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Hotel Mundial: Chef Vitor Sobral assina carta do renovado Varanda de Lisboa

Após uma renovação total, o emblemático Restaurante Panorâmico Varanda de Lisboa, do Hotel Mundial, reabre ao público com uma carta assinada pelo Chef Vitor Sobral.

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Após uma renovação total, o emblemático Restaurante Panorâmico Varanda de Lisboa, do Hotel Mundial, reabre ao público com uma carta assinada pelo Chef Vitor Sobral.

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Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
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Após uma renovação total, o emblemático Restaurante Panorâmico Varanda de Lisboa, do Hotel Mundial, reabre ao público com uma carta assinada pelo Chef Vitor Sobral.

Trata-se de um novo ciclo que pretende unir a história de prestígio deste espaço às tendências contemporâneas de “uma indústria em constante evolução e mantendo o foco no essencial: a qualidade excecional dos produtos e o serviço de excelência que lhe é reconhecido”, refere o comunicado do hotel. A criação da carta outono/inverno  dá destaque aos produtos da época e “confere um carácter sazonal a cada prato”. Durante a semana, os almoços são marcados por especialidades diárias, inspirados na gastronomia tradicional.

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Além do rebranding total da marca, os clientes do Varanda de Lisboa são convidados “a descobrir uma decoração elegante – que veio reforçar o carisma deste espaço –, um ambiente único e diferenciador – proporcionado pelos projetos assinados pelos reputados gabinetes de arquitetura e de arquitetura de interiores – GRCA, Arquitectura, Engenharia & Imobiliária e Artica by Cristina Santos Silva – e que reflete o melhor da vida urbana contemporânea”.

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Segundo Carla Maximino, CEO da PHC Hotels, o grupo  “tem nestes parceiros total confiança para levar a cabo os seus projetos. Sabemos que nos conhecem, que respeitam a identidade da nossa marca e que os seus projetos valorizam os nossos serviços. Destacamos ainda o papel da empresa de construção Tetris, com quem trabalhámos pela primeira vez”.

Para a PHC Hotels (Portuguese Hospitality Collection), o ano de 2019, fica “sem dúvida marcado pelo reforço da sua missão enquanto marca gestora do icónico Hotel Mundial”. “Honrar o passado e reinventar o futuro, garantindo aos seus hóspedes e clientes experiências enriquecedoras e a superação das suas expectativas, requer deste “timeless city hotel” a coragem de continuar a trilhar um caminho de constante renovação, que se reflete nesta remodelação de sucesso do seu Restaurante Panorâmico Varanda de Lisboa”.

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Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade
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Alojamento Local dos Açores pede reforço do investimento no combate à sazonalidade

O presidente da ALA – Associação do Alojamento Local dos Açores, João Pinheiro, defende que é “necessário um maior investimento e planeamento antecipado” para que todas as ilhas do arquipélago possam beneficiar da distribuição de fluxos turísticos.

A ALA – Associação do Alojamento Local dos Açores veio quarta-feira, 16 de outubro, apelar ao reforço do investimento nas medidas de mitigação da sazonalidade no turismo da região, defendendo a necessidade de um planeamento antecipado, avança a Lusa.

“Torna-se urgente assegurar um fluxo turístico contínuo ao longo de todo o ano, sendo, no entanto, necessário um maior investimento e planeamento antecipado, para que todas as ilhas possam beneficiar de forma justa e equilibrada, através de uma distribuição de fluxos turísticos mais cuidada”, afirma João Pinheiro, presidente da associação, citado num comunicado divulgado pela Lusa.

João Pinheiro considera que as medidas apresentadas na semana passada por Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, são “um passo positivo na criação de estabilidade no setor”, ainda que tenha dúvidas de que estas sejam suficientes.

A Lusa lembra que, na semana passada, Berta Cabral anunciou que a promoção turística dos Açores para a época baixa 2024/2025 representa um investimento de 2,5 milhões de euros, estando previsto um aumento de 7.826 lugares nas ligações ara o arquipélago.

“A ALA alerta que estas medidas podem ter chegado tarde, para algumas empresas, acrescentando ainda que o valor disponibilizado pelas medidas é insuficiente para combater eficazmente os reais desafios da sazonalidade”, aponta João Pinheiro.

