Região Centro quer afirmar-se na produção cinematográfica internacional
Tornar o Centro de Portugal uma região film friendly”. É esse o grande objetivo da Centro Portugal Film Commission.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Centro Portugal Film Commission (CPFC), quer afirmar a região Centro de Portugal como um destino válido e amigável para as produções cinematográficas e audiovisuais internacionais. Esta foi a mensagem deixada pela nova presidente da CPFC, Adriana Rodrigues, que, na tomada de posse, afirmou que esta nova comissão “assume o compromisso de tornar o Centro de Portugal uma região film friendly”.
A nova presidente destacou ainda que os objetivos são “ambiciosos, mas são fundamentais e incontornáveis”. Estes passam por “elaborar a estratégia ‘Centro de Portugal no Cinema Mundial’; apoiar a identificação, catalogação e organização das film locations e dos demais recursos cinematográficos existentes no seu território, e a sua inclusão no guia de produção cinematográfico; promover, nacional e internacionalmente, o Centro de Portugal, destacando as suas film locations e os demais recursos de produção em fóruns internacionais especializados, quer em articulação de meios com a ‘Portugal Film Commission’, quer através de meios próprios; e elaborar um sistema padronizado de licenciamento para ocupação do espaço público para cinema, para ser adotado pelos municípios do Centro de Portugal”.
Durante a tomada de posse, que aconteceu à margem do Festival ART&TUR, Adriana Rodrigues admitiu, que “o segredo para o sucesso estará, no nosso entendimento, em conseguirmos estabelecer fortes redes colaborativas com os agentes públicos e privados, tanto da região como fora dela, em Portugal, na Europa e noutros continentes”
Para tal, a presidente da CPFC enumerou “a maior onda do mundo, aldeias com tradição, autenticidade e beleza incomparáveis, castelos e muralhas, lugares património mundial, um edificado e uma natureza ímpares”. Estes são, segundo Adriana Rodrigues, “os cenários mais do que perfeitos para estas produções, sejam elas grandes, médias ou pequenas”.
Já Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, foi reconduzido à frente da Mesa da Assembleia Geral da CPFC, tendo realçado o facto de as Film Commissions poderem fazer muito “em prol do desenvolvimento dos destinos turísticos”, tal como, admitiu, “pela promoção e valorização do território, da marca e dos destinos que compõem o Centro de Portugal, da mesma forma que dá um contributo inestimável à marca Portugal”.
De referir que a Centro Portugal Film Commission é uma organização sem fins lucrativos e autónoma, em relação a entidades públicas e privadas, que visa atrair produções de cinema e audiovisuais para a Região Centro de Portugal. Tem como principais objetivos, entre outros, promover e divulgar a Região Centro e criar condições organizacionais mais favoráveis para a produção cinematográfica, diligenciar a captação de produções audiovisuais e contribuir para a notoriedade da marca Centro de Portugal.