Turismo de Compras sobe 41% até Setembro
Angola, China e Brasil são os mercados com maior volume de compras em Portugal, nos primeiros nove meses do ano.
Publituris
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Nos primeiros nove meses do ano, as compras tax free em Portugal subiram 41% face a período homólogo de 2016, segundo dados da Global Blue, empresa de gestão de operações Tax Free (reembolso de IVA a turistas).
Segundo os dados da Global Blue, os turistas angolanos continuam a liderar o top5 de compras em Portugal, seguindo-se a China, que é o mercado que mais tem vindo a crescer, e o Brasil, que foi o que mais subiu em volume de compras.
No caso do mercado chinês, a Global Blue refere que as compras destes turistas aumentaram 49% até Setembro, com o valor da compra média a subir para os 641 euros, quando em igual período do ano passado tinha sido de 631 euros.
Para Renato Lira Leite, Managing Director da Global Blue, “parte deste crescimento deve-se aos voos directos que desde Julho ligam Portugal e a China”.
Igual destaque merece também o mercado brasileiro, que foi o que “mais cresceu em volume de compras (mais 71% face ao período homólogo), contrariando a tendência de quebra do último ano”, refere a Global Blue, acrescentando que o valor médio por compra do turista brasileiro foi de 223 euros.
Já os norte-americanos ocupam a quarta posição, cujas compras subiram 47% face ao mesmo período de 2016, tendo o valor médio de compra subido de 474 para 505 euros, o que, segundo Renato Lira Leite, “se deve ao crescente numero de ligações aéreas directas com os EUA”, assim como “às taxas de câmbio favoráveis e que constituem, a par do incentivo fiscal que é o tax free, um importante estímulo às compras em Portugal”.
A fechar o Top 5 das nacionalidades que mais compram em Portugal, está o turista moçambicano, com 23% das compras e um valor médio de 200 euros por compra efectuada.
Os dados da Global Blue mostram ainda que o turismo de compras está a crescer a bom ritmo na cidade do Porto, subindo 45% face a igual período do ano passado, com o valor de compra médio a subir para 217 euros.
A empresa de gestão de operações Tax Free destaca ainda a região Centro, onde as compras subiram 34% face ao período homólogo de 2016, com a compra média a fixar-se nos 211 euros, subida que, segundo o Managing Director da Global Blue, está directamente ligada “à visita do Papa a Portugal e ao Santuário de Fátima”.
Apesar destas subidas, Lisboa continua a ser região com maior valor de compra média (318 euros) e com maior peso no volume total de vendas tax free (85%), números que bateram novos recordes durante a última edição da Web Summit.
“Último destaque para a Web Summit cujas compras tax free aumentaram 80% comparativamente ao ano passado, durante os 4 dias do evento na cidade de Lisboa. Também o valor da compra média subiu 18%, dos 286 euros, registados em 2016, para os 338 euros, registados agora em 2017”, refere a Global Blue.