Gerês vai ter reserva internacional de observação de estrelas
As fases de estudo global de requisitos de certificação Local Dark Sky já foram concluídas.

Publituris
Estado de São Paulo vai ganhar novo aeroporto internacional
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai passar a contar com uma reserva internacional de observação de estrelas, iniciativa que está a ser concretizada, no âmbito do programa Norte 2020 Património Natural, promovida pela ARDAL.
A reserva internacional de observação de estrelas surge na sequência da aprovação da candidatura “Local Dark Sky no Território do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, tendo o projecto sido adjudicado à empresa Borealis On Trekking, que tem vindo a realizar vários eventos de observação de estrelas em parceria com a ARDAL.
“Um Local Dark Sky (LDS) é um território que possui uma qualidade excepcional de noites estreladas e um ambiente nocturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional e cultural”, refere a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em comunicado.
A implementação do projecto prossegue a bom ritmo e, segundo a informação enviada à imprensa, já “foram concluídas as fases de estudo global de requisitos de certificação Local Dark Sky (LDS) no território do PNPG”.
Já a certificação LDS será obtida “através de um organismo internacionalmente reconhecido e com certificações já atribuídas sobretudo em locais nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e França”, refere a mesma informação.
A implementação da reserva internacional de observação de estrelas no PNPG vai contribuir, espera a autarquia, para “aumentar a oferta da região de forma inovadora, com novos produtos e eventos que ocorrem tendencialmente à noite”.
“A dinâmica do LDS irá promover e contribuir para uma oferta de ecoturismo única e altamente diferenciada, captando novos mercados turísticos para a região. O aparecimento destes programas de alto valor e interesse vai fixar turistas na região por mais dias”, perspectiva a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.