Papel do Turismo na recuperação económica marca arranque da 45.ª ABAV Expo
Certame decorre em São Paulo até à próxima sexta-feira, 29 de Setembro.
Inês de Matos
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A importância do Turismo para a recuperação da economia brasileira marcou o arranque da 45.ª ABAV Expo, que teve início esta quarta-feira, 27 de Setembro, em São Paulo, com Max Beltrão, ministro do Turismo do Brasil, a destacar que o sector é já “o grande propulsor da geração de emprego” no país.
Durante a cerimónia de abertura da feira, Max Beltrão afirmou que, em apenas um ano de mandato, o seu Ministério conseguiu já “colocar o Turismo na agenda económica do Governo Federal”, alertando, no entanto, para os desafios que será preciso ultrapassar.
“O Turismo é altamente competitivo e temos que estar preparados para todos os desafios”, afirmou, comparando o sector turístico brasileiro a um “transatlântico parado, mas preparado para avançar com todo o vapor”, uma vez que o Brasil tem atractivos naturais e culturais únicos.
A burocracia que existe neste sector brasileiro foi um dos principais problemas destacados por Beltrão, mas também por Magda Nassar, presidente da Braztoa, que defendeu um maior “apoio do sector público, menos impostos, menos corrupção e mais infraestrutura”.
Já o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, pediu maior liberdade para que o sector possa fazer o seu trabalho, destacando que o Brasil é o país com maior potencial para o Turismo, mas está no último lugar em termos de investimento, porque o “estado atrapalha”.
“As reformas são necessárias para as ideias aparecerem. É preciso um novo realismo, as nossas reformas farão sentido para nos dar mais liberdade para trabalhar”, defendeu Vinícius Lummertz, considerando que é preciso dialogar com a classe política
Já Edmar Bull, presidente da ABAV, salientou que este é um “momento de reconstrução ”, destacando os efeitos positivos de algumas das medidas que têm vindo a ser tomadas pelo governo brasileiro, como a introdução de vistos electrónicos para turistas da Austrália, Canadá, EUA e Japão, uma medida que considerou “fundamental” para o crescimento turístico no país.
Quanto à feira, Edmar Bull mostrou-se confiante que a presente edição da ABAV “vai ser um sucesso”, uma vez que “nunca, no passado, o Turismo esteve tão unido”.
A 45.ª ABAV Expo reúne 23 mil profissionais ligados ao sector do Turismo e 1.164 marcas em exposição, decorrendo até à próxima sexta-feira, 29 de Setembro.
A edição de 2018 está já garantida, com Edmar Bull a revelar que o certame vai ter lugar entre 26 e 28 de Setembro.
* A jornalista viajou a convite da ABAV e da TAP.