Portugal no topo dos destinos preferidos para este verão
Portugal aparece como um dos países mais indicados pelos turistas para passarem as suas férias este verão de 2021, indica a plataforma TravelgateX.

Victor Jorge
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
E-bikes incentivam turismo em 7 concelhos e 4 serras das Montanhas Mágicas
Portugal manteve o 3.º lugar no ranking dos destinos com maiores reservas para este verão de 2021, elaborado pela plataforma TravelgateX.
De acordo com a listagem, as reservas de hotel realizadas até agora e que contemplam os meses de junho a setembro, mostram que os turistas estão a optar por estadias mais longas para desfrutar das férias.
No ranking de 2021, liderado pela Espanha, seguindo-se os EUA, Portugal melhora a sua posição, face ao ranking de 2019, mantendo a mesma posição de 2020, mas melhora significativamente a média dos dias de estadia, subindo quase dois pontos percentuais no booking share, face a 2019, passando de 4,06 para 5,81 dias.
Neste momento, Espanha, Portugal e Grécia posicionam-se como os destinos que mais interesse despertam nos consumidores para este verão de 2021 – TravelgateX
Nesta análise particular, contudo, Portugal perde para outros países que mostram uma média de dias mais alta como, por exemplo, Egito (9,31), Turquia (8,43), Grécia (7,49) ou Espanha (6,05).
O TravelgateX fez, também, uma comparação de preços por reserva, estadia e (preço por noite e quarto). Os dados foram segmentados com data de chegada entre os meses de junho a setembro de 2021, considerando todas as nacionalidades. Em 2019, os destinos mais caros foram Vietnam, Suíça, Dinamarca, Canadá e Singapura. Um ano depois, esse ranking alterou-se, aparecendo Grécia, Singapura, Suíça, Japão e Islândia.
Para este verão de 2021, posicionam-se como os destinos mais caros a Grécia, México, França, Itália, República Dominicana e Portugal.
Em contraste, a TravelgateX identifica como destinos mais baratos, Estados Unidos da América, Austrália, Alemanha ou Egito.
Com o turismo de proximidade a ser considerado como a mais provável opção para os viajantes, os dados do TravelgateX mostram que, em todas as reservas realizadas para os próximos meses de verão, existe, de facto, “um crescimento do turismo local. No caso dos nossos vizinhos espanhóis, por exemplo, o país de origem passou de uma quota de 39%, em 2019, para 68%, em 2020.
Em 2019, o segundo destino de “nuestros hermanos” era Itália, mas em 2020 e 2021, Portugal passou a ocupar o segundo lugar no ranking de destinos dos espanhóis.