“2017 foi um grande ano para a TAP”, diz Fernando Pinto
TAP espera ultrapassar os 14 milhões de passageiros e tem a esperança de ter boas notícias para dar também ao nível dos resultados financeiros da companhia e do grupo.

Inês de Matos
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, afirmou esta terça-feira, 19 de Dezembro, que “2017 foi um grande ano para a TAP”, que registou importantes crescimentos nos resultados operacionais, com o responsável a mostrar-se também confiante quanto aos resultados financeiros da companhia e do grupo, que apenas são apurados depois de fechado o último mês do ano.
“Quanto à companhia aérea, estamos super optimistas, efectivamente, porque os resultados mostram um crescimento enorme, com um aumento de oferta de 8% e um crescimento de passageiros de 20%. Mais, conseguimos que a tarifa média fosse mantida ou até crescendo um pouco”, explicou o responsável, durante o almoço de Natal para a comunicação social, que a companhia promove anualmente.
Já em relação aos resultados financeiros do grupo TAP, onde se inclui a brasileira VEM, Fernando Pinto mostrou-se mais cauteloso, ainda que admita a possibilidade de haver “uma grande novidade” e de afirmar que a “expectativa é bastante alta”.
“Obviamente que o resultado do grupo depende muito de um bom resultado da empresa aérea e de um resultado não tão ruim da VEM, são os dois grandes bolos, mas a esperança existe de que vamos ter boas notícias para dar, embora tudo seja possível até ao final do ano”, explicou.
Em relação aos resultados operacionais, o presidente executivo da TAP revelou que a companhia espera ultrapassar os 14 milhões de passageiros até ao fim do ano, num crescimento de 20%, que representa um “grande salto” para a transportadora aérea nacional.
Fernando Pinto fez também um balanço positivo da ponte-aérea entre Lisboa e Porto, na qual a companhia espera encerrar o ano com 700 mil passageiros transportados, bem como do programa Portugal Stopover, que tem registado um “enorme sucesso” e é “muito forte do Brasil para cá”.