CTP quer Turismo no programa de trabalho da Comissão Europeia
Francisco Calheiros pede metas comuns e pontes de cooperação entre os países, para garantir que a Europa se mantém como principal destino turístico mundial.

Publituris
“O que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”, diz SET
Turismo da Alemanha está satisfeito com “muito boa recuperação” do mercado português
Promoção e apoio à qualificação da oferta são destaques no relatório de atividades de 2024 da RTA
Rui Ventura toma posse como presidente da Turismo do Centro de Portugal assumindo “compromissos” e “ambição”
Mais de 11 mil visitantes na XIV Grande Mostra de Vinhos de Portugal em Albufeira
Loft Marvila: Lisboa ganha novo espaço de eventos
In Sure Broker integra o “Top 10 Melhores PME” do setor da mediação de seguros
HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens
Já é oficial: São 6 os candidatos à liderança da ONU Turismo
Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música
A Confederação do Turismo Português (CTP) quer que a Comissão Europeia (CE) desenvolva uma Estratégia Europeia para o Turismo, que integre o programa de trabalho para 2018, tendo já enviado um pedido ao presidente da CE, Jean-Claude Juncker, sob a forma de uma carta aberta, assinada por membros do Parlamento Europeu e por instituições ligadas ao sector.
“O Turismo representa 10% do PIB e 15% do emprego na União Europeu. É essencial para a economia dos países, para a regeneração do território e para o reforço da identidade europeia. Não há razão nenhuma para não fixarmos metas comuns e pontes de cooperação entre os países, de forma a garantir que a Europa se mantenha como o principal destino turístico mundial”, considera Francisco Calheiros, presidente da CTP.
Em nota à imprensa, a CTP refere que esta posição surge no âmbito de uma recente visita de trabalho a Bruxelas com um conjunto de empresários e associados ligados à actividade turística em Portugal, que teve como objetivo reforçar as relações dos agentes do Turismo com as instituições europeias e alertá-los para a importância de desenvolver uma estratégia comum.
“Queremos colocar o Turismo na agenda europeia”, acrescenta Francisco Calheiros, defendendo que o “crescimento e sustentabilidade” do sector “dependem de uma política comum a todos os países, que contenha metas, indicadores e medidas específicas e que envolva líderes políticos, associações, agentes privados, grupos de cidadãos e academias”.
A carta enviada a Jean-Claude Juncker é assinada por membros do Parlamento Europeu, Comité das Regiões, regiões de turismo, associações e organizações da indústria do turismo e universidades de toda a Europa, alertando também para a necessidade de, no quadro desta estratégia comum, criar medidas para que os muitos milhares de PME europeias da área do Turismo possam ter acesso a financiamento em condições competitivas.