CIM Viseu Dão Lafões vai investir 4M€ na valorização do turismo ativo, desportivo e de natureza
A extensão e valorização da Ecopista do Dão, e de todo o produto ligado ao turismo ativo, desportivo e de natureza associado ao território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, vai ser alvo de investimentos globais na ordem dos 4 milhões de euros

Carolina Morgado
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Vila do Conde vai sediar primeira loja física da Flair Travel
Sabre com oferta NDC da Air France e KLM
Candidata à liderança da UN Tourism quer Cimeira Global de Investimento para desbloquear milhares de milhões de dólares
Investigadoras do Politécnico de Leiria premiadas a nível internacional no campo do turismo
Maioria dos franceses está a pensar viajar este verão e apenas 23% diz que vai ficar em casa
Marrocos contabiliza 5,7 milhões de visitantes até final de abril
Fiordes do Norte da Europa são o itinerário “mais querido” da Costa Cruzeiros no mercado português
A extensão e valorização da Ecopista do Dão, e de todo o produto ligado ao turismo ativo, desportivo e de natureza associado ao território agregado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, vai ser alvo de investimentos globais na ordem dos 4 milhões de euros e é um dos destaques da programação desta entidade na BTL.
A Ecopista do Dão será ligada à Ecopista do Vouga, somando 66 km aos 49 km já existentes. O domínio do Walking & Cycling será fortemente consolidado com novos centros de BTT e Trail, bem como com a rede de percursos pedestres já existente. E o novo produto turístico Subidas Épicas Viseu Dão Lafões, assente em quatro percursos em algumas das mais carismáticas montanhas de Portugal, complementa a oferta orientada para os amantes do desporto e da natureza, indica a referida CIM em comunicado.
O projeto de ligação da Ecopista do Dão à nova Ecopista do Vouga resulta de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela. O objetivo é disponibilizar aos visitantes um produto turístico regional diferenciado, através da requalificação da antiga Linha do Vale do Vouga. O investimento total ultrapassa os 3,3 milhões de euros.
Após a sua conclusão, a região disponibilizará um corredor verde ciclável com um total 115 km, através de paisagens magníficas, integrando ainda as mais diversas ofertas complementares, incluindo termais e de enoturismo, garantidas pelos diversos operadores presentes. Com a ligação à Linha do Vouga, fica desenhado o mapa que, no futuro, virá a ligar a Ecopista do Dão a Aveiro.
O turismo ativo, desportivo e de natureza ocupa uma posição de centralidade para a afirmação de Viseu Dão Lafões enquanto destino de referência, e é integrado numa complementaridade de oferta que integra outros produtos de excelência, como são os casos do enoturismo, cultura e termalismo, refere ainda a nota de imprensa.
Ao longo dos cinco dias de BTL, os 14 municípios da CIM vão ter a oportunidade de mostrar os melhores projetos, eventos e produtos dos seus territórios a todos os interessados e profissionais da área do Turismo.