Lufthansa testa robot para apoio aos passageiros em Munique
Denominado Josie Pepper, o robot mede 1,20 metros e está colocado no Terminal 2 do aeroporto de Munique.

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A Lufthansa está a testar a utilização de um robot humanoide, com inteligência artificial, para prestar apoio aos passageiros no aeroporto de Munique, informou a companhia aérea germânica em nota à imprensa.
Denominado Josie Pepper, o robot mede 1,20 metros e está colocado no Terminal 2 do aeroporto de Munique, com o objectivo de dar as boas-vindas e esclarecer as dúvidas dos passageiros, sendo capaz de fornecer informação sobre os restaurantes mais próximos, dar indicações sobre como chegar à porta de embarque ou ao balcão de transferências.
“Nesta primeira versão, Josie Pepper, que fala Inglês, estará à espera dos passageiros no cimo da rampa que leva ao shuttle que liga o terminal principal com o edifício satélite. Esta fase de testes será usada para verificar se Josie Pepper é bem-recebida pelos passageiros”, refere a Lufthansa na informação enviada à imprensa.
O robot recorre a um processador de alto desempenho com acesso à internet via Wi-Fi, criando uma ligação a um serviço de cloud onde a linguagem é processada, interpretada e ligada aos dados do aeroporto.
“O que torna o sistema especial: quando este tipo de robots fala, não reproduz somente textos pré-definidos. Sendo capaz de aprender, responde cada pergunta individualmente. Tal como um cérebro “real”, o sistema torna-se cada vez melhor, combinando perguntas com informação relevante para dar respostas cada vez mais precisas”, explica a companhia aérea.
O robot tem por base tecnologias de inteligência artificial baseadas na cloud da IBM Watson Internet of Things (IoT) e foi desenvolvido pela empresa francesa SoftBank Robotics.