Lituânia levanta todas as restrições para turistas da União Europeia
A partir desta terça-feira, 15 de fevereiro, os viajantes provenientes da União Europeia e do Espaço Económico Europeu deixam de estar obrigados a apresentar o certificado de vacinação, recuperação ou teste negativo à COVID-19 para entrarem na Lituânia.

Publituris
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
E-bikes incentivam turismo em 7 concelhos e 4 serras das Montanhas Mágicas
A Lituânia levantou esta terça-feira, 15 de fevereiro, todas as restrições para turistas provenientes dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, deixando de exigir a apresentação do certificado de vacinação ou recuperação da COVID-19, assim como de um teste negativo na chegada ao país.
Em comunicado, a Lithuania Travel, agência de promoção do turismo da Lituânia, explica que o levantamento das restrições também se aplica aos turistas provenientes de alguns países de fora da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, nomeadamente dos EUA, Israel, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia, Georgia, Taiwan e Ucrânia.
“Depois de implementar estas mudanças, a Lituânia torna-se num dos mais abertos países europeus às viagens internacional”, destaca a Lithuania Travel, na informação divulgada esta terça-feira.
Já os visitantes de outros países vão passar a ter de apresentar apenas o certificado de vacinação, recuperação ou teste negativo a partir de 31 de março, terminando a necessidade de realização de testes adicionais ou de quarentena.
As autoridades da Lituânia vão também passar a aceitar as vacinas Nuvaxovid (Novavax) e Covishield (AstraZeneca), permitindo que os turistas imunizados com estas vacinas possam também entrar no país.
“A Lituânia é um dos primeiros países na região reagir de forma mais rápida e flexível à mudança da natureza do vírus. O levantamento das restrições envia uma mensagem positiva para todo o setor do turismo da Lituânia, que foi afetado pela pandemia”, considera a Lithuania Travel.
A decisão do Governo da Lituânia segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde, que apela ao levantamento das restrições, que podem ter um efeito prejudicial a nível económico e social.