporto feminino”, acrescenta o governante.