Arcos de Valdevez lança programas para reativar turismo
Iniciativas ligadas à gastronomia, promoção, capacitação dos recursos humanos, cultura e apoio ao empreendedorismo e ao emprego, fazem parte de um programa que a autarquia de Arcos de Valdevez está a levar a cabo para reativar o turismo.
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A autarquia de Arcos de Valdevez está a lançar um conjunto de iniciativas para reativar a dinâmica do turismo, que se pretende que contribuam para estimular a economia local.
Este programa tem várias iniciativas ao nível da promoção do destino, capacitação dos trabalhadores do turismo e do apoio às iniciativas no turismo, indica a autarquia em nota de imprensa, que “pretende um turismo mais dinâmico e mais sustentável, onde os parceiros devem colaborar ativamente para a retoma do setor económico do turismo”.
Em termos de promoção, estão previstos vários eventos, designadamente, o regresso dos fins-de-semana gastronómicos com o “Arcos à Mesa”. Estes ciclos gastronómicos, para além de promoverem a gastronomia tradicional e os produtos locais, são uma aposta na dinâmica da restauração, envolvendo, mais de 20 restaurantes, na captação de turistas para o alojamento existente no concelho e na promoção do comércio, da agropecuária e nas atividades turísticas.
O município aposta igualmente numa Agenda Cultural diversificada, com propostas para todos os públicos, oferecida por uma rede alargada de equipamentos culturais de Arcos de Valdevez.
O Centro Interpretativo do Barroco e a Biblioteca Municipal são outros dois equipamentos que também procuram disponibilizar uma agenda de eventos rica e regular, com concertos, palestras e
De forma a captar mais visitantes e chamar à atenção para as diversas iniciativas que promove, a Câmara Municipal está a investir em campanhas publicitárias em Portugal e Espanha, outdoors nas autoestradas, bem como presença nas várias redes sociais, ao mesmo tempo que está a atualizar as várias brochuras turísticas do concelho.
A Câmara Municipal, através do InvestArcos, incentivou ao empreendedorismo e ao emprego em Arcos de Valdevez. O município irá apoiar os investimentos das empresas arcuenses dos setores da Restauração, Alojamento e Animação Turística, no valor global de 100 mil euros.
Em termos de capacitação dos recursos humanos do setor do turismo, a nota de imprensa dá conta de um conjunto de parceiros que estão a promover diversas ações de formação, nomeadamente, no que toca à Gastronomia, Hotelaria e Restauração, Turismo e Lazer, Secretariado e Trabalho Administrativo, e Artesanato.