O presidente da ALA defende também que o crescimento de 14,9% nas dormidas em alojamento local nos primeiros oito meses do ano, representando cerca de  1,28 milhões de dormidas, representa “uma recuperação sustentável e uma procura crescente pelo destino Açores”.

“Este marco reflete a solidez e o desenvolvimento contínuo do setor, impulsionado pelos turistas oriundos do estrangeiro, que contribuíram com 997,6 mil dormidas (um aumento de 16,4% face a 2023), enquanto os turistas nacionais geraram 287 mil dormidas (um crescimento de 9,8%)”, frisa o responsável.

Estes dados, considera João Pinheiro, “vêm reforçar ainda mais a importância do setor do AL para o turismo nos Açores, uma vez que a capacidade da hotelaria tradicional nunca conseguiria assegurar, por si só, o número total de hóspedes e dormidas que se registaram nos Açores, até ao final de agosto”.

“Esta importância, assumida pelo AL, reflete-se também na alavancagem da economia dos Açores, de forma direta (rendimentos de cada AL) e também de forma indireta, com todo o tipo de serviços a que os hóspedes dos AL recorrem (transporte, restauração, animação turística, etc.)”, sublinha.

O presidente da ALA alerta, no entanto, para a necessidade de reforço de fiscalização, lembrando que os dados do SREA indicam que 12% dos estabelecimentos de alojamento local dos Açores “não reportaram qualquer movimento de hóspedes” no mês de agosto.

Segundo João Pinheiro, estes números podem indicar que estes estabelecimentos – 489 unidades e 2.773 camas – “deixaram de estar no mercado”.

“A ALA apela à implementação de medidas de fiscalização adequadas, pelas entidades competentes, de forma a garantir que os números do setor refletem, de facto, a realidade exata do AL nos Açores, não dando a ideia errada de que há estabelecimentos abertos e camas disponíveis, que não receberam um único hóspede”, reforça ainda o responsável.

O presidente da ALA destaca ainda a subida de 4,9% da estada média, que atingiu as 3,8 noites em agosto, e o crescimento de 3,7% no número de hóspedes, para um total de 77 mil, no mesmo mês.

São Miguel, a maior ilha do arquipélago, continua a ser a que apresenta um maior número de dormidas em alojamento local, tendo registado 180,4 mil em agosto (61,6% do total).

No entanto, a ALA realça o “crescimento muito significativo” que se está também a observar noutras ilhas, como Flores (35,4%), Terceira (20,1%) e Pico (11,3%), alegando que comprova “um crescimento mais equilibrado entre as diferentes ilhas do arquipélago”.

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Nova edição da Publituris Hotelaria: Entrevista a George Vinter e Lior Zach, fundadores da BOA Hotels

Nesta edição de outubro da Publituris Hotelaria, o destaque cabe à dupla da BOA Hotels, Lior Zach e George Vinter. Depois da abertura, em 2022, do Village by BOA, no Porto, a empresa tem em vista a abertura de um wellness resort de luxo no Douro. Além disso, viajámos até Toledo (Espanha) para conhecer o Aurea Toledo, e São Miguel, nos Açores, local escolhido pela Hilton para a abertura do seu primeiro hotel no arquipélago. Celebramos os 80 anos do Hotel Britania, falamos de tecnologia na hotelaria e abrimos as portas do mais recente hotel do grupo Altis no Porto.

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Nesta edição de outubro da Publituris Hotelaria, o destaque cabe à dupla da BOA Hotels, Lior Zach e George Vinter. Em 2022, a BOA Hotels abria no Porto o seu primeiro projeto hoteleiro, o Village by BOA. Dois anos depois, a empresa tem em vista a abertura de um wellness resort de luxo no Douro, no local da atual Quinta da Barroca, em Armamar. O projeto, ainda sem nome oficial, resultará de um investimento de 50 milhões de euros. Existem ainda planos para uma segunda abertura na Grécia, na ilha de Paros, de um boutique hotel de luxo. Nesta entrevista, fique a saber mais sobre os planos da BOA Hotels para os futuros hotéis no Douro e na Grécia, bem como o projeto de expansão pela Europa.

No número de outubro viajámos até Toledo, em Espanha, para conhecer o Aurea Toledo, um hotel de quatro estrelas da Eurostars Hotel Company localizado no centro histórico da cidade homónima. A unidade, que completou recentemente o seu primeiro ano de atividade, tem mostrado “uma forte procura por parte do mercado norte-americano”, de acordo com a diretora do hotel.

No capítulo “Fala-se”, continuamos a viagem até São Miguel, nos Açores, mais concretamente a Lagoa, local escolhido pela Hilton para a abertura do seu primeiro hotel no arquipélago. Após um investimento de 25 milhões de euros, o hotel abriu portas em junho deste ano sob a direção-geral de Ekaterina Ermakova, que em entrevista à Publituris Hotelaria dá conta dos projetos que tem para a unidade hoteleira. Esta é também a oportunidade de conhecer o pipeline da Hilton em Portugal, onde o grupo pretende duplicar a sua presença.

Já em Lisboa, é tempo de celebrar os 80 anos do Hotel Britania, cujas receitas de 2023 cresceram 15% face a 2022. Para este ano, a expectativa do grupo hoteleiro é a de que este indicador cresça entre 5% a 7%.

No dossier deste mês, quatro empresas tecnológicas dão conta de como está a hotelaria a aplicar a Inteligência Artificial. Com a utilização desta tecnologia a liderar na área de gestão de receitas, no que à indústria diz respeito, os profissionais do setor tecnológico apontam para a necessidade de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento desta ferramenta.

Já no Especial é destacada a próxima feira da Decorhotel, que este ano regressa à Exponor, no Porto, de 24 a 26 de outubro. No âmbito do certame, fique a conhecer as propostas que a Colunex, Ecozer-Biofactor, Groupe GM, Lande, Newhotel, Sampedro, Sorisa e Floema vão ter disponíveis.

Ainda nas feiras dedicadas ao setor, damos conta das empresas portuguesas presentas na próxima Ambiente, que regressa à Messe de Frankfurt de 7 a 11 de fevereiro.

Na rubrica “Palavra de Chef”, fique a conhecer a primeira mulher a chefiar um restaurante no Belmond Reid’s Palace, Zélia Santos. Após um percurso de 19 anos no hotel, Zélia Santos assume a chefia do mais recente restaurante sazonal da unidade, o Brisa do Mar. Nesta conversa, mais do que dar a conhecer a cozinha e os projetos para este novo espaço de restauração, a chef dá conta da importância de “trabalhar muito”, não só no sentido da operação, como no desenvolvimento pessoal e profissional.

A fechar, abrimos as portas do mais recente hotel do grupo Altis no Porto, onde o convite passa por desfrutar de um refúgio de bem-estar no centro da cidade. Brindamos ainda com as sugestões de Diogo Faria, sommelier do Seiva Restaurante, em Leça da Palmeira.

As opiniões desta edição cabem a Graham Miller (NOVA SBE), Karina Simões (JLL); Jaime Quesado (economista e gestor); Kevin Hemsworth (ISAG) e Catarina Alves (CEGOC).

Já os indicadores deste mês são assinados por Luís Brites, CEO da Clever Hospitality Analytics, em parceria com Jesus Ramirez Medina, senior manager ibéria da SOJERN, fonte autorizada de dados.

Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Contacto: Carmo David | [email protected] | 215 825 430

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Octant Hotels continua internacionalização e foi a Londres promover-se

A iniciativa, que decorreu a 10 de outubro, no Carousel London, contou com a participação de 45 pessoas, que puderam conhecer as unidades e o conceito de hotelaria da Octant Hotels, assim como a hospitalidade, gastronomia e cultura portuguesas.

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A Octant Hotels, marca da Discovery Hotel Management (DHM), realizou recentemente um evento de promoção em Londres, no Reino Unido, que deu a conhecer o seu conceito de hotelaria e que deu continuidade à estratégia de internacionalização da marca.

A iniciativa, que decorreu a 10 de outubro, no Carousel London, contou com a participação de 45 pessoas, que puderam conhecer a “hospitalidade portuguesa, as tradições, os sabores e os saberes de Portugal, levando a cultura nacional além-fronteiras”.  

