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Uma aposta literária do Turismo de Portugal

Com um investimento total de 840 mil euros, o Turismo de Portugal pretende colocar Portugal no mapa dos destinos literários.

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O Turismo de Portugal alargou a oferta formativa da sua rede de Escolas com um novo Curso Executivo de Turismo Literário, cuja primeira edição, em formato online, decorre a partir da Escola do Oeste, fruto da ligação a Óbidos – Cidade Criativa da Literatura (UNESCO) e promotora do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

O Curso Executivo de Turismo Literário destina-se aos profissionais do setor do turismo e da cultura, nomeadamente, os que exercem atividade em informação turística, agentes de animação turística, operadores e agentes de viagem, colaboradores de Casas de Escritores ou Centros Interpretativos, produtores de eventos, profissionais de entidades públicas ou privadas com oferta de serviços relacionados com o turismo literário.

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A formação, com início a 23 de novembro, permite aos formandos optarem por um ou vários módulos, específicos, não obrigando à participação na totalidade do curso. O objetivo é atrair novos profissionais para o turismo, dotar as empresas com maior capacidade para gerir projetos de Turismo Literário, bem como de captar e reter talento, e ainda, de desenvolver novas competências nos profissionais de turismo e nos agentes culturais.

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A iniciativa insere-se no Programa de Ação para o Turismo Literário, que pretende contribuir para a competitividade do destino Portugal e das suas regiões, tornando as empresas mais robustas, os profissionais mais preparados e a experiência turística mais atrativa. “Tendo em conta o potencial de desenvolvimento do Turismo Literário em Portugal, prevê-se um impacto direto no reforço da coesão territorial, na promoção do turismo ao longo de todo o ano e no desenvolvimento de novos motivos de visita que proporcionem experiências inovadoras”, salientou secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, durante a apresentação do curso no âmbito da realização do Festival FOLIO.

Para além desta iniciativa relacionada com a formação de ativos, encontram-se em execução cerca de 10 projetos, em todo o território nacional, apoiados diretamente pelo Turismo de Portugal e que irão contribuir para a qualificação da oferta existente, num investimento total de 840 mil euros.

“Com o Programa de Ação para o Turismo Literário pretende-se colocar Portugal no mapa dos destinos literários, valorizar e promover a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus escritores, em diálogo com o território”, conclui o Turismo de Portugal em comunicado.

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Viagens para os EUA abaixo dos níveis de 2024 nos principais mercados de longo-curso

Uma nova análise da Mabrian revela um abrandamento na intenção de viajar para os Estados Unidos da América (EUA) até setembro de 2025, por parte de mercados emissores chave, incluindo a Europa, o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e a Austrália, em comparação com 2024. Os dados destacam uma crescente incerteza entre os viajantes de longo curso e uma abordagem mais cautelosa ao planeamento de viagens para os EUA, o que afeta a posição competitiva do país como destino turístico.

A intenção de realizar viagens para os Estados Unidos da América (EUA) regista um abrandamento neste ano de 2025, revelando uma nova análise da Mabrian que os mercados emissores estratégicos mostram níveis de procura abaixo dos registados em 2024. As conclusões da plataforma de inteligência turística baseiam-se no Índice de Quota de Pesquisas, que mede a posição de quota de mercado dos EUA com base no comportamento espontâneo de pesquisa de voos a nível global, como indicador do interesse turístico.

A análise, que cobre o período de janeiro a abril de 2025 com datas de viagem até setembro, monitoriza milhões de pesquisas semanais de voos para os EUA a partir da Europa, dos países do GCC e da Austrália.

O Índice de Quota de Pesquisas indica que a intenção de viajar para os EUA caiu de forma “moderada”, ano após ano, em todos os mercados analisados. Os países da União Europeia (UE 27) registaram uma descida moderada de 0,3 pontos percentuais (p.p.), enquanto a Austrália e os países do GCC registaram ambos uma queda significativa de 0,5 p.p. em comparação com o mesmo período de 2024.

