Novo Vincci abre a olhar para o Porto
Este é o o segundo hotel da cadeia hoteleira Vincci Hoteles no Grande Porto e conta com um investimento total de 29 milhões de euros.
Victor Jorge
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Ponte Dom Luís I tem um novo vizinho, com o Vincci Ponte de Ferro 4* a ficar mesmo ao lado de um dos ex-libris do Grande Porto. Com inauguração marcada para 15 de junho, a nova unidade da Vincci Hoteles nasce em Vila Nova de Gaia, proporcionando vistas únicas para a cidade do Porto e para a ponte projetada por Théophile Seyrig.
A unidade que surge pouco após o vigésimo aniversário da Vincci Hoteles é o segundo hotel da cadeia hoteleira no Grande Porto (juntamente com o Vincci Porto 4*) e o quarto hotel em Portugal (juntamente com o Vincci Baixa 4* e Vincci Liberdade 4*, ambos situados em Lisboa).
O Vincci Ponte de Ferro 4*, num projeto com um valor total de 29 milhões de euros, é formado por um conjunto de distintos edifícios, localizados entre a Rua Casino da Ponte e a Rua Cabo Simão, descendo do Mosteiro da Serra do Pilar, outro dos emblemas da cidade e Património Mundial da UNESCO desde 1996.
A estrutura particular, dividida em várias edificações assentes numa escarpa, integra-se perfeitamente com o conjunto arquitectónico e a paisagem desta margem do rio, protagonizado pela imagem do mosteiro e pela ponte de Dom Luis I.
Com o projeto de arquitectura a ser assinado pelo arquitecto português José Gigante e o estúdio de arquitectura de Barcelona GGV asquitectura, o Vincci Ponte de Ferro 4* dispõe de 94 quartos, amplos e muitos com vistas para o rio, ponte D. Luís I e cidade do Porto, com os quartos a dividirem-se entre standard, superiores e uma suite no último andar do hotel com uma panorâmica do Rio Douro e do Porto.
A localização privilegiada do Vincci Ponte de Ferro 4* e tudo o que o rodeia, serviu de inspiração para o interiorismo do alojamento desenhado pelo estúdio de Rosa Roselló.
A equipa responsável pelos interiores combinou cores e contrastes da cidade nos diferentes quartos do hotel. A cor azul intensa dos azulejos com o vermelho do vinho e telhados, misturados com materiais nobres como a madeira, pedra e mármore, que desenham os pavimentos, que, por sua vez, integram o reflexo das vistas únicas do Porto, permitindo que estas perdurem na retina do visitante. Com o objetivo de que este não perca o detalhe das vistas e dando especial protagonismo à proximidade do rio, a interiorista utlizou espelhos, jogando com o reflexo para que em cada momento se possa observar o rio, inclusivé nas paredes opostas à sua margem.
Também a proposta gastronómica é ampla e diversa para diferentes ocasiões e momentos do dia. Com um lobby bar – “Miraponte Bar” – com vista sobre o rio Douro, o Vincci Ponte de Ferro 4* ofrece ainda o “Adega Wine Bar”, espaço dedicado ao culto do vinho e o restaurante à carta “Ponte de Ferro Restaurante”.
Por último, no 12.º andar localiza-se o terraço onde cocktails e gastronomia são oferecidos pelo “6 Ponte Sky Bar”.
Além das atuais unidades, o grupo tem vários projetos em andamento, no Porto e em Sintra. Na cidade do Porto está planeado um hotel de quarto estrelas com 102 quartos, restaurante à carta, terraço e piscina exterior localizado junto ao metro da Trindade, com abertura prevista para o fim de 2022.
Já mais a sul, o novo hotel, em Sintra, será uma unidade de 5 estrelas e uma extensão de 8.000 m2 nos quais se situam cinco edifícios e um amplo jardim. Sem data concreta de abertura, este hotel terá um total de 41 quartos repartidos nos diferentes edifícios, com o edifício principal inserido num palacete do início do século XIX onde se situarão 12 quartos amplos, assim como os principais serviços, entre eles, o restaurante. Além disso, o novo 5 estrelas do grupo terá um SPA completo, ginásio, parking, piscina, terraço e loung bar, assim como uma área destinada à organização de eventos.