Pedro Machado elege restauração da confiança dos viajantes como prioridade para o novo mandato na ARPTC
Novos órgãos sociais da ARPTC tomaram posse esta segunda-feira, 7 de fevereiro, numa cerimónia que decorreu em Viseu.
Publituris
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
No próximo mandato à frente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC), para o qual tomou esta segunda-feira, 7 de fevereiro posse, Pedro Machado elegeu a restauração da confiança dos viajantes como prioridade, apesar de considerar que a atividade turística na região Centro vai ter de lidar uma série de outros desafios.
“Temos vários desafios nos próximos anos. O primeiro é restaurar a confiança dos viajantes. Felizmente, a região reúne todas as condições para que isso aconteça. Em segundo lugar, não podemos descurar o mercado nacional, responsável pelos bons resultados que temos conseguido em altura de pandemia. Depois, temos o desafio de recuperar o fluxo turístico internacional. Para isso, vamos propor ao Turismo de Portugal a revisão da contratualização da promoção externa”, afirmou o responsável, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da ARPTC.
Para Pedro Machado, que foi reeleito presidente da ARPTC para o triénio 2022-24 por unanimidade, a região vai ter de lidar ainda com o desafio de aumentar o número de dormidas e receitas em todo o território, num trabalho em que, defendeu, “as Agências de Promoção Turística devem ser o agregador da promoção internacional dos territórios”.
Desafio será ainda a escassez de mão de obra, com Pedro Machado a considera que “o país vai ter necessariamente de recrutar a nível externo”, de preferência em países que tenham afinidades com Portugal, assim como a “sustentabilidade do território e das suas comunidades”, enquanto o sétimo desafio passa por, “em conjunto com as entidades oficiais, aumentar o investimento público no território”.
Paralelamente, Pedro Machado considera também que a região Centro ainda “se debate com dificuldades ao nível da mobilidade”, como prova a transformação da IP3 em autoestrada, a conclusão do IC6, a ligação Castelo Branco-Cáceres e a ferrovia.
Durante a sua intervenção, Pedro Machado destacou ainda a importância que a ARPTC tem desempenhado na evolução turística da região, considerando que a agência “é um veículo privilegiado que potencia o Centro de Portugal, nas suas múltiplas facetas, além-fronteiras” e que “desempenha um trabalho crucial para a internacionalização das empresas de turismo, ajudando-as a apostar em novos mercados”, sublinhou.
Além de Pedro Machado, esta segunda-feira, 7 de fevereiro, tomaram também posse Jorge Loureiro, que se mantém como vice-presidente da ARPTC, assim como Luís Veiga, que preside à Assembleia-Geral, e Paulo Romão, que lidera o Conselho Fiscal.
Os novos órgãos sociais da ARPTC para o triénio 2022-24 foram eleitos a 7 de dezembro e a tomada de posse decorreu no Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu.