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Hotelaria

“Be Our Guest” analisou boas práticas no controlo de custos de uma unidade hoteleira

O impacto do controlo de custos no desempenho financeiro dos hotéis foi tema da segunda conversa da série “Be Our Guest”, o novo projeto da ADHP. A sessão recebeu João Pedro Figueira, diretor de Operações da Ace Hospitality Management.

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“Be Our Guest” analisou boas práticas no controlo de custos de uma unidade hoteleira

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As conversas “Be Our Guest” convidam diretores de hotéis de referência a falar sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor do turismo e são organizadas pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal na última segunda-feira de cada mês, às 19 horas.

A moderação da sessão ficou a cargo de Fernando Garrido, presidente da ADHP. Em discussão esteve o tema “Boas práticas no controlo de custos de uma unidade hoteleira”, e que pode ser visualizado no seu canal de YouTube: https://youtu.be/Yanygjxf6rc

Numa sessão que contou com diversos associados da ADHP e players do setor, João Pedro Figueira abordou temáticas centrais na discussão do controlo de custos, cada vez mais relevante “pela conjuntura atual”.

O diretor de Operações da Ace Hospitality Management destacou o papel de um bom controlo de custos para a implementação de uma estratégia sólida. “Permite entender melhor o negócio, ajuda a tomar decisões fundamentadas, permite criar um histórico importante para novas estratégias, é uma excelente ferramenta de budget, deteta de forma fácil desvios que podem ser corrigidos a tempo útil”, explicou.

Realçando a componente de F&B como especialmente desafiante para o controlo de custos, João Pedro Figueira elencou um conjunto de boas práticas que resultam na diminuição do desperdício e na entrega de um produto final de elevada qualidade. Entre o acompanhamento da sazonalidade dos alimentos, o correto armazenamento dos ingredientes, o redesenho frequente das cartas e o recurso a máquinas para uma maior segurança alimentar, o gestor apresentou soluções com impacto significativo no desempenho financeiro de um hotel

O responsável analisou ainda, o papel da estandardização para o bom funcionamento de uma unidade, numa altura em que a alta rotatividade de profissionais se tornou num desafio particularmente dispendioso para os hotéis.

“Manuais de procedimentos vão dar segurança a todo o processo [de trabalho] e minimizar custos. Cada vez que conseguimos mostrar a um colaborador, de forma sistemática, como vai ser o dia a dia dele, vai dar-lhe conforto e vai permitir-nos trabalhar de forma sustentada”.

Neste capítulo, João Pedro Figueira alertou para a importância da valorização dos funcionários e para o seu envolvimento nas tomadas de decisões, incidindo sobre a questão dos recursos humanos. o valor dos estágios e da relação entre a academia e o mercado laboral.

O diretor de Operações da Ace Hospitality Management enumerou, por outro lado, um conjunto de ferramentas de análise que asseguram uma gestão de custos mais eficiente e fundamentada, destacando a importância, a nível do diagnóstico e da previsão, dos indicadores de performance (KPI) e da informação histórica.

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Hotelaria

Grupo Terras & Terroir amplia portefólio com novo 5 estrelas no Douro

Denomina-se Douro Wine Hotel & SPA o novo cinco estrelas do Grupo Terras e Terroir que acaba de abrir portas na Quinta São José do Barrilário, em Armadar. A nova unidade, aberta para o rio e para os socalcos durienses, insere-se em projeto que englobou a recuperação da casa principal e da capela da propriedade.

O hotel do Barrilário conta com 31 unidades de alojamento (27 quartos e quatro suites, com áreas entre os 28 e os 50 metros quadrados), infinity pool exterior, Spa panorâmico, restaurante, loja de vinhos e espaço para eventos, inserindo-se num projeto que reflete o compromisso do grupo detido pelos empresários Maria do Céu Gonçalves, Álvaro Lopes e Paulo Pereira.

O respeito pela história da Quinta São José do Barrilário, que começou oficialmente em 1747, é comprovado com a recuperação da casa senhorial, convertida em palco privilegiado para a realização de eventos, e, também, da capela dedicada a São José.