A apresentação, acrescenta a Octant Hotels, “realçou os dois pilares da marca Octant Hotels – o Localismo e a Liberdade” e foi seguida de um momento gastronómico, que ficou a cargo do chef executivo do Octant Douro, Dárcio Henriques, que dividiu a cozinha com a equipa do chef executivo Jose Lizarralde Serralde. O evento terminou com música portuguesa e uma sessão de Fado.

“Cada Octant é único e oferece experiências autênticas e singulares. Dar a conhecer o nosso conceito de hotelaria, que alia o conforto moderno à genuína hospitalidade portuguesa, permite estreitar o nosso relacionamento e proximidade ao público britânico e a oportunidade de apresentar Portugal como um destino rico em cultura e tradição, num evento multi-sensorial’, refere Filipe Bonina, diretor de Marketing DHM.

Recorde-se que a marca Octant Hotels foi lançada em 2022 em Portugal e, desde então, levou já a cabo eventos de promoção internacionais de promoção da marca que passaram pelo Estados Unidos, Espanha e Reino Unido.

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Hoti Hotéis oferece até 25% de desconto em escapadinhas de outono

Star inn Lisbon, Star inn Peniche, Hotel Star inn Porto, Hotel da Música e Hotel Golden Residence são as unidades incluídas nesta campanha, que oferece reduções até 25% em reservas até 27 de outubro.

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A Hoti Hotéis está a oferecer um desconto 25% em reservas de escapadinhas de outono, numa oferta que é válida até 27 de outubro, informou o grupo de hotelaria, em comunicado.

Com esta oferta, a Hoti Hotéis está a oferecer reduções de 10% no caso dos hotéis Star inn Lisbon e Star inn Peniche, enquanto no Hotel Star inn Porto e Hotel da Música, também no Porto, a redução é de 20%, chegando aos 25% para o Hotel Golden Residence, na Madeira.

Para usufruir dos descontos no âmbito desta campanha, as reservas devem ser realizadas diretamente através das unidades hoteleiras.

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Grupo SANA abre EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€

O grupo SANA abriu as portas de uma nova unidade hoteleira em Lisboa, o EVOLUTION Valbom, após um investimento de 12 milhões de euros.

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O grupo SANA abriu as portas de uma nova unidade hoteleira em Lisboa, o EVOLUTION Valbom, após um investimento de 12 milhões de euros.

O novo hotel de 113 quartos localiza-se junto ao Parque Eduardo VII, ao Museu Calouste Gulbenkian e ao Centro Comercial El Corte Inglés, pretendendo dirigir-se “para uma geração independente, flexível e tech-savvy”, como referido em nota de imprensa. Com uma paleta de “cores neutras, detalhes contemporâneos e luz natural”, o hotel pretende oferecer “um acolhimento personalizado”, razão pela qual disponibiliza a opção de self check-in.

Das valências do EVOLUTION Valbom fazem parte o The Living Room & The Kitchen, onde é servido o pequeno-almoço buffet, bem como o almoço e jantar, estes últimos com opções à la carte de cozinha mediterrânica e internacional. Juntam-se um rooftop-bar no sexto piso da unidade, com um espelho de água e vista panorâmica sobre a cidade, e instalações para reuniões, espaços de coworking e eventos.

Acresce um ginásio com luz natural e vista para o pátio interior, equipado com aparelhos da Technogym e disponível 24 horas por dia.

Como o grupo hoteleiro resume em comunicado, “o EVOLUTION Valbom é o refúgio para aqueles que valorizam espaços trendy não convencionais, design contemporâneo, gastronomia requintada e conforto”.

O Grupo SANA conta atualmente com 17 hotéis em Portugal, Alemanha, Angola e França. A abertura deste recente hotel no centro de Lisboa segue-se à mais recente abertura do EVOLUTION Cascais Estoril.

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Filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” premiado no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival

O filme do Lisbon Marriott Hotel foi premiado enquanto melhor filme promocional na 12.ª edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que decorreu em Sesimbra, entre 7 e 10 de outubro.

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O filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel”, produzido pela produtora The New Light Pictures em colaboração com o Lisbon Marriott Hotel, foi distinguido na 12.ª edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que decorreu entre 7 e 10 de outubro, enquanto melhor filme promocional.

