Vilnius dá pontapé de saída nas comemorações do 700.º aniversário
Comemorações para o 700.º aniversário de Vilnius arrancaram esta terça-feira, 25 de janeiro, e vão decorrer ao longo de 2022 e 2023, incluindo vários eventos culturais e artísticos.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A cidade de Vilnius iniciou esta terça-feira, 25 de janeiro, a contagem decrescente para o 700.º aniversário da capital da Lituânia, que vai ser comemorado em 2023, mas cujas celebrações vão decorrer já ao longo deste ano.
De acordo com informação enviada à imprensa pela Go Vilnius, agência de desenvolvimento turístico e empresarial da cidade, o 700.º aniversário da cidade de Vilnius vai ser comemorado ao longo de todo o ano de 2022 e 2023, incluindo diversos eventos de cariz cultural, pedagógico e artístico.
O pontapé de saída para as comemorações do aniversário da cidade, que está incluído na lista dos aniversários mais notáveis de 2022 e 2023 da UNESCO, aconteceu esta terça-feira, 25 de janeiro, com a inauguração de um relógio alusivo ao nascimento da cidade, que se encontra colocado no centro da capital lituana.
Segundo a Go Vilnius, esta relógio vai lembrar “aos convidados e aos moradores da cidade quantos dias faltam para o grande aniversário e para os muitos eventos relacionados com o aniversário em 2023”.
“2023 será um ano especial para Vilnius, por isso, convidamos todo o mundo a vir à nossa cidade, a juntar-se a nós nas celebrações e a experimentar a magia por si mesmos”, afirmou Remigijus Šimašius, autarca de Vilnius, durante a inauguração do relógio alusivo ao aniversário.
Entre as iniciativas previstas para comemorar o aniversário da cidade encontram-se o lançamento de um filme sobre Vilnius, um festival de performances artísticas e a recriação da primeira ópera que decorreu na cidade, no século XVII, além de vários outros eventos organizados por museus e outras entidades.
“O 700º aniversário, em 2023, é uma oportunidade para destacar a história colorida de Vilnius, fortalecer os laços com os moradores e convidados da cidade e aumentar o reconhecimento global da capital”, sublinha a Go Vilnius, indicando os dias 25 de janeiro e 25 de julho como aqueles que vão concentrar o maior número de iniciativas.
Apesar do aniversário da cidade só se comemorar em 2023, os eventos que assinalam a efeméride já arrancaram e, até 29 de janeiro, decorre o Festival das Luzes, iniciativa que foi organizada pela primeira vez para assinalar o aniversário da cidade em 2019 mas que se tornou numa atração turística, que atrai anualmente cerca de 200 mil turistas à capital lituana.
Além deste festival, que conta com 22 instalações artísticas de vários países, a capital lituana foi também palco de um espetáculo composto por balões de ar quente, música e luzes, em que os balões contavam a história da cidade.
No comunicado enviado à imprensa, a Go Vilnius recorda que a capital da Lituânia nasceu em 1323, quando Gediminas, o Grão-Duque da Lituânia, mencionou a cidade pela primeira vez numa carta datada de 25 de janeiro, sendo este o dia em que passou a ser comemorado o aniversário da capital lituana.
Apesar do vasto programa de eventos que compõe as comemorações do 700.º aniversário de Vilnius, as autoridades da cidade garantem que todos os eventos vão decorrer em segurança, tendo em conta a pandemia da COVID-19, sendo, desde já, aconselhado que turistas e moradores procurem manter o distanciamento físico e cumprir as regras sanitárias.