A revitalização dos espaços existentes e a edificação do hotel têm a assinatura do arquiteto Henrique Gouveia Pinto, com uma cuidadosa seleção de materiais que refletem a autenticidade, a tradição e a profunda ligação com a região do Douro.

As intervenções realizadas nas estruturas já existentes, nomeadamente a casa senhorial e a capela, foram orientadas pela necessidade de preservar a autenticidade histórica, ao mesmo tempo que se modernizava e ampliava o espaço para acomodar uma unidade hoteleira de 5 estrelas.

A Administração do Grupo Terras & Terroir acredita que o Douro ainda tem muito para crescer e tem potencial para desenvolver a sua proposta de valor. Neste sentido, o grupo pretende contribuir para essa evolução com uma oferta de qualidade superior, dentro do segmento de luxo, apostando num hotel de cinco estrelas que tem uma excelente vista sobre o rio, e na revitalização das estruturas já existentes na Quinta, cumprindo a sua missão de valorizar o património de Portugal.

Situado a escassos quilómetros do famoso troço da estrada N222 entre a Régua e o Pinhão, no meio das colinas e vinhas do Vale do Douro, o Douro Wine Hotel & SPA reforça a capacidade de alojamento do grupo na região duriense, acrescentando uma nova unidade de cinco estrelas a um portefólio que conta com The Wine House Hotel da Quinta da Pacheca, igualmente classificado com cinco estrelas, o Folgosa Douro Hotel e as Vila Marim Country Houses, com perfis distintos.

Os hóspedes do Douro Wine Hotel & SPA têm à sua disposição um conjunto de experiências, como visitas à quinta, piqueniques, provas de vinhos com a marca São José do Barrilário, cooking classes, workshops de cocktails, caminhadas pelas vinhas, passeios de bicicleta elétrica, stand up paddle, canoagem e passeios de barco.

Podem ainda usufruir do Terroir Vineyard SPA, com duas salas de tratamento, sauna, jacuzzi e circuito de relaxamento, assim como do Restaurante Panorâmico, onde o chef Luís Guedes, que conta com passagens anteriores pela Quinta da Pacheca e pela Quinta Dona Adelaide, propõe uma cozinha de conforto, confecionada com respeito pelo produto, aliados a técnicas modernas. O restaurante está aberto ao almoço e jantar para hóspedes e para passantes.

Os serviços do hotel incluem bar, vallet parking, concierge, receção 24 horas e serviço de lavandaria. Os 31 quartos têm vista para as vinhas ou o rio, apresentando comodidades como ar condicionado, minibar, varanda, casa de banho, televisão com ecrã plano ou acesso à internet sem fios.

As camas das unidades de alojamento são um dos elementos em destaque, com a recriação das formas de barris, remetendo para a caricata origem do nome da propriedade de 26 hectares. Esse foi, aliás, o mote para a conceção e decoração do hotel.

Reza a lenda que, há muitos anos, um dos trabalhadores da quinta, ao lavar um dos barris, acidentalmente caiu dentro dele e rolou até ao ribeiro. Quando finalmente parou, agradeceu a São José, o santo padroeiro da capela. Assim nasceu a Quinta São José do Barrilário.

Além das camas, onde são recriadas as formas de barris, os candeeiros do restaurante também evocam este tema, representando as aduelas dos barris, reforçando assim a ligação do hotel com a rica tradição vinícola da região.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Hotéis independentes atingem ocupação de 86% no feriado de agosto

A taxa de ocupação hoteleira em Portugal atingiu os 86% no dia 15 de agosto. As contas da RoomRaccoon indicam, igualmente, que a tarifa média diária (ADR) foi 17 euros superior à média no verão, fixando-se nos 149 euros.

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De acordo com a análise da RoomRaccoon, as taxas de ocupação hoteleira em Portugal dispararam para o valor mais alto do ano no feriado do Dia da Assunção, atingindo 86% no dia 15 de agosto, mantendo-se elevadas nos dias 16 e 17, depois de analisadas reservas de mais de 3.800 quartos em hotéis boutique, casas de hóspedes e alojamentos locais por todo o país.

