Parlamento Europeu aprova 10M€ para PME do turismo
As pequenas e média empresas europeias do setor do turismo vão beneficiar de um apoio de 10 milhões de euros, dotação ainda aquém do exigido pela eurodeputada portuguesa, Cláudia Monteiro de Aguiar.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
O Parlamento Europeu (PE) aprovou, na última sessão plenária do orçamento da União Europeia 2022, uma linha de apoio específica para as pequenas e médias empresas (PME) do turismo no valor de 10 milhões de euros.
Esta dotação orçamental, inserida no programa “Single Market” (programa a favor do mercado único), está ainda longe do valor apresentado pelo Parlamento Europeu e exigido pela eurodeputada portuguesa Cláudia Monteiro de Aguiar.
A presidente pelo Grupo do PPE da Task Force do Turismo do Parlamento Europeu, na Comissão dos Transportes e Turismo, organizou um debate intitulado “Financiamento disponível para o turismo no presente quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e no Next Generation UE”, durante o qual questionou a Comissão sobre a prioridade que irá dar para gerir este montante de 10 milhões e se vão abrir alguma “call” para 2022 para que as pequenas e médias empresas possam apresentar as suas candidaturas.
A eurodeputada reiterou a necessidade de criar um programa específico e uma política comum da União e, por isso, o Parlamento Europeu e a Task Force “irão continuar a pedir mais apoios”, para realçar que “o sector precisa efetivamente de um fundo próprio para fazer face aos desafios futuros da digitalização e da transição energética e ambiental”.
Refira-se que, desde 2015, a eurodeputada do PSD tem defendido a criação de uma linha de apoio direto ao sector do turismo, que o Parlamento Europeu aprovou, no valor de 350 milhões de euros, mas que tem encontrado resistência no Conselho Europeu e na própria Comissão Europeia. Devido ao surto pandémico, Bruxelas concordou uma dotação de 10 milhões de euros, só para 2022, alocados ao turismo, valor esse inserido no programa a favor do mercado único, que, por sua vez, totaliza 613,5 milhões de euros.