“No contexto de milhões de pesquisas, estas variações representam mudanças relevantes no sentimento e intenção dos viajantes”, explica Carlos Cendra, sócio e diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, parte da The Data Appeal Company – Almawave Group.

O desempenho do índice evidencia a sensibilidade da procura turística proveniente de todos os mercados emissores analisados. “Mais do que falta de interesse em visitar os EUA, os dados mostram uma crescente incerteza dos viajantes de longo curso quanto ao planeamento com antecedência, com os prazos de reserva a encurtarem-se,” refere Cendra, em nota de imprensa. “É precisamente nesta fase de planeamento que os EUA correm o risco de perder terreno competitivo, uma vez que os viajantes podem considerar destinos alternativos.”

Impacto das tarifas de Trump
Tal como já se tinha verificado após a tomada de posse do novo presidente dos EUA, Donald Trump, em janeiro de 2025, o anúncio de tarifas feito em abril teve impacto na procura inspiracional europeia, que continua abaixo dos níveis de 2024. No final de abril, os EUA captavam 5,5% das pesquisas totais de voos feitas pelos países da UE 27 durante o período analisado. Este índice composto variou ao longo do período, registando uma descida moderada, com uma média de -0,3 pontos percentuais face ao ano anterior.

A procura do Reino Unido, embora inicialmente afetada, mostrou sinais de recuperação ao ultrapassar brevemente os níveis do ano anterior em meados de março. No entanto, no início de abril, após o anúncio de tarifas pela administração Trump, a procura inspiracional caiu novamente 0,8 pontos percentuais face ao mesmo período de 2024. No final de abril, o índice situava-se nos 8,1%, indicando uma fraca tendência de recuperação, que poderá beneficiar do acordo bilateral sobre tarifas anunciado entre o Reino Unido e os EUA a 8 de maio.

A média do índice para a Alemanha, Itália e França estabilizou nos 4,7% no final de abril. A Alemanha e a Itália registaram quedas significativas próximas de 1 ponto percentual, após a atualização da política de tarifas pelos EUA – um anúncio que teve efeito semelhante em França. A intenção de viagem dos franceses, que se estava a aproximar dos níveis de 2024, caiu ligeiramente em meados de abril, acumulando uma descida moderada de 0,5 pontos percentuais nas semanas analisadas.

Austrália em contraciclo
Apesar dos EUA ainda não estarem entre os destinos mais procurados pelos países árabes do Golfo, concentraram 1,7% das pesquisas de voos efetuadas entre fevereiro e abril, a procura inspiracional geral manteve-se abaixo dos níveis de 2024, com uma queda significativa de 0,5 pontos percentuais ano após ano.

O índice mostra que a procura semanal de viagens a partir dos Emirados Árabes Unidos caiu em média 0,75 pontos percentuais – uma descida significativa, considerando que no final de abril a quota de mercado dos EUA nos EAU era de 2,1%. Também no final de abril, 0,9% das pesquisas de voos da Arábia Saudita tinham como destino os EUA, registando uma queda média significativa de 0,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Por fim, embora a procura australiana para os EUA se mantivesse consistentemente abaixo dos níveis de 2024 desde fevereiro, a última semana de abril assinalou a primeira subida positiva em dez semanas. O índice aumentou 0,3 pontos percentuais, alcançando os 3,5%, sinalizando uma recuperação moderada que deverá ser monitorizada nas próximas semanas.

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APAL “preocupada” com filas extensas no aeroporto de Faro

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira veio manifestar “preocupação” relativamente filas extensas e tempos de espera prolongados no controlo de passaportes no Aeroporto Internacional de Faro.

A APAL – Agência de Promoção de Albufeira manifestou a sua “profunda preocupação” face à situação que se tem verificado nos últimos dias no Aeroporto Internacional de Faro, com filas extensas e tempos de espera prolongados no controlo de passaportes, que em alguns casos ultrapassam as três horas.