As taxas de ocupação durante o período do feriado (15 a 18 de agosto) representam uma subida significativa face à média da época alta no verão, que foi de 70% entre 1 de junho e 18 de agosto. Além disso, a tarifa média diária (ADR) foi 17 euros superior à média no verão, fixando-se nos 149 euros, enquanto a receita por quarto disponível (RevPAR) subiu 33%, alcançando os 124 euros.

Os dados da RoomRaccoon também revelam que os hotéis independentes geraram um valor adicional de 113,773 euros em receitas complementares durante o fim de semana. Os extras mais populares incluíram tratamentos de spa, pequeno-almoço, provas de vinho e transferes, com outras compras relevantes como aluguer de bicicletas, check-out tardio, estacionamento e aulas de surf também a contribuírem.

Maria Gouveia, Market Head da RoomRaccoon Portugal, diz ser “impressionante ver o feriado do Dia da Assunção a gerar resultados superiores à média da temporada de verão. Isto destaca não só a força do setor turístico em Portugal, mas também a capacidade dos hotéis independentes de aproveitarem os períodos de pico para impulsionar tanto a ocupação como a receita a novos patamares.”

Para aumentar a receita além de simplesmente subir a ADR, Maria Gouveia aconselha os hotéis a diversificarem as fontes de rendimento e implementarem estratégias inteligentes de upselling. Segundo a Market Head da RoomRaccoon Portugal, os “hotéis independentes com capacidade limitada em termos de alojamento não podem depender apenas das reservas para crescer. Ao oferecer serviços adicionais durante a jornada de reserva, os hotéis que utilizam RoomRaccoon não só estão a preencher quartos, como também a melhorar os seus resultados e a alcançar ganhos substanciais.”

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The Lince Santa Clara e Estela Golf Club unem-se para promover turismo de luxo para amantes de golfe

O The Lince Santa Clara Historic Hotel – hotel de luxo inaugurado este ano após a reabilitação do Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde – acrescenta o golfe ao conjunto de experiências exclusivas que oferece aos seus hóspedes, ao celebrar uma parceria com o Estela Golf Club, na Póvoa de Varzim.

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A pensar nos entusiastas de golfe, esta colaboração pretende conjugar duas ofertas premium que se encontram a poucos minutos do Porto e proporcionar momentos inesquecíveis a todos aqueles que valorizam a tranquilidade, a sofisticação e um contacto privilegiado com a natureza.

Esta parceria surge num momento-chave, antecipando a chegada de uma das épocas altas para a prática desta modalidade em Portugal. Combinando a elegância e o conforto do The Lince Santa Clara com a envolvente única do Estela Golf Club – um dos campos de golfe mais icónicos do país, situado junto ao Atlântico –, esta colaboração assenta no compromisso conjunto da oferta de uma experiência de luxo, que evidencia as potencialidades desta região como destino privilegiado para os amantes de desporto, lazer e de um turismo mais exclusivo.

O programa especial de golfe, desenvolvido no âmbito desta parceria, inclui estadia de noites num quarto Heritage ou Mansard, com vista para o rio/mar (possibilidade de upgrade mediante disponibilidade), duas voltas de golfe por pessoa no Estela Golf Club (18 buracos e 6.148 metros de comprimento), transporte do hotel para o campo de golfe (ida e volta) em transfere privado, cocktail de boas-vindas para duas pessoas, bem como pequeno-almoço.

Este programa, com um valor a partir de 706€ por pessoa, em quarto duplo, e está já disponível para reservas, oferece ainda acesso ao exclusivo circuito Aqueduto Wellness & Spa do The Lince Santa Clara, um espaço inteiramente dedicado ao bem-estar, composto por piscina interior aquecida, hidroterapia, sauna, banho turco, duche sensorial aromático, fonte de gelo, ginásio e áreas de relaxamento.

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Alojamento

Torel Quinta da Vacaria abre portas do Douro com categoria 5 estrelas

A Quinta da Vacaria, em parceria com o grupo Torel Boutiques, acaba de abrir um novo boutique hotel de luxo de 5 estrelas, na sua propriedade no Douro, projeto que engloba 33 quartos e suites, dois restaurantes, um Spa e vistas para o Rio Douro, sob a temática “A Way of Silence”.