De acordo com uma nota informativa do Lisbon Marriott Hotel, este festival, que decorreu em Sesimbra, contou com a participação de 103 produções audiovisuais do setor turístico e hoteleiro, provenientes de 25 países, distinguindo o filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” pelo “impacto visual e emocional da produção”.

“A narrativa de “Not Strangers” explora a profunda ligação entre o Marriott Lisboa e a cidade de Lisboa, mostrando como o hotel reflete a riqueza cultural e a diversidade da capital portuguesa”, realça a unidade hoteleira, em comunicado.

Segundo Pedro Matos, realizados do filme, o objetivo era mostrar que o “Marriott Lisboa é muito mais do que um local de estadia”, já que esta unidade funciona como “uma extensão viva da cidade, onde as texturas, cores e sons de Lisboa se unem, permitindo que cada visitante tenha uma experiência única e emocional”.

Já João Viegas, diretor criativo da New Light Pictures e responsável pelo conceito do filme, explica que o objetivo passou por “transmitir a verdadeira essência de Lisboa através do Marriott, um local onde o comum se torna extraordinário”.

“Viver em diferentes países ensinou-me a importância das memórias e das emoções. Foi com essa visão que quisemos mostrar o Lisbon Marriott Hotel, focando nas emoções que proporcionamos aos nossos hóspedes. Agraço ao realizador Pedro Matos e equipa The New Light Pictures por transformarem uma ideia em um projeto que dá vida à nossa história”, afirma Diana Michelli, directora de Vendas & Marketing do Lisbon Marriott Hotel.

O Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, que é visto como um promotor da região da Arrábida para o mundo do cinema, é organizado pela Arrábida Film Commission com o apoio das autarquias de Sesimbra e de Palmela, sob a direção de Carlos Sargedas.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de alguns dos realizadores portugueses premiados, tendo sido também entregues alguns dos prémios da edição deste ano do Finisterra Brasil aos premiados que por motivos profissionais não se puderam deslocar ao Brasil.

O filme pode ser visualizado aqui.

 

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Emprego

Mário Centeno: “Mercado de trabalho tem sido a estrela do desenvolvimento económico”

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, marcou presença no Congresso da AHRESP deste ano, onde referiu a importância do número de imigrantes recebidos para a criação de emprego em Portugal e o facto de o salário ser uma “peça fundamental” para enfrentar desafios futuros. A necessidade de retirar os apoios criados nas crises pandémica e energética foi outro dos pontos abordados.

Carla Nunes

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, participou este sábado, 12 de outubro, numa sessão do Congresso da AHRESP, onde frisou o papel dos imigrantes recebidos em Portugal na criação de emprego. Como referiu, “do milhão de empregos que criámos, 600.000 são imigrantes”.

Sem esquecer que “a taxa de crescimento no mercado de trabalho dos nacionais continuou a crescer”, Mário Centeno referiu que “o grande impulso diferencial nesta fase” coube à população imigrante. No seu entender, a tendência replica o cenário europeu, com “o emprego na Europa [a crescer] 11 milhões em menos de cinco anos” – sendo que destes postos de trabalho “60% são trabalhadores que estão a trabalhar num país onde não nasceram”.

“Temos todos que respeitar e entender estes fluxos e tentar enquadrá-los naquilo que é a situação económica e financeira do país, em particular nos desafios futuros”, afirmou.

Neste contexto, “se o mercado de trabalho tem sido a estrela do nosso desenvolvimento económico”, como colocou Mário Centeno, “o salário é a peça fundamental de todo esse ciclo”. O governador do Banco de Portugal referiu que “os salários em Portugal têm aumentado como nunca aconteceu no passado”, indicando que os salários pagos no setor privado em Portugal aumentaram 92% em 10 anos.

“O valor dos salários pagos em 2015 foi de 30 mil milhões de euros. De 2015 até 2024, primeiro semestre que já é conhecido, este número aumentou 92%. Ou seja, nós hoje pagamos quase 60 mil milhões de euros de salários”, indica.

Contudo, Mário Centeno sublinha que “esta dinâmica não está garantida” e terá de continuar a assentar em dois pilares: estabilidade financeira e qualificação.

