AHP vai esclarecer sobre vistos de trabalho para a hotelaria
Esclarecer sobre vistos de trabalho para a hotelaria é objetivo de uma sessão online que a AHP promove esta quarta-feira, contando com a contribuição da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).
Carolina Morgado
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) promove esta quarta-feira, pelas 11 horas, uma sessão de esclarecimento para hoteleiros associados sobre “vistos de trabalho subordinado”, com a colaboração da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).
Quais os requisitos para a contratação de trabalhadores no estrangeiro? O que é um visto de trabalho? Que tipo de vistos existem? Quem os emite? Qual o procedimento a seguir? O que mudou ou vai mudar com a entrada em vigor do Acordo sobre a Mobilidade nos países da CPLP? São estas questões que a AHP pretende ajudar a esclarecer nesta sessão online, no seguimento das reuniões que tem mantido com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Segundo a AHP, na segunda semana de fevereiro, em data concreta ainda a anunciar, segue-se uma outra sessão com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) sobre procedimentos a seguir para o recrutamento internacional.
Estas iniciativas visam “encontrar soluções para responder à notória escassez de trabalhadores para a hotelaria e turismo”, tema de grande e repetida preocupação já manifestada pela Associação, que passa pela contratação no estrangeiro. Todavia, “a burocracia e os procedimentos são complexos ou desconhecidos e representam um obstáculo à contratação”, refere a AHP em comunicado.