Esta realidade, diz a APAL, afeta “negativamente a experiência dos milhares de visitantes que escolhem o Algarve como destino de férias”, sendo Albufeira o principal destino turístico da região. “A nossa cidade acolhe anualmente um volume significativo de turistas que chegam através deste aeroporto, e episódios como os que têm sido reportados comprometem o esforço contínuo de promoção e qualificação da oferta turística local e regional”, pode ler-se no comunicado da APAL enviado às redações.

“É fundamental sublinhar que este tipo de constrangimento não decorre de uma situação pontual, mas de um problema recorrente, sobretudo em períodos de maior afluência. A repetição destas falhas compromete não só a imagem da região, como também a perceção de qualidade e eficiência dos serviços de acolhimento”, salienta a agência.

Assim, a APAL apela às entidades competentes, nomeadamente ao Governo, ANA – Aeroportos de Portugal e demais autoridades envolvidas, para que sejam tomadas “medidas urgentes e estruturais que garantam o bom funcionamento do Aeroporto de Faro, condizente com a importância estratégica do turismo para a economia regional e nacional”.

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Turismo do Alentejo e Ribatejo promove autocaravanismo responsável

Com esta iniciativa, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) pretende promover as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), a prática responsável do autocaravanismo e divulgar o Alentejo e Ribatejo como destino de excelência para o turismo itinerante.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) arranca no próximo dia 22 de maio, em Braga, com um périplo nacional que visa promover as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), a prática responsável do autocaravanismo e divulgar o Alentejo e Ribatejo como destino de excelência para o turismo itinerante.

Este roadshow nacional, que se inicia na capital minhota, junto ao monumento evocativo do 25 de Abril (Porta da Liberdade), vai percorrer o país, em autocaravana, durante 10 dias, com momentos institucionais agendados para Braga, Lisboa, Almeirim, Odemira e Mértola e tem como objetivo promover o autocaravanismo responsável no Alentejo e Ribatejo, valorizando simultaneamente a oferta da região e promovendo a consciencialização interna sobre os desafios e oportunidades deste segmento turístico.

Recorde-se que a ERT do Alentejo e Ribatejo tem investido na estruturação de uma rede sólida de apoio ao turismo itinerante — a Rede de Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA) — que se afirma como um modelo de referência no contexto nacional. Com cerca de três dezenas de ASAs operacionais, a região oferece uma infraestrutura qualificada, organizada, segura e integrada nos territórios.

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Beja regressa ao passado no X Festival Beja Romana

Este ano, o Festival Beja Romana decorre entre 6 e 8 de junho, incluindo mercado romano e várias atividades como música, espetáculos de dança e fogo, cortejos históricos, conferências, exposições, oficinas, visitas guiadas e jogos intergeracionais.

A cidade de Beja vai voltar a celebrar a sua herança histórica na X edição do Festival Beja Romana, que decorre entre 6 e 8 de junho, sob o tema “Da planície ao império: Pão, Azeite, Vinho e a Gastronomia Romana”.

“A cidade transforma-se num verdadeiro palco da Antiguidade, com atividades que prometem encantar todas as idades”, lê-se numa nota enviada à imprensa, que explica que o X Festival Beja Romana vai decorrer em vários pontos da cidade, desde a Praça da República ao Largo do Museu.

O X Festival Beja Romana vai contar com um mercado romano que pretende recriar as trocas comerciais de outros tempos e inclui música, espetáculos de dança e fogo, cortejos históricos, conferências, exposições, oficinas, visitas guiadas e jogos intergeracionais.

A abertura acontece a 5 de junho, com atividades dedicadas às escolas no Jardim Público, enquanto os dias seguintes são abertos ao público, que poderá “viver a história com recriações de ofícios romanos, danças populares, cozinha inspirada em Apício, jogos pedagógicos, e até batismos a cavalo”, acrescenta a informação divulgada.

No âmbito do X Festival Beja Romana, vai ainda decorrer o concurso de fotografia “X Beja Romana”, assim como as iniciativas ‘Museu ao Vivo’ e ‘Museus Abertos à Noite’.

O evento tem entrada livre e resulta de uma parceria entre o Município de Beja e o Agrupamento de escolas N.º2 de Beja, com colaboração de várias entidades.

