Saiba quais são os 12 principais canais de reservas geradores de receita em 2021 em Portugal
A lista portuguesa da plataforma SiteMinder é liderada pela Booking, com as reservas diretas a ganharem terreno, concluindo-se que, “à medida que as condições do mercado se alteram, é vital que as unidades hoteleiras analisem e avaliem, continuamente, as suas estratégias de comércio online”.
Victor Jorge
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A plataforma SiteMinder divulgou a lista de canais de distribuição que, ao longo do último ano, geraram a maior receita de reservas de hotéis em Portugal e em mais de 20 destinos turísticos populares em todo o mundo.
A lista de Portugal – em linha com as tendências globais – revela que o setor hoteleiro, “está a adotar uma estratégia de comércio online mais global, baseada, tanto em novos métodos, como nos já estabelecidos, de forma a alcançar novos clientes e a gerar receitas”.
Além disso, esta estratégia comercial holística, consiste num “maior equilíbrio entre os fluxos de receitas diretas e indiretas”, sendo que, de acordo com a análise feita pela SiteMinder “as reservas diretas – pelo segundo ano consecutivo – são ainda o segundo maior motor de receitas para os hotéis portugueses, impulsionado pelo aumento de investimentos nos motores de reserva, website de hotéis, metasearch, pagamentos com contactless, apoio de consultores hoteleiros e aplicações especializadas e desenhadas para a conversão”.
De resto, o ano de 2021 registou o crescimento sustentado das reservas diretas para hotéis ao nível global, verificando-se que, em 20 dos 21 mercados analisados, as reservas diretas mantiveram ou aumentaram a sua posição, subindo nos rankings em 10 ocasiões. Em 12 mercados, as reservas diretas estão agora classificadas como o segundo maior gerador de receitas de reserva para hotéis locais, ultrapassando os cinco mercados no ano passado e dos apenas dois de 2019. É o caso da África do Sul, Austrália, Áustria, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, Espanha e Reino Unido.
Além disso, a plataforma conclui ainda que a maior adoção de uma estratégia global de comércio hoteleiro em Portugal, inclui “a contínua relevância dos canais regionais, principalmente em locais com redução constante de viagens internacionais”. Em Portugal, destaca-se a Abreu online, que saltou do sétimo para o quinto lugar, valendo-lhe a designação de ‘High Riser’, assim como a EC Travel e a Portimar, que mantiveram o oitavo e o décimo primeiro lugar da lista, respetivamente.
Também a constante importância dos distribuidores e outros fornecedores de canais de distribuição B2B, com os Bedbanks Hotelbeds, a liderar novamente o Top 12 em Portugal e em cada destino analisado é destacado pela SiteMinder.
A operadora turística Traveltino também continuou a ganhar impulso, alcançando, pela segunda vez, a designação ‘High Riser’ da SiteMinder, enquanto o DMC OTS Globe manteve a sua posição entre os 12 melhores.
De acordo com James Bishop, diretor sénior do ecossistema global da SiteMinder, “vivemos numa nova era de hóspedes hoteleiros, dominada pelo que identificamos como o ‘viajante dinâmico’, que se caracteriza por ter comportamentos e preferências de reserva mais evoluídos”.
Os dados da plataforma destacam, de resto, “a vontade que as unidades hoteleiras têm em adotar e estabelecer novos métodos para atrair esses mesmos clientes, à medida que procuram uma estratégia comercial mais global para vender, comercializar, gerir e expandir o seu negócio”, afirma James Bishop.
O executivo refere ainda que “o aumento das reservas diretas, reflete os crescentes investimentos que assistimos entre os hotéis e os seus websites – incluindo os seus motores de reserva e opções de pagamento, e as ferramentas de conversão especializadas com as quais se conectam – bem como as suas estratégias de metasearch e apoio local dos seus consultores. Enquanto isso, um novo grupo de 29 canais, mostra a abertura das empresas hoteleiras em adotar uma abordagem mais ampla e multicanal, como forma de se conectar com mais nichos ou segmentos de clientes mais difíceis de alcançar”.
A nível nacional, André Gois, gerente da SiteMinder em Portugal, acrescenta que a “relevância dos canais regionais é, particularmente notável, uma vez que o World Hotel Index da SiteMinder apontou Portugal como um dos primeiros destinos europeus a ultrapassar o número de reservas hoteleiras de 2019 e a assistir aos hóspedes internacionais voltarem a ser a maioria das chegadas aos hotéis em 2021”.
Isto mostra a “importância duradoura” dos especialistas nacionais, mesmo em mercados recuperados, salientando Gois que, “à medida que as condições do mercado se alteram, é vital que as unidades hoteleiras analisem e avaliem, continuamente, as suas estratégias de comércio online e garantam que estejam informados sobre quais os canais de distribuição mais eficazes para garantir reservas e receitas para negócios locais”.