Novo Vincci abre a olhar para o Porto
Este é o o segundo hotel da cadeia hoteleira Vincci Hoteles no Grande Porto e conta com um investimento total de 29 milhões de euros.

Victor Jorge
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
A Ponte Dom Luís I tem um novo vizinho, com o Vincci Ponte de Ferro 4* a ficar mesmo ao lado de um dos ex-libris do Grande Porto. Com inauguração marcada para 15 de junho, a nova unidade da Vincci Hoteles nasce em Vila Nova de Gaia, proporcionando vistas únicas para a cidade do Porto e para a ponte projetada por Théophile Seyrig.
A unidade que surge pouco após o vigésimo aniversário da Vincci Hoteles é o segundo hotel da cadeia hoteleira no Grande Porto (juntamente com o Vincci Porto 4*) e o quarto hotel em Portugal (juntamente com o Vincci Baixa 4* e Vincci Liberdade 4*, ambos situados em Lisboa).
O Vincci Ponte de Ferro 4*, num projeto com um valor total de 29 milhões de euros, é formado por um conjunto de distintos edifícios, localizados entre a Rua Casino da Ponte e a Rua Cabo Simão, descendo do Mosteiro da Serra do Pilar, outro dos emblemas da cidade e Património Mundial da UNESCO desde 1996.
A estrutura particular, dividida em várias edificações assentes numa escarpa, integra-se perfeitamente com o conjunto arquitectónico e a paisagem desta margem do rio, protagonizado pela imagem do mosteiro e pela ponte de Dom Luis I.
Com o projeto de arquitectura a ser assinado pelo arquitecto português José Gigante e o estúdio de arquitectura de Barcelona GGV asquitectura, o Vincci Ponte de Ferro 4* dispõe de 94 quartos, amplos e muitos com vistas para o rio, ponte D. Luís I e cidade do Porto, com os quartos a dividirem-se entre standard, superiores e uma suite no último andar do hotel com uma panorâmica do Rio Douro e do Porto.
A localização privilegiada do Vincci Ponte de Ferro 4* e tudo o que o rodeia, serviu de inspiração para o interiorismo do alojamento desenhado pelo estúdio de Rosa Roselló.
A equipa responsável pelos interiores combinou cores e contrastes da cidade nos diferentes quartos do hotel. A cor azul intensa dos azulejos com o vermelho do vinho e telhados, misturados com materiais nobres como a madeira, pedra e mármore, que desenham os pavimentos, que, por sua vez, integram o reflexo das vistas únicas do Porto, permitindo que estas perdurem na retina do visitante. Com o objetivo de que este não perca o detalhe das vistas e dando especial protagonismo à proximidade do rio, a interiorista utlizou espelhos, jogando com o reflexo para que em cada momento se possa observar o rio, inclusivé nas paredes opostas à sua margem.
Também a proposta gastronómica é ampla e diversa para diferentes ocasiões e momentos do dia. Com um lobby bar – “Miraponte Bar” – com vista sobre o rio Douro, o Vincci Ponte de Ferro 4* ofrece ainda o “Adega Wine Bar”, espaço dedicado ao culto do vinho e o restaurante à carta “Ponte de Ferro Restaurante”.
Por último, no 12.º andar localiza-se o terraço onde cocktails e gastronomia são oferecidos pelo “6 Ponte Sky Bar”.
Além das atuais unidades, o grupo tem vários projetos em andamento, no Porto e em Sintra. Na cidade do Porto está planeado um hotel de quarto estrelas com 102 quartos, restaurante à carta, terraço e piscina exterior localizado junto ao metro da Trindade, com abertura prevista para o fim de 2022.
Já mais a sul, o novo hotel, em Sintra, será uma unidade de 5 estrelas e uma extensão de 8.000 m2 nos quais se situam cinco edifícios e um amplo jardim. Sem data concreta de abertura, este hotel terá um total de 41 quartos repartidos nos diferentes edifícios, com o edifício principal inserido num palacete do início do século XIX onde se situarão 12 quartos amplos, assim como os principais serviços, entre eles, o restaurante. Além disso, o novo 5 estrelas do grupo terá um SPA completo, ginásio, parking, piscina, terraço e loung bar, assim como uma área destinada à organização de eventos.