O desafio salarial no setor do alojamento e da restauração

Ainda sobre a questão salarial, Mário Centeno afirma que “a dinâmica de emprego em Portugal nos últimos anos é particularmente marcada nos setores que pagam acima do salário médio”. Neste contexto, aponta que o desafio em termos salariais para o setor do alojamento e da restauração “é grande”.

Se “o setor pagava acima do salário mínimo em 2015”, sendo que na altura o salário mínimo representava 72% do salário médio da indústria, atualmente o número passou de 72% para 80%, “ou seja, o salário mínimo progrediu bastante mais do que o salário médio do setor”.

Já olhando para a renumeração média do setor do alojamento e da restauração, o indicador “cresceu 46% neste período”. Contudo, Mário Centeno relembra que “como funcionamos no mercado global, temos que atender às pressões que se colocam do resto do mercado de trabalho”.

Com o total de remunerações pagas pelo alojamento e restauração a crescer 141%, o governador do Banco de Portugal incentiva a “focar nestes sucessos e lançá-los naquilo que possam ser perspectivas futuras”.

Numa nota final, e frisando que “o caminho de equilíbrio tem de se manter”, defende que os apoios dados quer na crise pandémica, quer na crise energética “devem ser retirados”.

“Já não estamos em crise pandémica e a crise energética felizmente desapareceu. Isso permitia que o Estado, tal como qualquer agente económico, garanta as condições para que, num momento de crise futura – que não se está a anunciar, mas que todos sabemos que vai acontecer – nós possamos estar preparados”, termina.

O Congresso da AHRESP decorre este ano no Parque de Exposições de Aveiro de 11 a 12 de outubro e conta com a presença de 1.510 participantes registados.

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Holiday Inn Braga já abriu

Com 111 quartos, o Holiday Inn Braga foi oficialmente inaugurado na terça-feira, 8 de outubro, e pretende contribuir para afirmar Braga “como destino próprio”, destinando-se a viajantes de lazer e profissionais.

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O Holiday Inn Braga, unidade de quatro estrelas com 111 quartos, foi oficialmente inaugurado na passada terça-feira, 8 de outubro, e pretende contribuir para afirmar Braga “como destino próprio”.

“Braga já não é apenas uma cidade satélite do Porto. Em anos mais recentes, o território tem crescido na procura direta para o turismo de lazer, pelo que acompanhar esta procura com uma oferta hoteleira ajustada é fundamental para garantir um crescimento contínuo”, destaca Hélder Santos, representante de uma das partes investidoras do consórcio Holy Angels.

A unidade, que resulta de um acordo de franchising entre a empresa Holy Angels, Investment Partnership S.A. e o grupo internacional InterContinental Hotels Group (IHG), está direcionada para viajantes de lazer e profissionais, contando, por isso, com espaços para salas de conferências, um centro de fitness, uma piscina exterior e estacionamento, que disponibiliza postos de carregamento elétrico.

O Holiday Inn Braga está inserido num edifício de sete andares, localizado numa das artérias mais movimentadas da cidade, a Rua Complexo Desportivo, e conta ainda com o restaurante Cervelogia, que faz uma homenagem à cerveja, numa carta que é assinada pelo Chefe minhoto Pedro Canha.

“O nosso entusiasmo guia-se pelo enorme potencial de desenvolvimento local que esta abertura pode trazer para a cidade de Braga. A região, conhecida pela sua forte tradição de bem receber, inspira-nos a refletir a autêntica hospitalidade que caracteriza Braga e o Minho. Além disso, queremos que o restaurante Cervelogia se torne, em breve, um ponto de encontro para os bracarenses”, explica André Dias de Castro, diretor geral do Holiday Inn Braga.

A unidade conta ainda com uma política pet-friendly, em que cães e gatos são bem-vindos, mediante o pagamento de uma taxa de 35 euros por noite.

 

 

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Mercan Properties lança primeira pedra do futuro Lagos Marina Hotel

O projeto do grupo Mercan Properties em Lagos vai dar origem a dois hotéis de cinco e quatro estrelas, que em conjunto representam um investimento de 107,8 milhões de euros. Em Portugal desde 2015, o Grupo Mercan Properties assegura já ter investido cerca de 1,2 mil milhões de euros no país.

