Governo dos Açores aprova injeção de capital de 144,5M€ na SATA Air Açores
O Governo Regional dos Açores diz que esta injeção de capital “determina a assunção, pela Região Autónoma dos Açores, de dívida da SATA Air Açores, e a sua posterior conversão em capital social da empresa no montante total de 173,75 milhões de euros”.

Publituris
Susana Fonseca é a nova diretora geral da Airmet Portugal
Moçambique exige pré-registo de entrada mesmo para países isentos de visto
Votação para os “Portugal Travel Awards 2025” arranca a 26 de maio
Cuba perde quase 30% de turistas internacionais no 1.º trimestre
MSC Cruzeiros lança promoção para o MSC Yacht Club
Lince Capital aquire 35% da AlgarExperience
Nova Edição da Publituris Hotelaria: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal
2.ª edição do Wine Destination Portugal será de 10 a 15 de novembro em Lisboa
Arranca ligação direta entre Nova Iorque e Faro
Melhores vinhos produzidos no Douro Superior estão de regresso a Vila Nova de Foz Côa
O Governo Regional dos Açores autorizou esta quinta-feira, 21 de julho, a injeção de capital de 144,5 milhões de euros na SATA Air Açores, a companhia do Grupo SATA que realiza voos entre as ilhas açorianas.
De acordo com a Lusa, que cita um comunicado do Conselho do Governo Regional dos Açores, esta aprovação prevê que os 144,5 milhões de euros sejam posteriormente convertido em capital social da empresa.
O comunicado divulgado diz que esta injeção de capital “determina a assunção, pela Região Autónoma dos Açores, de dívida da SATA Air Açores, e a sua posterior conversão em capital social da empresa no montante total de 173,75 milhões de euros”.
Por outro lado, acrescenta o documento, a ação “concede garantia sobre empréstimo de bancos e/ou outras entidades financeiras, a contrair pela SATA Air Açores, no montante de 135 milhões de euros”.
Aos jornalistas, Artur Lima, vice-presidente do executivo açoriano, explicou que se trata de uma “transposição, para o normativo legal da região, do que foi acertado com a União Europeia”, no âmbito do processo de reestruturação da companhia aérea açoriana.
Recorde-se que a Comissão Europeia aprovou, a 7 de junho, uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea açoriana SATA até 2025, no valor de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais.
A verba aprovada divide-se em empréstimos diretos de 144,5 milhões de euros e assunção de dívida de 173,8 milhões de euros, num total de 318,25 milhões de euros a converter em capital próprio, e em garantias estatais de 135 milhões de euros concedidas até 2028 para financiamento facultado por bancos e outras instituições financeiras.
“Herdámos uma SATA destruída, em falência”, lamentou Artur Lima, destacando a criação por parte do atual Governo Regional da Tarifa Açores, de viagens interilhas para residentes até 60 euros.
As dificuldades financeiras da SATA são conhecidas, pelo menos, desde 2014, altura em que a companhia aérea detida na totalidade pelo Governo Regional dos Açores começou a registar prejuízos.