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Centro de Portugal Film Commission foi a Cannes promover região e iniciar cooperação com Espanha

A Centro de Portugal Film Commission participou na 78ª Edição do Marché du Film em Cannes com o objetivo de se afirmar na produção audiovisual e promover maior “proximidade às regiões vizinhas de Espanha”, para iniciar um processo de “cooperação entre Espanha e Portugal”.

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A Centro de Portugal Film Commission participou na 78ª Edição do Marché du Film em Cannes com o objetivo de se afirmar na produção audiovisual e promover maior “proximidade às regiões vizinhas de Espanha”, com o objetivo de iniciar um processo de “cooperação entre Espanha e Portugal”.

“Com uma agenda apertada de eventos, a aposta desta edição foi a realização de reuniões e networking que possam permitir à Região do Centro afirmar-se na produção audiovisual com maior proximidade às regiões vizinhas de Espanha, estendendo a promoção dos territórios fronteiriços do interior de Portugal às regiões de Castilla y Léon e Extremadura. Envolvendo futuramente a Portugal Film Commission, pretende-se dar inicio a um processo de cooperação entre Espanha e Portugal”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

Com esta cooperação transfronteiriça, acrescenta a Centro de Portugal Film Commission, pretende-se “ampliar a promoção das film locations nacionais e uma maior coesão territorial da Península Ibérica”, o que implica a realização de ações concretas de promoção partilhada, a exemplo da realização de fam trips com location scouters e a partilha de indicadores de procura do território por parte das produtoras de cinema internacionais.

“Neste enquadramento a Associação de Film Commissions Ibero-Americana que tem vindo a desenvolver uma rede de cooperação desde 2024, tem-se revelado importante ao aproximar as entidades responsáveis pela promoção do território através do cinema e audiovisual e ao proporcionar uma maior afinidade de objetivos e partilha de recursos”, lê-se ainda na informação divulgada.

Durante a 78ª Edição do Marché du Film de Cannes, a Centro de Portugal Film Commission aproveitou ainda para ter contacto com a Orbital Studios e a Largo.ai, empresas que estão na liderança da promoção das tecnologias digitais para produção cinematográfica e audiovisual e com as quais vão ser realizadas, em breve, duas Master Classes online, para que os produtores portugueses e os alunos das universidades da Região do Centro de Portugal possam conhecer as tecnologias digitais mais avançadas na produção de filmes.

 

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Portugal cresce 13% nas reservas de hotéis para o verão e 30% vêm dos EUA

Segundo um recente estudo da Sojern, Portugal continua a ser um dos principais destinos turísticos de verão e a próxima época alta conta já com um aumento de 7% ao nível das reservas de voos e de 13% na hotelaria, com destaque para o mercado dos EUA.

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Portugal continua a ser um dos principais destinos turísticos de verão e a próxima época alta conta já com um aumento de 7% ao nível das reservas de voos e de 13% na hotelaria, com destaque para o mercado dos EUA, que representa 30% dessas reservas, avança a plataforma de marketing digital dedicada aos profissionais do turismo Sojern.

De acordo com a mais recente análise das tendências de viagem que devem moldar o verão de 2025 da Sojern, Portugal regista um aumento de 7% nas reservas de voos, à frente de destinos como Espanha e França, que assistem a aumentos de 3% e 1%, respetivamente.

Já na hotelaria existe, atualmente, um aumento de 13% na procura, com 30% das reservas a virem diretamente dos EUA, mercado que, segundo a Sojern, tem registado “um crescimento continuo desde a Páscoa”.

“São os viajantes americanos que continuam a demonstrar o maior interesse por Portugal com 29,6% do total das reservas de hotéis e 16,2% das reservas de voos. França (10,4%), viajantes internos (9,4%), Reino Unido (9,1%) e Espanha (5,9%) fecham o top cinco de destinos com maior procura de hotéis em Portugal”, refere um comunicado divulgado pela plataforma de marketing digital dedicada aos profissionais do turismo.

