Turistas aumentam 7% na loja interactiva do Aeroporto do Porto
A maioria dos turistas atendidos na loja interactiva são de nacionalidade espanhola.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A loja de turismo do Aeroporto Sá Carneiro (Porto) registou um aumento de procura de 7% em Janeiro face a igual mês do ano passado, o que corresponde a um total de 10.828 turistas, segundo informação avançada pela Lusa, que cita o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).
“Regista-se um aumento de 7% no número de atendimentos em relação ao mês de Janeiro do ano anterior”, disse à Lusa fonte do TPNP, referindo que os espanhóis constituem o maior número de turistas, mantendo-se desde Dezembro de 2017 na liderança do ‘top 5’ de atendimentos, com 1.721 visitantes, aumento de 1% face ao ano passado.
O segundo lugar no que ao número de atendimentos diz respeito pertence a França, com 1.734 visitantes (+3%) e em terceiro lugar surge o Reino Unido, com 921 turistas atendidos, o que se traduz numa descida de 9% face a Janeiro de 2017. A Alemanha vem em quarto lugar, com 794 visitantes (-12%) e em quinto está Itália, com 754 (+18%).
Destaque também para o aumento de turistas provenientes da Argentina, que subiram 38%, bem como do leste europeu, tanto de países da União Europeia como de fora, cujo número de turistas atendidos na loja interactiva subiu 43% e 44%, respectivamente.
O Turismo de Negócios, no qual se incluem as conferências e viagens de incentivos, tem também um “especial destaque”, com um aumento de 9% face a Janeiro de 2017, embora no topo da lista dos três primeiros produtos estratégicos do Norte ainda estejam o ‘city short breaks’ (+3%) e o ‘touring cultural (+2%). A Gastronomia e Vinhos aparecem em 4.º lugar das motivações dos turistas e registaram um acréscimo de 6%.
Apesar de o Alojamento Tradicional (Hotel) se manter no topo da procura e até ter aumentado 2%, é o Alojamento Local (Hostel, Guest House, Apartamentos) que regista o maior aumento face ao ano anterior (+12%).
Estadas de dois a três dias continuam a ser o período mais comum (+5%) nas visitas ao Norte de Portugal. Mas o período de estada de turistas de quatro/cinco dias aumentou 7% em relação a 2017.