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Inserido na Quinta da Vacaria, uma das propriedades mais antigas da região, este projeto localizado nas margens do Rio Corgo e do Rio Douro, no Peso da Régua, engloba 33 quartos e suites, – a maioria com vistas diretas sobre o Rio Douro e banheiras privadas -, dois restaurantes de conceitos distintos – uma proposta de fine dining e outra mais descontraída -, dois bares, áreas comuns, duas piscinas e um dos maiores Spas da região, com cerca de 1000 metros quadrados, estando totalmente integrado nesta propriedade datada de 1616, também produtora de vinhos DOC e do Porto sob a sua própria marca. Esses vinhos poderão ser saboreados tanto na nova unidade hoteleira como na adega totalmente renovada, que abrirá portas ainda este ano e será palco de provas de vinhos e experiências gastronómicas.

O Torel Quinta da Vacaria conta com a assinatura do gabinete de arquitetura de Luís Miguel Oliveira e do Studio Astolfi, este último responsável pela conceção dos interiores e curadoria artística do hotel.

“Sendo a temática do projeto “A Way of Silence”, queremos convidar os hóspedes a tirarem um pouco do seu tempo para explorarem a Quinta da Vacaria e os seus vinhos, a natureza, ouvirem a sua quietude e beberem da beleza que esta quinta e a região do Douro têm para oferecer”, explica Ingrid Koeck, sócia e porta-voz do grupo Torel Boutiques.

Caracterizados por materialidades sóbrias e naturais, como a madeira, pedra, terracota, azulejo, tecido e outras texturas orgânicas que refletem a simplicidade e honestidade do Douro, os quartos da nova unidade quartos pretendem captar um estado de espírito distinto inspirado na região e nos seus elementos locais, apresentando, assim, nomes como “Calma”, “Pureza” e “Paz”, mas também em outras designações como o “Vinho do Porto”, “Andorinha” ou “Sobreiro”. Dando preferência a tonalidades etéreas e objetos decorativos que prestam tributo às raízes portuguesas, o hotel boutique acolhe ainda uma seleção de obras da Galeria Filomena Soares, uma colaboração que já havia arrancado em abril deste ano no Torel Palace Lisbon, e que continua bem presente neste novo boutique hotel de 5 estrelas no Douro.

Entretanto, o Torel Quinta da Vacaria contará com múltiplas experiências exclusivas que incluirão provas de vinhos, passeios de barco, caminhadas, observação de estrelas e serões musicais, mas também outras sugestões ligadas ao bem-estar, como sessões de sound healing na natureza ou tratamentos com vinoterapia e hidroterapia realizados num dos maiores spas da região.

Refira-se que o grupo Torel Boutiques é uma pequena coleção composta por cinco hotéis em zonas distintas de Portugal: o Torel Palace Lisbon, em Lisboa, três hotéis no Porto, o Torel Avantgarde, o Torel 1884 – Suites & Apartments e o Torel Palace Porto, e agora no Douro, com o Torel Quinta da Vacaria.

 

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Hotelaria

Portugal terá mais 114 hotéis até 2026

A Europa contará, até 2026, com mais 1.100 novos hotéis, segundo cálculos da Lodging Econometrics. Portugal será responsável por 114 dessas novas unidades, destacando-se Lisboa com 36 hotéis novos.

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1.100 novos hotéis serão inaugurados na Europa até 2026, avança o mais recente relatório da Lodging Econometrics (LE), “Europe Hotel Construction Pipeline Trend Report Q2 2024”. Os analistas relatam, contudo, que o pipeline total da região é de 1.680 projetos, correspondendo a 249.454 quartos no final do segundo trimestre deste ano.

A análise coloca em Portugal mais 114 novos hotéis a abrir até 2026, correspondendo a 14.247 quartos. Estes números fazem com que Portugal seja o quinto país na Europa com mais aberturas previstas até 2026, ficando atrás do Reino Unido (306 projetos/43.515 quartos), Alemanha (178 projetos/28.637 quartos), França (120 projetos/12.831 quartos), a Turquia (117 projetos/17.856 quartos).

