Governo Regional dos Açores anuncia auditoria à SATA
Apesar da anunciada auditoria, Vasco Cordeiro reitera a confiança no conselho de administração da SATA.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou esta terça-feira, 5 de Setembro, que estão em curso diligências para uma auditoria à SATA, frisando, no entanto, que tem “confiança no conselho de administração” da companhia aérea.
“O Governo Regional tem confiança no conselho de administração do grupo SATA e acredita que o conselho de administração do grupo SATA tem condições para tomar as decisões que se afiguram necessárias para o futuro da companhia”, afirmou Vasco Cordeiro, durante o plenário do parlamento açoriano, citado pela Lusa.
De acordo com o presidente do Governo Regional dos Açores, a decisão de realizar uma auditoria à SATA está tomada, mas deverá “acontecer a seu tempo”, uma vez que a prioridade actual passa por “estabilizar” a operação da companhia e perceber “o que pode ser melhorado”.
Vasco Cordeiro disse ainda que a abertura do capital social da SATA Internacional é “algo que o Governo Regional vem encarando já há bastante tempo”, tendo mesmo sido já estabelecidos alguns contactos nesse sentido, ainda que essa abertura de capital deva apenas acontecer na Azores Airlines, que realiza voos para fora do arquipélago açoriano, e mantendo a maioria do capital social público.
A este propósito, Vasco Cordeiro acrescentou que “tendo em conta o mercado” e a concorrência que existe nos Açores, o Governo Regional entende que “é do interesse público reforçar a capacidade da Azores Airlines trazendo um parceiro estratégico”.
O presidente do Governo Regional dos Açores salientou que “a integridade do grupo SATA é de se manter” e, quanto à greve por tempo indeterminado decretada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, apenas disse que o plano é “respeitar, obviamente, o direito à greve e retirar as devidas consequências da situação”.
Sobre o plano de reestruturação, o chefe do executivo esclareceu que “já foi apresentado” e “está a ser trabalhado”, acrescentando que “todos os cenários estão em cima da mesa” e garantindo que a Região Autónoma dos Açores, enquanto accionista da SATA, “honrará os compromissos que foram assumidos no passado, honrará os compromissos que são assumidos no presente e honrará os compromissos que eventualmente venham a ser assumidos no futuro”.