Consumo turístico aumenta com abertura de Portugal ao exterior
A última quinzena de maio viu um aumento considerável na atividade turística e restauração, refletido numa evolução dos pagamentos nacionais e estrangeiros.

Victor Jorge
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
A atividade que mais cresceu nas últimas semanas (de 16 a 30 de maio) ao nível do consumo foi, segundo a SIBS Analytics, o Alojamento Turístico, registando um incremento de 28% face à quinzena anterior de maio e de 95% (quase duplicando) face ao mês anterior. Em segundo lugar aparece a Restauração, com um incremento de 4% face à primeira quinzena e de 37% face ao mesmo período do mês anterior, reforçando a ideia de uma rápida recuperação no setor do turismo neste período.
Quanto às regiões, o Algarve foi quem mais cresceu (+9% vs 1.ª quinzena e +23% vs mês anterior), seguido da Madeira (+3% vs 1.ª quinzena e +14% vs mês anterior), mais uma vez regiões com maior preponderância turística. De referir que todas as regiões de Portugal (Continental e Regiões Autónomas) se encontram acima dos valores homólogos de 2020 e também de 2019, portanto pré-pandemia, sendo a única exceção a região de Lisboa e Vale do Tejo, com -3% vs período homólogo de 2019.
Neste mesmo período, as compras com cartões estrangeiros registaram um crescimento acelerado, subindo 38% face à primeira quinzena de maio, praticamente duplicando o registado no mês de abril e mais de 3 vezes o valor de 2020 (241%), pese embora ainda não tenha atingido os valores de 2019 (-39%).
Fazendo uma análise ao fim de semana em que se realizou a final da Liga dos Campeões da UEFA no Porto (29 e 30 de maio), a SIBS indica crescimentos significativos em comparação com o fim de semana anterior (22 e 23 de maio), com o consumo com cartões estrangeiros a registar um crescimento de 22% face ao fim de semana anterior.
Só neste fim de semana, os Alojamentos Turísticos aumentaram 21% e a Restauração cresceu 10% face ao fim de semana anterior.
A região algarvia com crescimento de 13%, Lisboa com 10% e Norte com um aumento de 8% no número total de compras físicas foram as regiões de Portugal que mais cresceram também face ao fim de semana anterior.