Já no que toca às cidades, é Lisboa que aparece destacada, aparecendo em 3.º lugar, com 36 projetos, correspondendo a 4.425 quartos. Isto faz com que a capital de Portugal fique somente atrás de Londres, Reino Unido (76 projetos/14.954 quartos) e Istambul, Turquia (50 projetos/8.397 quartos), mas à frente de Dublin, Irlanda (26 projetos/5.012 quartos) e Düsseldorf, Alemanha (24 projetos/4.448 quartos).

Existiam, no final do segundo trimestre de 2024, 755 projetos/117.908 quartos em construção na Europa, representando 45% dos projetos e 47% dos quartos no total do plano previsto. Os projetos com início de construção previsto para os próximos 12 meses representam 412 projetos/59.850 quartos, ou seja, 25% dos projetos e 24% dos quartos. Os projetos na fase inicial de planeamento compreendem 513 projetos/71.696 quartos, representando 31% dos projetos e 29% dos quartos no total da reserva.

Os dados da LE indicam, também, que no segundo trimestre, a maior parte dos projetos em carteira na Europa concentra-se nas cadeias de hotéis de gama alta de qualidade superior (upper upscale), gama alta (upscale) e gama média alta (upper midscale). O segmento de upscale lidera com 358 projetos/55.936 quartos, representando 21% da carteira de projetos. O segmento upper midscale vem logo a seguir com 335 projetos/50.566 quartos, representando 20% da carteira de projetos. Os projetos do segmento upper upscale representam 16% do total de projetos, atingindo um recorde de 268 projetos com 43.417 quartos e apresentando um aumento de 9% nos projetos em relação ao ano anterior. De salientar que os projetos de renovação e conversão na Europa atingiram um máximo histórico de 825 projetos com 95.519 quartos no segundo trimestre.

De resto, a Europa registou um crescimento significativo na abertura de novos hotéis durante o segundo trimestre, com 81 novos hotéis e 10.569 quartos, um aumento de 72% em comparação com o primeiro trimestre. No total, 128 novos hotéis com 16.829 quartos abriram em toda a Europa no primeiro e segundo trimestres.

Os analistas da LE preveem a abertura de mais 202 novos hotéis com 27.106 quartos no terceiro e quarto trimestres deste ano, elevando o número total previsto para novas aberturas em 2024 para 330 hotéis com 43.935 quartos.

Como resultado do número de projetos hoteleiros atualmente em construção na Europa, a previsão da LE para novas aberturas de hotéis continuará a subir nos próximos anos. Assim, estima-se um crescimento contínuo nas aberturas de novos hotéis, com 368 novos hotéis/52.760 quartos programados para abrir em 2025 e 427 novos hotéis/59.606 quartos previstos para 2026.

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Beja tem novo Holiday Inn

O novo Holiday Inn Beja, do Grupo Mercan Properties, abriu portas esta segunda-feira, 19 de agosto. O investimento de 16,8 milhões de euros é o segundo do Grupo Mercan Properties no Alentejo e vai criar cerca de 31 postos de trabalho.

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A cidade de Beja possui, desde segunda-feira, 19 de agosto, um novo hotel. Trata-se do Holiday Inn Beja, do Grupo Mercan Properties, que abriu oficialmente portas aos novos hóspedes.

Sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), o mais recente empreendimento do Grupo Mercan Properties representa um investimento de 16,8 milhões de euros e cria 31 postos de trabalho.

Este novo hotel de 4 estrelas no Alentejo, com uma área bruta de construção de 7.125 m², resulta de um projeto de reabilitação urbana que preservou a fachada original do edifício já existente, em consonância com o traçado característico de Beja, incluindo uma obra do aclamado artista Vhils, que prestará homenagem à região alentejana.

Localizado perto de monumentos históricos da antiga Pax Julia, como o Castelo e a Sé de Beja, o Holiday Inn Beja possui 95 quartos, distribuídos por quatro pisos, e um parque de estacionamento de 163 lugares.

