Enoturismo analisado na 3.ª edição da FINE
A 3.ª edição da FINE tem nos profissionais do enoturismo – adegas, rotas e destinos turísticos, operadores turísticos, agências de viagens, hotéis – o seu público-alvo.
Victor Jorge
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A Feira de Valladolid irá organizar a FINE #WineTourismExpo, Feira Internacional de Enoturismo, um evento destinado exclusivamente aos profissionais do enoturismo: adegas, rotas e destinos turísticos, operadores turísticos, agências de viagens, hotéis, etc..
A 3.ª edição do evento decorrerá nos dias 1 e 2 de março e foi apresentada durante a FITUR, com os responsáveis do evento a afirmar que “os conteúdos da FINE articulam-se em torno de três espaços de trabalho complementares: uma exposição comercial, uma área de entrevistas a compradores nacionais e internacionais e sessões de formação com a intervenção de especialistas em áreas como marketing, marketing ou inovação no enoturismo”.
“O coração da FINE é o B2B, o programa de entrevistas pré-agendadas entre compradores e vendedores”, salientou o diretor-geral da Feira de Valladolid, Alberto Alonso. “Em junho passado começamos com mais de 2.000 agendamentos fechados, 42% a mais do que na primeira edição”, frisando que, “a estes devemos somar os encontros espontâneos que são gerados em momentos diferentes, pois s FINE é um espaço de trabalho em cada um dos cenários, tanto nas atividades formais como nas mais informais”, disse Alberto Alonso.
Desde o início, a FINE está comprometida com um perfil internacional tanto na oferta como na procura. Portugal desempenha um papel fundamental, com a participação da ViniPortugal e das mais importantes adegas e rotas do país.
Operadores turísticos internacionais
O programa de compradores internacionais convidados para a FINE incorpora novos operadores e agências de turismo que atuam em mercados como Dinamarca, Holanda, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Ucrânia e, claro, Espanha.
Os segmentos que mais despertam o interesse dos compradores são experiências de qualidade, natureza e grupos. Entre as novidades, a procura por viagens de incentivo e organização de eventos.
“Boa parte do sucesso do mercado contratante está na correta identificação dos compradores e para isso contamos com a colaboração da Turespaña, através da sua rede de escritórios, bem como na divulgação através dos meios de comunicação mais relevantes dos diferentes países”, acrescentou Alberto Alonso.
A importância MICE
O turismo de encontros, incentivos e congressos (MICE) será um dos eixos em torno dos quais se articularão os conteúdos da 3.ª edição, segmento com perspetivas de crescimento e de grande interesse para o tecido empresarial “por razões como a ‘dessazonalização’, melhoria dos rácios de ocupação nos dias úteis ou o maior volume de negócios gerado por este tipo de turismo face ao turismo convencional”, frisou o diretor-geral da FINE
Marketing, histórias de sucesso e análise de diferentes modelos serão abordados nas sessões que serão realizadas nos dias 1 e 2 de março. A diretora de Inteligência de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT), Sandra Carvão, também participará delas.