Depois de Lisboa, a análise da Sojern indica que o Porto é “a segunda cidade com maior poder de atração do país”, representando 18% das reservas de voos e 22% das reservas de hotéis, seguindo-se Faro (14,2% das reservas de voos e 6% das reservas de hotéis), o Funchal (6,6% das reservas de voos e 1,4% das reservas de hotéis) e o Porto Santo (5,6% das reservas de voos e 1,2% das reservas de hotéis), que “completam o top cincos das cidades portuguesas mais procuradas”.

A nível europeu, a análise da Sojern apurou ainda que “os voos intraeuropeus para o Reino Unido subiram 12%, com Londres a representar 75% das reservas”, o que se deve aos grande eventos culturais que a capital britânica vai receber, a exemplo da digressão mundial dos Coldplay e do festival de Glastonbury.

O estudo da Sojern apurou ainda que, “à medida que as temperaturas sobem, os viajantes aderem às “coolcations” (férias em locais mais frescos), com reservas de voos para a Estônia (+32%), Islândia (+17%) e Noruega (+11%) em alta”.

Apesar do contexto global marcado por “incertezas políticas e económicas persistentes”, esta pesquisa apurou que “a procura de viagens mantém-se, em termos gerais, ao mesmo nível que em 2024, o que atesta a resiliência do sector à escala internacional”, ainda que estejam “a surgir disparidades entre regiões e fluxos de viajantes”.

A nível internacional, o México continua a ser “um destino popular no verão, impulsionado por um aumento de 15% nas viagens domésticas, apesar de uma leve queda nas reservas totais”, enquanto o Peru regista um aumento de 7%, o que se deve ao “apelo contínuo de Machu Picchu”.

Já o “Brasil está em pleno boom de viagens, depois de um janeiro recorde com 1,5 milhões de chegadas internacionais”, enquanto as reservas de voos de verão aumentaram 6% e as pesquisas de hotéis aumentaram 17%.

Nos Emirados Árabes Unidos, por sua vez, as reservas de voos internacionais aumentaram 4% em relação ao ano anterior e as reservas de hotéis cresceram 20%, tendo como principais mercados emissores a Índia, Arábia Saudita e Reino Unido, enquanto no Sudeste Asiático, em Singapura se verificou um aumento de 5% nas reservas de voos, com China, Índia e Austrália entre os principais mercados emissores.

Já a Tailândia “está a verificar um crescimento de 2% nas viagens aéreas internacionais, impulsionado principalmente pela procura de países como a China, Japão e Coreia do Sul”, enquanto a Austrália está a registar “um aumento de 10% na procura por viagens, impulsionado sobretudo por visitantes da Nova Zelândia (+14,6%), China (+12,4%) e EUA (+9%)”.

“Num mundo em rápida evolução, moldado pela geopolítica, pelas preocupações ambientais e pelas mudanças nas expectativas dos viajantes, as marcas que têm sucesso são aquelas que se adaptam rapidamente, entregando mensagens oportunas e personalizadas que geram lealdade”, afirma Céline Chaussegros, VP Property da Sojern.

Segundo o responsável, a “chave para o sucesso está na utilização de dados atualizados sobre as intenções de viagem para envolver o público com a mensagem certa, no momento certo e nos canais mais importantes. Nunca foi tão crucial para os profissionais de marketing refinar as suas estratégias de aquisição”.

 

 

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Albufeira já abriu oficialmente a época balnear

A época balnear em Albufeira começou oficialmente e, uma vez mais, o dia escolhido foi o 15 de maio. A ocasião foi assinalada com uma cerimónia na Praia dos Pescadores que contou com a participação de elementos do executivo municipal, bem como de várias outras entidades do concelho.

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A Praia dos Pescadores foi, uma vez mais, o local escolhido para assinalar o início oficial da época balnear em Albufeira. Ao longo deste período, que se prolonga até ao próximo dia 15 de outubro, todas as praias do concelho vão contar com a vigilância de nadadores-salvadores. O objetivo passa por assegurar a segurança dos banhistas, e por garantir a capacidade de resposta e salvamento.

Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, “estão reunidas todas as condições para mais uma excelente época balnear”. O autarca salientou também o “importante trabalho desenvolvido pelas equipas de limpeza do Município, que garantem que as praias estão em boas condições todos os dias”.

A abertura da época balnear em Albufeira aconteceu apenas 2 dias após a divulgação da lista das “Praias com Qualidade de Ouro”, galardão atribuído anualmente pela associação ambientalista Quercus, que distinguiu 15 praias deste concelho algarvio. Já o estatuto de “Bandeira Azul” foi, mais uma vez, alcançado por todas as 25 praias de Albufeira. De acordo com José Carlos Rolo, estes resultados “demonstram a qualidade das praias do concelho”.

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Moçambique exige pré-registo de entrada mesmo para países isentos de visto

Entrou em vigor a obrigatoriedade de pré-registo eletrónico (ETA) para entrada em Moçambique, aplicável a todos os viajantes estrangeiros, incluindo cidadãos de países isentos de visto, como Portugal.

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A nova medida, comunicada oficialmente pelo governo moçambicano, exige que o registo seja feito online através da plataforma eVisa, com pelo menos 48 horas antes da data de entrada no país, mas por precaução, recomenda-se que o processo seja iniciado com maior antecedência.

Mesmo os países abrangidos pela política de isenção, como Portugal, França, Alemanha, Espanha, Brasil, Estados Unidos, entre outros, devem cumprir este procedimento obrigatório, mediante o pagamento, à chegada, de uma taxa que o governo considera simbólica de 650 meticais, o equivalente a 10 euros.

Esta informação chegou-nos da Moza Travel, empresa dedicada ao turismo em Moçambique, fundada por uma equipa portuguesa e com profundo conhecimento local, que adianta que continua a prestar apoio a parceiros do setor, assegurando que os requisitos de entrada são cumpridos atempadamente.

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Cuba perde quase 30% de turistas internacionais no 1.º trimestre

A descida do número de turistas internacionais levou a que também o total de dormidas e a taxa de ocupação da hotelaria cubana afundassem, o que coloca em causa a meta de 2,6 milhões de turistas internacionais estabelecida para 2025.

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No primeiro trimestre do ano, Cuba recebeu 571.772 turistas internacionais, número que representa uma descida de 29,3% face a igual período do ano passado, quando o país das Caraíbas tinha recebido mais de 808 mil turistas internacionais.

Os dados, avançados pelo Hosteltur com base na informação que consta do relatório trimestral “Turismo. Indicadores Selecionados”, que foi divulgado pela Oficina Nacional de Estatística e Informação (ONEI) cubana, mostram que o país recebeu menos 237.169 viajantes internacionais que nos três primeiros meses de 2024.

Além do número de turistas internacionais, também o total de dormidas nos estabelecimentos de hotelaria cubanos desceram entre janeiro e março, passando de 5.040.451 no primeiro trimestre de 2024 para 3.601.870 em igual trimestre deste ano.

A descida do número de dormidas ditou a descida da taxa de ocupação da hotelaria cubana, que se ficou pelos 24,1%, o que representou uma quebra de 11 pontos percentuais face ao mesmo período do ano passado.

Rússia, Canadá e comunidade cubana com maiores quebras

Os dados do relatório “Turismo. Indicadores Selecionados” ajudam a perceber que os mercados que mais contribuíram para a descida do número de turistas internacionais em Cuba no primeiro trimestre foram a Rússia, o Canadá e o mercado da comunidade cubana que reside fora do país.

No caso da Rússia, a descida apresentada chega mesmo aos 50,1%, enquanto no caso do Canadá houve uma quebra de 31,8% no número de turistas que visitaram Cuba no primeiro trimestre, tendo a descida da comunidade cubana residente no exterior chegado aos 20,4%.

Apesar da descida, o Canadá manteve-se como o principal mercado emissor para Cuba entre janeiro e março, com 272.274 viajantes contabilizados, seguindo-se a comunidade cubana residente no exterior, com 59.896 turistas, e os EUA, com 39.447 visitantes.