O novo hotel do Grupo Mercan Properties, que estará sob gestão da AHM – ACE Hospitality Management, empresa do grupo especializada na gestão dos empreendimentos hoteleiros, incorpora ainda um espaço comercial com lojas de retalho, um bar, restaurante e piscina exterior.

“O investimento de quase 17 milhões de euros que fizemos em Beja mostra a vontade que temos de continuar a investir em Portugal, diversificando a oferta do Grupo Mercan Properties no país e proporcionando experiências únicas aos nossos hóspedes”, refere Jordi Vilanova, presidente do Grupo Mercan Properties em Portugal.

O novo empreendimento do Grupo Mercan Properties no Alentejo junta-se ao portfólio de investimentos na região do interior do país, onde se incluem o Hilton Garden Inn Évora, já em operação, e ao Holiday Inn Express Évora, cuja abertura deverá acontecer na segunda quinzena de setembro, num investimento similar ao da unidade de Beja.

A nova unidade de Évora deverá possuir 76 quartos, piscina exterior, restaurante, bar e sala de reuniões, e criar 22 novos postos de trabalho.

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Créditos: Website B&B Hotels

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Hotel B&B em Leiria tem inauguração agendada para 18 de setembro

A primeira unidade hoteleira da B&B HOTELS em Leiria soma 124 quartos e disponibiliza uma sala de reuniões e experiência de check-in e check-out digitalizada aos hóspedes. Aberto desde o início deste mês, o hotel tem data de inauguração prevista para 18 de setembro.

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O mais recente hotel B&B em Leiria tem a sua inauguração oficial agendada para 18 de setembro às 11h00, de acordo com o Jornal de Leiria.

Apesar de a unidade já ter aberto portas no início deste mês na Rua Carlos Leonel Sousa Caiado, a inauguração marca a entrada desta cadeia hoteleira na região.

Com 124 quartos, o hotel é composto por quatro tipologias, entre quartos duplos, quartos duplos plus, quartos twin e quartos familiares. Além do wi-fi de alta velocidade, o hotel permite aos hóspedes fazerem o próprio check-in e check-out de forma digital, além de disponibilizar uma sala de reuniões, um coffee corner com café e chá gratuitos e estacionamento à porta da unidade.

Créditos: Website B&B Hotels

No website do B&B de Leiria é ainda referido que o hotel aceita animais de estimação, mediante disponibilidade.

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Empreendimentos turísticos no Algarve reduzem consumo de água em 14%

Até  julho deste ano, os empreendimentos turísticos do Algarve que aderiram ao selo Save Water registaram uma redução de 14% no consumo global de água e de 18% no consumo específico deste recurso hídrico, ou seja, no consumo por dormida.

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Os valores adiantados em nota de imprensa fazem parte do segundo relatório de monitorização do consumo de água e da aplicação de medidas de eficiência hídrica elaborado pela Agência para Energia (ADENE), no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve.

Ao todo foram selecionadas mais de 2.300 medidas de eficiência hídrica pelos aderentes a este plano, nas quais estão incluídas ações como  intervenções ao nível dos dispositivos e nos sistemas de rega, melhorias no sistema de gestão e manutenção e nos equipamentos. De acordo com a informação presente no relatório, 53% do total de medidas já foram implementadas.

Cerca de 75% dos aderentes ao selo Save Water concentram-se em quatro concelhos algarvios, nomeadamente Albufeira, Loulé, Portimão e Lagoa, que segundo a Visit Algarve Portugal “são também os que têm maior oferta em número de camas”.

Para André Gomes, presidente da RTA, “estes resultados traduzem o esforço do setor do turismo em combater a escassez de água no Algarve”. Como refere, “os empresários estão muito mobilizados para este desafio: o selo Save Water foi implementado em março e até julho já representava mais de 30% da oferta de camas em empreendimentos turísticos da região”.

No primeiro relatório de monitorização, com dados até maio deste ano, a evolução dos consumos registados na plataforma apontava para uma redução de 12% no consumo global e de 9% no consumo específico de água.