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O grupo Mercan Properties lançou esta terça-feira, 8 de outubro, a primeira pedra do projeto Lagos Marina Hotel, que será alvo de um investimento de 107,8 milhões de euros.

Deste empreendimento em Lagos, no Algarve, vão surgir dois hotéis: o Lagos Marina Hotel, Curio Collection by Hilton, de cinco estrelas, e o Hilton Garden Inn Lagos, de quatro estrelas.

Com data de abertura prevista para 2026, o projeto resulta de uma obra de reabilitação urbana, juntando-se assim ao pipeline dos restantes quatro empreendimentos que a Mercan tem em desenvolvimento na região – como é o caso do Alvor Beach Hotel, do Hotel Indigo Faro Ribeirinha, do Marriott Lagos e, ainda, do Hard Rock Hotel Algarve. Recorde-se que o grupo conta ainda com um outro empreendimento já em funcionamento no Algarve, o Hotel Califórnia Urban Beach, localizado na Praia dos Pescadores em Albufeira.

Estima-se que a fase de construção, que deverá prolongar-se por cerca de dois anos, crie cerca de 150 postos de trabalho. Já para a futura operacionalização dos ativos, a cargo da AHM – Ace Hospitality Management, é esperada a criação de aproximadamente 188 postos de trabalho.

Créditos: DR

O futuro Lagos Marina Hotel vai contar com 180 quartos distribuídos por quatro andares e uma área total de 14.776 metros quadrado. O hotel vai dispor de um restaurante e dois bares, um deles situado no terraço com piscina infinita, além de um spa, instalações de fitness e uma segunda piscina do rés-do-chão.

Já o Hilton Garden Inn Lagos vai disponibilizar 90 quartos, dos quais 27 serão suítes com kitchenette, numa área bruta total de 7.505 metros quadrados. Estão ainda previstas instalações como um bar, restaurante, loja self-service com serviço 24 horas, ginásio e piscina exterior. Os hotéis contarão também com espaços para reuniões, assim como mais de 160 lugares de estacionamento.

Com estes dois hotéis, o grupo Mercan afirma “reforçar” a parceria com a marca Hilton, depois dos lançamentos do Sé Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton, e do Hilton Garden Inn Évora, como refere em nota de imprensa.

Em Portugal desde 2015, o Grupo Mercan Properties, com origem no Canadá, garante já ter investido cerca de 1,2 mil milhões de euros no país, através de 32 projetos no setor do turismo e hotelaria espalhados por várias regiões de Portugal. O grupo refere ainda ter criado “mais de 600 postos de trabalho permanentes” ao longo destes anos.

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Savoy Signature nomeia Celestino Grave para o cargo de chef corporativo

Celestino Grave é o novo chef corporativo da Savoy Signature, que refere em nota de imprensa que esta contratação pretende “reforçar o compromisso da marca em elevar a excelência gastronómica”.

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Com mais de duas décadas de experiência na indústria hoteleira e de restauração, o currículo de Celestino Grave inclui várias experiências nacionais e internacionais, onde assumiu cargos de liderança em cozinhas de hotéis de cinco estrelas e restaurantes.

Antes de assumir este recente cargo, Celestino Grave esteve na cozinha do São Lourenço do Barrocal, “onde desenvolveu um conceito assente na regionalidade, com o objetivo de criar uma identidade própria”, como referido em comunicado. Em Portugal foi também convidado para integrar a equipa do Ritz Four Seasons Lisboa e passou pelo restaurante Bica do Sapato.

A nível internacional passou pelo Galaxy Macau, onde exerceu a função de chef num restaurante de cozinha portuguesa e macaense, e por Moçambique, no Hotel Polana, um cinco estrelas do grupo Serena.

Para este novo cargo o chef promete “uma cozinha bem feita”, onde a qualidade e a satisfação dos clientes são prioridade: “É fundamental proporcionar às pessoas a criação de memórias. A gastronomia é memória, memória gustativa. Se não criarmos memórias, não fidelizamos clientes. O prato pode ser muito bom, mas 70% da experiência é sabor”, afirma o profissional em nota de imprensa.

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