Brasil reforça promoção internacional e aponta Portugal como mercado prioritário
A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo vai reforçar a promoção em Portugal, destacando a oferta brasileira de ecoturismo e turismo de natureza.
Publituris
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
Depois da recuperação do mercado interno, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo diz que, atualmente, o seu “maior propósito” é a “promoção do destino Brasil além fronteiras”, motivo pelo qual vai reforçar a promoção no mercado português, aproveitando a ligação histórica entre os dois países para dar a conhecer a oferta brasileira de ecoturismo e turismo de natureza.
“A Embratur pretende reposicionar o Brasil entre os destinos internacionais com maior afluência no setor, tendo definido o mercado português como uma prioridade para esta estratégia de promoção”, lê-se num comunicado divulgado esta quinta-feira.
Para promover o Brasil em Portugal, a Embratur destaca produtos como o ecoturismo e o turismo de natureza, e invoca a ligação histórica que existe entre os dois países, que faz com que os portugueses se sintam em casa no Brasil.
“O elo cultural e histórico que nos une, torna Portugal ainda mais estratégico do ponto de vista turístico. Da mesma forma que os brasileiros procuram Portugal como um destino residencial, sabemos que os portugueses sempre encontraram no Brasil um destino especial, pela sua geografia, mas também por o considerarem um destino destino amigável, de hospitalidade e de conforto com a língua. Portugal e Brasil são destinos totalmente distintos em termos de produto turístico, mas há algo que os liga: ambos sentem-se em casa”, considera Carlos Brito, presidente da Embratur, citado no comunicado divulgado.
Em Portugal, a Embratur conta reforçar a promoção de produtos como o ecoturismo e o turismo de natureza, com destaque para as regiões do Nordeste, como as cidades de Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Seguro e Salvador e, Centro-Oeste, como Brasília, Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante. Já na região Sudeste, o destaque vai para Angra dos Reis, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto na região do Sul, Curitiba, Florianópolis e Foz do Iguaçu serão as principais cidades destacadas.
“A Embratur pretende reforçar o país como destino forte em Ecoturismo e destinos naturais. A estratégia está em linha com as formas de turismo mais procuradas pelos portugueses – que, acima de tudo, procuram turismo de sol e praia (55,6%) natureza, ecoturismo e aventura (20,4%), e cultura (20,8%) como as opções mais populares. A tendência aplica-se globalmente, onde se verifica que os turistas apontam as áreas naturais e os espaços abertos como maiores destinos de interesse”, acrescenta a agência de promoção brasileira.
A Embratur lembra que também o avanço da vacinação e o regresso das ligações aéreas – atualmente já existem 562 voos por mês entre Portugal e o Brasil -, são vantagens que devem ajudar à recuperação do mercado português.
A Embratur estima que 72,2% dos portugueses já visitaram o Brasil fizeram-no mais do que uma vez e que 93,5% dos portugueses que visitam o país pela primeira vez têm intenção de regressar. Além disso, 47,7% dos portugueses fica satisfeito com a experiência vivida no país.