Eurodeputada portuguesa defende maior análise quantitativa no Turismo
Cláudia Monteiro de Aguiar participou num debate no Parlamento Europeu sobre turismo de massas, onde defendeu a aplicação do Big Data ao Turismo.

Publituris
Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms
KLM celebra 85 anos em Portugal com oferta a crescer 23% este verão
CEAV Protour 2025 no Porto acentua relacionamento com a APAVT
Euroairlines assina acordo de interline com Azores Airlines
28ª edição da Intur de 13 a 16 de novembro em Valladolid
Majestic Princess apresenta-se com novos e renovados espaços
Wine Workshop Experience tem 1ª edição dia 16 de abril no Palácio Chiado
Governo de Cabo Verde de olhos postos no desenvolvimento turístico de Santo Antão
Algarve dá a conhecer as linhas de financiamento e Programa Empresas Turismo 360º
Arcos de Valdevez apresenta plano de posicionamento e desenvolvimento turístico sustentável
A eurodeputada portuguesa Cláudia Monteiro de Aguiar defende uma maior análise quantitativa dos dados do Turismo, de forma a que seja possível “saber com precisão o volume real e fluxo de clientes/turistas/viajantes”, ideia defendida durante o debate «O Lado Negro do Turismo de Massas», que decorreu no Parlamento Europeu.
“Big Data aplicado ao turismo permite saber com precisão o volume real e fluxo de clientes/turistas/viajantes, como investem o tempo, quais as suas preferências de acordo com a sua origem, necessidades. Recolher estes dados permite otimizar os resultados da gestão turística de um destino específico oferecendo ao turista o mais aproximado ao que ele deseja e procura”, defendeu Cláudia Monteiro de Aguiar.
A eurodeputada do PSD considera que a informação tem de ser partilhada entre decisores políticos, público e privado, regiões e cidades para que sejam tomadas decisões coordenadas e mais eficazes, num caminho que deve passar pela digitalização “para que tenhamos Smart Tourism Destinations e Smart Cities”.
Para Cláudia Monteiro de Aguiar “estamos já nas cidades turisticamente mais relevantes, a sentir o impacto do turismo de massas, e o que hoje é um desafio pode vir a tornar-se um problema mais grave se não forem tomadas medidas para evitar as situações como as que se vivem agora em Barcelona, Veneza ou Dubrovnik”.
No debate «O Lado Negro do Turismo de Massas», a eurodeputada portuguesa defendeu ainda que são necessárias “acções e enquadramento legal europeu concretos para o alojamento local e a economia de partilha” e falou sobre a importância de aproveitar os fluxos turísticos que chegam às grandes cidades europeias, canalizando-os para “regiões rurais menos desenvolvidas e menos conhecidas”.
Cláudia Monteiro de Aguiar considera que, para canalizar os fluxos turísticos para outras regiões, é necessário “inovar, melhorar e diversificar a oferta”, colocando “a cultura, a tradição, a gastronomia ao serviço da promoção das regiões”.
.