Consumo turístico aumenta com abertura de Portugal ao exterior
A última quinzena de maio viu um aumento considerável na atividade turística e restauração, refletido numa evolução dos pagamentos nacionais e estrangeiros.
Victor Jorge
Formação é e vai continuar a ser a grande bandeira da Airmet, garantem os seus responsáveis
ANAV diz estar pronta para discutir o tema Provedor do Cliente
APECATE reunida em Tomar para debater “a liberdade” no setor
GuestCentric acrescenta Dare Lisbon Hotels ao seu portefólio de clientes
Raúl Almeida reeleito presidente da ARPT Centro de Portugal
MSC World America dá a conhecer os seus primeiros espaços a cinco meses da inauguração
Etihad Airways revela 10 novos destinos para 2025
Miguel Quintas defende que os agentes de viagens também sejam ouvidos nas privatizações da TAP e SATA
Solférias alerta para aumento de taxas turísticas Maldivas
Proteção do turismo costeiro e marinho exige 65 mil milhões de dólares
A atividade que mais cresceu nas últimas semanas (de 16 a 30 de maio) ao nível do consumo foi, segundo a SIBS Analytics, o Alojamento Turístico, registando um incremento de 28% face à quinzena anterior de maio e de 95% (quase duplicando) face ao mês anterior. Em segundo lugar aparece a Restauração, com um incremento de 4% face à primeira quinzena e de 37% face ao mesmo período do mês anterior, reforçando a ideia de uma rápida recuperação no setor do turismo neste período.
Quanto às regiões, o Algarve foi quem mais cresceu (+9% vs 1.ª quinzena e +23% vs mês anterior), seguido da Madeira (+3% vs 1.ª quinzena e +14% vs mês anterior), mais uma vez regiões com maior preponderância turística. De referir que todas as regiões de Portugal (Continental e Regiões Autónomas) se encontram acima dos valores homólogos de 2020 e também de 2019, portanto pré-pandemia, sendo a única exceção a região de Lisboa e Vale do Tejo, com -3% vs período homólogo de 2019.
Neste mesmo período, as compras com cartões estrangeiros registaram um crescimento acelerado, subindo 38% face à primeira quinzena de maio, praticamente duplicando o registado no mês de abril e mais de 3 vezes o valor de 2020 (241%), pese embora ainda não tenha atingido os valores de 2019 (-39%).
Fazendo uma análise ao fim de semana em que se realizou a final da Liga dos Campeões da UEFA no Porto (29 e 30 de maio), a SIBS indica crescimentos significativos em comparação com o fim de semana anterior (22 e 23 de maio), com o consumo com cartões estrangeiros a registar um crescimento de 22% face ao fim de semana anterior.
Só neste fim de semana, os Alojamentos Turísticos aumentaram 21% e a Restauração cresceu 10% face ao fim de semana anterior.
A região algarvia com crescimento de 13%, Lisboa com 10% e Norte com um aumento de 8% no número total de compras físicas foram as regiões de Portugal que mais cresceram também face ao fim de semana anterior.