“Be Our Guest” analisou boas práticas no controlo de custos de uma unidade hoteleira
O impacto do controlo de custos no desempenho financeiro dos hotéis foi tema da segunda conversa da série “Be Our Guest”, o novo projeto da ADHP. A sessão recebeu João Pedro Figueira, diretor de Operações da Ace Hospitality Management.
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As conversas “Be Our Guest” convidam diretores de hotéis de referência a falar sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor do turismo e são organizadas pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal na última segunda-feira de cada mês, às 19 horas.
A moderação da sessão ficou a cargo de Fernando Garrido, presidente da ADHP. Em discussão esteve o tema “Boas práticas no controlo de custos de uma unidade hoteleira”, e que pode ser visualizado no seu canal de YouTube: https://youtu.be/Yanygjxf6rc
Numa sessão que contou com diversos associados da ADHP e players do setor, João Pedro Figueira abordou temáticas centrais na discussão do controlo de custos, cada vez mais relevante “pela conjuntura atual”.
O diretor de Operações da Ace Hospitality Management destacou o papel de um bom controlo de custos para a implementação de uma estratégia sólida. “Permite entender melhor o negócio, ajuda a tomar decisões fundamentadas, permite criar um histórico importante para novas estratégias, é uma excelente ferramenta de budget, deteta de forma fácil desvios que podem ser corrigidos a tempo útil”, explicou.
Realçando a componente de F&B como especialmente desafiante para o controlo de custos, João Pedro Figueira elencou um conjunto de boas práticas que resultam na diminuição do desperdício e na entrega de um produto final de elevada qualidade. Entre o acompanhamento da sazonalidade dos alimentos, o correto armazenamento dos ingredientes, o redesenho frequente das cartas e o recurso a máquinas para uma maior segurança alimentar, o gestor apresentou soluções com impacto significativo no desempenho financeiro de um hotel
O responsável analisou ainda, o papel da estandardização para o bom funcionamento de uma unidade, numa altura em que a alta rotatividade de profissionais se tornou num desafio particularmente dispendioso para os hotéis.
“Manuais de procedimentos vão dar segurança a todo o processo [de trabalho] e minimizar custos. Cada vez que conseguimos mostrar a um colaborador, de forma sistemática, como vai ser o dia a dia dele, vai dar-lhe conforto e vai permitir-nos trabalhar de forma sustentada”.
Neste capítulo, João Pedro Figueira alertou para a importância da valorização dos funcionários e para o seu envolvimento nas tomadas de decisões, incidindo sobre a questão dos recursos humanos. o valor dos estágios e da relação entre a academia e o mercado laboral.
O diretor de Operações da Ace Hospitality Management enumerou, por outro lado, um conjunto de ferramentas de análise que asseguram uma gestão de custos mais eficiente e fundamentada, destacando a importância, a nível do diagnóstico e da previsão, dos indicadores de performance (KPI) e da informação histórica.