Gerês vai ter reserva internacional de observação de estrelas
As fases de estudo global de requisitos de certificação Local Dark Sky já foram concluídas.

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai passar a contar com uma reserva internacional de observação de estrelas, iniciativa que está a ser concretizada, no âmbito do programa Norte 2020 Património Natural, promovida pela ARDAL.
A reserva internacional de observação de estrelas surge na sequência da aprovação da candidatura “Local Dark Sky no Território do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, tendo o projecto sido adjudicado à empresa Borealis On Trekking, que tem vindo a realizar vários eventos de observação de estrelas em parceria com a ARDAL.
“Um Local Dark Sky (LDS) é um território que possui uma qualidade excepcional de noites estreladas e um ambiente nocturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional e cultural”, refere a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em comunicado.
A implementação do projecto prossegue a bom ritmo e, segundo a informação enviada à imprensa, já “foram concluídas as fases de estudo global de requisitos de certificação Local Dark Sky (LDS) no território do PNPG”.
Já a certificação LDS será obtida “através de um organismo internacionalmente reconhecido e com certificações já atribuídas sobretudo em locais nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e França”, refere a mesma informação.
A implementação da reserva internacional de observação de estrelas no PNPG vai contribuir, espera a autarquia, para “aumentar a oferta da região de forma inovadora, com novos produtos e eventos que ocorrem tendencialmente à noite”.
“A dinâmica do LDS irá promover e contribuir para uma oferta de ecoturismo única e altamente diferenciada, captando novos mercados turísticos para a região. O aparecimento destes programas de alto valor e interesse vai fixar turistas na região por mais dias”, perspectiva a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.