Já os mercados que mais cresceram nos três primeiros meses do ano foram a Turquia e a China, cujas subidas chegaram aos 32,8% e 18%, respectivamente.

No caso de Espanha, que foi o nono mercado emissor de turistas para Cuba, contabilizaram-se 9.827 viajantes, o que representa uma descida de 30% comparativamente aos três primeiros meses de 2024.

O Hosteltur lembra que, este ano, as autoridades turísticas cubanas estabeleceram a meta de 2,6 milhões de turistas internacionais, número que deverá ser difícil de atingir, atendendo às quebras registadas no primeiro trimestre e que se juntam à descida de 50% face a 2019 que o país já tinha contabilizado no ano passado.

Por isso, as autoridades cubanas têm vindo a anunciar “reformas estruturais” para revitalizar o turismo no país.

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Arranca ligação direta entre Nova Iorque e Faro

Dia 17 de maio marca o arranque do voo inaugural da nova ligação direta entre Nova Iorque/Newark e Faro, operado pela United Airlines. Para o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, trata-se de “um novo capítulo de oportunidades para a região que queremos escrever com consistência e visão de futuro”.

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O Algarve tem, a partir de 17 de maio, uma nova ligação transatlântica, com a inauguração do voo entre Nova Iorque/Newark e a Faro, no que é considerado “um passo estratégico na aproximação do Algarve a um dos mercados internacionais com maior potencial de crescimento na região”.

Os EUA são já o sétimo mercado externo mais relevante para o Algarve, registando uma procura crescente sustentada desde a pandemia. Em 2024, ainda sem ligações diretas, os turistas norte-americanos ultrapassaram as 500 mil dormidas na região, correspondendo a um crescimento de 13% face a 2023. Crescimento foi, igualmente, registado no número de hóspedes, alcançando quase os 200 mil visitantes, representando um aumento de 10,5% comparativamente ao ano anterior.

A concretização desta ligação direta “é fruto de um trabalho contínuo e estruturado levado” a cabo pelo Turismo do Algarve, em articulação com diversos parceiros institucionais, e insere-se num plano de promoção externa mais alargado que tem vindo a ser intensificado nos mercados dos EUA e Canadá desde o início de 2024, como forma de capitalizar este aumento de procura.

“Queremos posicionar o Algarve como uma referência no imaginário dos viajantes que procuram um destino europeu com identidade própria, autenticidade e uma oferta qualificada. Vemos assim esta nova ligação aérea como um novo capítulo de oportunidades para a região, que queremos escrever com consistência e visão de futuro”, salienta André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

Recorde-se que neste ano de 2025 já foram realizadas cerca de uma dezena de ações especificamente dirigidas ao mercado norte-americano, com o objetivo de reforçar a notoriedade e a atratividade do Algarve, estimular a procura pelo destino e fomentar a sustentabilidade das atuais e outras futuras ligações aéreas entre os EUA e o Algarve.

Entre as iniciativas mais recentes, destaca-se a organização de dois roadshows nos EUA, em março e no início deste maio, que passaram por cidades como Nova Iorque, San Diego, Los Angeles e Boston, e que reuniram mais de três centenas de operadores turísticos e agentes de viagens norte-americanos.

Até ao final de maio estão previstas mais ações, nomeadamente a participação do Turismo do Algarve no evento L.E./Miami, considerado um dos mais relevantes no segmento de turismo de luxo do continente americano, e a organização, em parceria com a United Airlines, de uma visita de familiarização à região dirigida a nove agentes de viagens e operadores turísticos da América do Norte, com o intuito de aprofundar o conhecimento destes profissionais sobre o destino.

Esta estratégia de promoção irá manter-se ao longo do ano, estando já prevista a participação em eventos de relevo como o Incentive Live workshop B2B (junho), o North America Golf Tourism Convention – IAGTO (junho), a IMEX America (outubro), a ILTM North America (outubro), o Tfest – Travel Fest (outubro) e a conferência anual da USTOA – United States Tour Operators Association (dezembro).

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