Leia também: Selo Save Water reduziu consumo de água em 12% nos empreendimentos turísticos do Algarve

O Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve decorre de uma resolução do Conselho de Ministros de fevereiro deste ano e implica a adesão voluntária dos empreendimentos turísticos para a concretização de um plano de ação, visando a implementação de medidas de eficiência hídrica, entre imediatas e estruturantes, a monitorização dos consumos de água e do progresso alcançado na aplicação das medidas.

Aos empreendimentos turísticos aderentes ao compromisso é atribuído o selo Save Water, coordenado pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em articulação com o Turismo de Portugal e a ADENE.

A ADENE desenvolveu e gere a Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica , que permite a monitorização do consumo de água pelos empreendimentos turísticos e o progresso alcançado na aplicação das medidas de eficiência hídrica.

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Hotel Verde Mar & SPA | Créditos: AçorSonho

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AçorSonho investe mais de 25M€ em novo hotel na Ribeira Grande

O futuro Hotel Areal e Mar vai contar com cerca de 100 quartos, prevendo-se que a sua inauguração tenha lugar entre 2028 e 2029. Focado no segmento familiar, o novo hotel vai contar com um investimento entre os 25 e os 30 milhões de euros.

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O grupo AçorSonho vai investir entre 25 e 30 milhões de euros num novo hotel de cinco estrelas em Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.

A informação foi confirmada pelo diretor do grupo AçorSonho, Vítor Câmara, ao Correio dos Açores, a quem avançou que a nova unidade hoteleira ficará situada junto ao Hotel Verde Mar & SPA sob a designação Hotel Areal e Mar.

O novo hotel vai contar com cerca de 100 quartos, quatro suites, um parque infantil, spa, piscina e ginásio, com um serviço centrado no segmento familiar.

Prevê-se que as obras de construção comecem entre o final do próximo ano de 2025 e o início de 2026. Já a inauguração deverá ter lugar entre 2028 e 2029.

Além deste hotel, o empresário deu ainda conta de que a construção do futuro Hotel Natura e Mar, localizado nas proximidades da Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, começa este ano. A expectativa é a de que este hotel possa ser inaugurado no início de 2027.

Atualmente o grupo AçorSonho conta com quatro empreendimentos na ilha de São Miguel, nos Açores: o Hotel Vale do Navio, nas Capelas; o Hotel Verde Mar & SPA, na Ribeira Grande; o Pedras do Mar Resort & Spa, nos Fenais da Luz; e os Apartamentos Turísticos Açorsonho, nas Capelas.

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Mercado nacional regista quebras de ocupação hoteleira no Algarve em julho

O mercado nacional protagonizou a maior descida de ocupação por quarto no Algarve em julho de 2024, face ao período homólogo. Contudo, os nacionais continuaram a constituir o principal mercado para a região no passado mês de julho, tanto no número de dormidas como de hóspedes.

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O mercado nacional foi o que registou a maior descida de ocupação por quarto no Algarve em julho, quando comparado com o período homólogo.

De acordo com os mais recentes dados da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), em julho deste ano o mercado nacional registou uma quebra de menos 2,3 pontos percentuais (pp) quando comparado com o mesmo mês do ano passado. No entanto, apesar dos valores, “os portugueses continuam a ser o principal mercado [da região em julho de 2024], quer em número de dormidas, quer de hóspedes”, de acordo com a associação.

No passado mês de julho a taxa de ocupação por quarto no Algarve situou-se nos 83,6%, próximo do valor verificado em 2023, altura em que este indicador se registou nos 83,3%, ou seja, menos 0,3 pp.

Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos em julho deste ano foram o sueco (mais 0,8 pp), o neerlandês (mais 0,4 pp), e o alemão, com mais 0,3pp.

Créditos: AHETA

Neste mês a estadia média foi de 4,9 noites – 0,2 acima da verificada no período homólogo –, sendo que as estadias mais prolongadas foram protagonizadas pelos mercados irlandês (6,9 noites), belga (6,5 noites) e sueco, com 6,4 noites.

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