Ampliação do ‘taxiway’ no Aeroporto do Porto já foi concluída
Ampliação do ‘taxiway’ veio acrescentar 1.300 metros ao caminho de circulação paralelo à pista, num investimento que rondou os 31 milhões de euros.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A ampliação do ‘taxiway’ no aeroporto do Porto, que veio acrescentar 1.300 metros ao caminho de circulação paralelo à pista, num investimento que rondou os 31 milhões de euros, já foi concluída, informou a ANA – Aeroportos de Portugal.
De acordo com a informação avançada em comunicado pela empresa que gere os aeroportos nacionais à Lusa, as intervenções foram concluídas no final de outubro e vieram acrescentar “1.300m ao caminho de circulação paralelo à pista, incluindo um desvio que permitirá uma melhor sequência de descolagens e uma saída rápida da pista de 300m”.
A ANA – Aeroportos de Portugal revela que as intervenções permitiram reabilitar 600m do ‘taxiway’, assim como a instalação de uma “nova sinalização operacional, utilizando mais de 200 km de cabos elétricos”.
“Este investimento, de cerca de 31 milhões de euros, da ANA/VINCI Airports, representa uma melhoria operacional fundamental, com impacto positivo imediato para as companhias aéreas e passageiros. Este novo caminho de circulação de aeronaves irá melhorar a eficiência e a capacidade do aeroporto do Porto e consequentemente reforçar a sua importância na região e no país como catalisador do desenvolvimento económico”, explica a empresa.
A ANA – Aeroportos de Portugal considera que a expansão do ‘taxiway’ permite ao aeroporto do Porto “manter o seu trajeto de crescimento sustentado no futuro”, tal como vinha a acontecer antes da pandemia.
“No período anterior à crise pandémica, o aeroporto do Porto atingiu consistentemente níveis elevados de crescimento do tráfego de passageiros e está hoje entre os melhores aeroportos a recuperar em Portugal, com mais de 60% do tráfego que registou em 2019 já recuperado e 76 destinos operados este verão”, sublinha a gestora dos aeroportos nacionais.
s obras agora concluídas “fazem parte da estratégia da ANA/VINCI para a modernização do aeroporto do Porto, cujos investimentos já incluíram a remodelação da área comercial, uma nova área de rastreio de segurança, utilizando tecnologia de ponta e a inovação aplicada à melhoria da experiência dos passageiros”.
“Como as recentes parcerias com universidades para desenvolver soluções robóticas para limpeza e desinfeção e o investimento em soluções biométricas no registo e embarque de passageiros”, lê-se no comunicado.
A ANA frisa que “este investimento e estratégia contínuos têm merecido um forte reconhecimento da indústria, como a recente menção do aeroporto do Porto como ‘highly commended’ nos prémios ACI Europe Awards 2021”, em que a infraestrutura foi distinguida como ‘Melhor Aeroporto Europeu na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros’.
“Com esta melhoria, o aeroporto do Porto irá consolidar a sua posição como o principal aeroporto do noroeste da Península Ibérica, permanecendo uma referência em termos de conectividade e qualidade de serviço”, salienta Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal.